Quarta-feira, 9 de agosto de 2017 - 22h06
Tropas na Amazônia
Diante do clima de terror provocado pelas facções criminosas quer controlam os presídios de Rio Branco (AC) e que se espalhou pelo estado, mais o problema de tráfico de entorpecentes e contrabando de armas nas fronteiras dos estados da Amazônia com os países produtores de cocaína, o senador Jorge Viana (PT-AC), em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Congresso Nacional pediu o reforço de tropas militares na Amazônia.
Uma reivindicação oportuna que precisa também do apoio dos governadores dos estados da região Norte, igualmente atingidos por problemas comuns de segurança. Viana ao justificar seu pedido ressaltou que o crime organizado esta se deslocando para a região Norte e a situação esta cada ano mais complicada já que as penitenciárias de Porto Velho, Rio Branco e de Manaus estão infestadas de detentos envolvidos com o narcotráfico.
De fato, providências urgentes precisam ser tomadas contra o narcotráfico que nos últimos anos ano ganha espaço na política e até na justiça, onde os traficantes têm sido beneficiados por sentenças milagrosas.
A biocêanica
Em razão de posicionamentos opostos entre os governos brasileiro e peruano quanto ao traçado da Ferrovia Transcontinental, que corta vários estados brasileiros e todo o Peru, o projeto acabou travado. O tema foi abordado em recente audiência realizada pela Comissão de Infraestrutura diante da insistência dos senadores para que a retomada da chamada ferrovia bioceânica.
A cassação
Muita gente não tinha levado a sério o pedido de cassação da vereadora de Porto Velho Ada Dantas, esposa do deputado Jesuíno, por falta de decoro parlamentar, mas já tem até uma comissão inquiridora funcionando para debater o assunto. Como se recorda, a edil teve um surto e xingou uma professora de “kenga petista”, entre tantos outros impropérios. Como se vê, a coisa continua rendendo desgaste para a combativa parlamentar.
Um absurdo
Os acrianos estão realmente revoltados com uma recente pesquisa de preços de passagens aéreas realizada no mês de julho naquele estado de Rio Branco para Porto Velho. Os bilhetes variaram de preço entre R$ 206,00 a R$ 2,5 mil, um verdadeiro absurdo. O povo da Acre é o mais sacrificado com os preços mais altos de passagens aéreas no País e o tema foi abordado na semana passada no Congresso Nacional.
Causas regionais
Na presidência da Comissão de infraestrutura do Senado, com a presença do ministro dos Transportes Mauricio Quintela, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou na última terça-feira soluções para os empecilhos criados para o asfaltamento da Rodovia 319 que liga Porto Velho a Manaus, entre outras causas regionais importantes, como a dragagem do Rio Madeira que terá inicio hoje, confirmada pelo ministro.
Os denunciados
Já tinha abordado o envolvimento de ex-deputados rondonienses na farra das passagens. Não deu outra: dos 72 ex-deputados federais denunciados pelo Ministério Público Federal - MPF no episódio conhecido como a Farra das Passagens, três de Rondônia: Moreira Mendes (Porto Velho), Ernandes Amorim (Ariquemes) e Melki Donadon (Vilhena). Dos três, apenas Amorim continua na política, exercendo o cargo de vereador no município de Ariquemes.
Via Direta
*** No Paraná um novo pacote de contenções de despesas esta sendo lançado pelo governador José Richa para ajustar as contas *** Não demora, outros estados vão seguir o mesmo caminho e serão os servidores estaduais a pagar o pato pela crise *** O Diário começou os preparativos para as festividades de mais um aniversário no mês de setembro *** A rua Duque de Caxias será reformulada para desafogar o transito na movimentada Carlos Gomes na capital.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu