Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Troca de siglas de partidos SUJOS - Caso Daniel, assessor vai pagar o pato - Reino de propina das usinas


Troca de siglas de partidos SUJOS - Caso Daniel, assessor vai pagar o pato - Reino de propina das usinas - Gente de Opinião

Frentes amazônicas

Todos são inexperientes até adquirirem alguma prática. Inexperiência não é, em si, um problema. É nada além de uma situação provisória. Experimentar e errar são a base de todo conhecimento científico.

O deputado federal Pablo Oliva (PSL-AM) foi alvo de críticas por apresentar requerimento propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia. A posse o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, também foi recebida por críticas por ele ter mais relações com o sistema financeiro que com as complexas questões do ensino.

Oliva, de imediato, foi informado de que já existem pelo menos três frentes com o mesmo propósito desde 2012, uma das quais formada por duas centenas de parlamentares. Sua inexperiência em trâmites parlamentares não causou nenhum prejuízo e foi resolvida pela descoberta de que antes de apresentar qualquer proposta deve estudar se há ineditismo ou algo a acrescentar a requerimentos anteriores com teor similar.

Já a inexperiência do ministro Weintraub e escalão de confiança é compensada pela recomposição da pasta na gestão Temer, cuja impopularidade não foi causada pelos gestores. Nos dois casos se nota a necessidade de uma boa burocracia para corrigir a inexperiência.

............................................

Nome trocado

Como todo partido sujo no Brasil, para enganar a população seus dirigentes trocam de nome. O PSDB, depois do envolvimento de tucanos de alta plumagem em golpes semelhantes aos aplicados pelos petistas, estudam uma nova denominação para a sigla já para as próximas eleições, com o temor de perder espaço nas urnas e no cenário nacional.

Idas e vindas

Os governos estaduais e o federal do PSL vivem de idas e vindas, de anuncios e desmentidos. È justo esperar pelo menos um ano para as equipes se ajustarem. Lembro do governador  Confúcio Moura que foi desastroso no  primerio governo e considerado como caso perdido, mas que se reelegeu e teve grande desempeho na segunda gestão.

As turbulências

Brasilia se prepara para dias turbulentos e por isto o ministro da Justiça Sergio Moro já autorizou o deslocamento de tropas da Guarda Nacional para garantir a segurança dos três poderes e entorno do Distrito Federal. Além da presença de Marcola, o chefão do crime organizado no presídio federal, já esta marcada a Marcha Indigena e se cogita a greve nacional dos caminhoneiros.

Crime insoluvel?

Aquela da Policia Civil mandar colocar manchete – até o titulo foi recomendado pelo assessor de imprensa da Polícia – na mídia de que o governador tampão Daniel Pereira foi preso vai virar um crime insoluvel, pois nem se investiga quem foi o mandante. Vai pagar o pato o assessor de imprensa do organismo que será obrigado assumir a iniciativa. A coisa deu efeito contrário...

Reino das propinas

A Folha de São Paulo denunciou o que tudo mundo já sabia por aqui. As  usinas do Madeira foram de fato, um verdadeiro reino de propinadores e propinados. Era de conhecimento geral por aqui que todos levavam uns trocados, de indios a barrageiros, da  imprensa aos políticos do baixo e alto clero. Nunca se superfaturou tanto, nunca se desviou tanto do erário.

Via Direta

***Os bastidores fervem com as especulações em torno de um novo chefe da casa civil para o governo de Rondônia para servir de interlocutor com a Assembléia Legislativa *** A entrega nos últimos anos de milhares de casas na capital deixou o mercado imobiliário das “estancias” (kitnetes) em baixa na capital *** Com o feriado prolongado a cidade de Porto Velho começou a se esvaziar desde ontem. E Feliz Páscoa para todos!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)