Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna em papas na língua 11/09/2008


 

Lebrão, o sortudo

Se têm um político que vai se dar bem nesta temporada é o Lebrão, aquele que é suplente de deputado estadual e candidato a prefeito em São Francisco. Se ganhar vira prefeito, se perder poderá assumir a vaga do deputado estadual Alex Testoni, favorito na disputa da prefeitura em Ouro Preto.

Coisa complicada

Caso Lebrão se eleja prefeito em São Francisco e Testoni seja confirmado prefeito de Ouro Preto, a suplência do vice-presidente da Assembléia Legislativa ficará complicada. Ocorre que os sete suplentes subseqüentes mudaram de partido e o PTN não os aceitam de volta. Estarão impedidos de assumir.

Procura frenética

A frenética procura por casas e apartamentos sinaliza uma migração acentuada para Porto Velho. Em algumas imobiliárias já existe até lista de espera, tamanha procura. Para atender a demanda, importantes incorporadoras estão começando a construção de quase 8 mil casas, sobrados e apartamentos.

CPI do leite

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) confirma que já tem 12 assinaturas para a criação da CPI do Leite que vai investigar a cartelização do preço pago aos produtores. A situação da classe produtora se agrava no interior do estado refletindo até na movimentação do comércio das cidades.

Eleições limpas

È possível ter eleições limpas, com tantos políticos fichas sujas? Mesmo assim os juizes eleitorais de Porto Velho, Candeias e Itapoã do Oeste promoverão dia 26, no auditório da ULBRA o seminário "Candidato Consciente, Eleições limpas", tentando modificar a coisa. Os candidatos serão chamados a assinar termo de compromisso pela limpeza das ruas no dia do pleito.

A impunidade

A grande verdade é que a impunidade dos fichas sujas compradores de votos como Expedito Júnior – festejada por alguns segmentos da imprensa regional – estimula o surgimento de mais infratores. Em virtude da impunidade do senador cassado é que surgiram por aí casos como dos pintinhos.

Uma parceria

Numa parceria entre o governo do estado e prefeitura, os donos das barracas instaladas em plena Avenida Pinheiro Machado, uma das mais movimentadas da cidade, serão remanejados a um local nas proximidades, mais precisamente no pátio do ginásio de esportes Cláudio Coutinho. Já era tempo.

Coisas do capitalismo

Quando os capitalistas quebram, lá vem o governo e salva os multimilionários dos bancos e financeiras, como ocorreu nos Estados Unidos com as gigantes do setor hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac, ou como tem acontecido no Brasil nas últimas décadas com instituições falidas. Mas quando um cidadão quebra, o governo e os capitalistas nos executam até o talo...

Os mais votados

Ingenuamente muita gente ainda acredita que os mais votados terão assento nas 16 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Na verdade, o buraco é mais em baixo. Quando se trata de eleição proporcional entra em jogo a soma e divisão essencial pata determinar quem serão os eleitos, é o chamado quociente eleitoral.

Faça os cálculos

Faça seus cálculos, caro eleitor, no dia da apuração. O primeiro é sobre o quociente eleitoral, ou seja, o número de votos válidos dividido pelas cadeiras em disputa. Esse cálculo determina quantos votos serão necessários parta o partido conquistar uma vaga na casa legislativa em disputa.

Quociente partidário

Depois da primeira operação, o interessado terá que chegar no quociente partidário, que é o numero de votos do partido dividido pelo quociente eleitoral. A fórmula vai definir o numero de vagas que a agremiação partidária terá direito. Boa sorte!

Do Cotidiano

Os maiores colégios

Recentes levantamentos do Tribunal Regional Eleitoral-TRE  definiu o ranking dos principais colégios eleitorais do estado. Rondônia ultrapassou a marca de um milhão de eleitores e Porto Velho, a capital, mantém o primeiro lugar no pódio. Na segunda posição vem Ji-Paraná, o terceiro lugar é de Ariquemes, o quarto é de Cacoal, o quinto é de Villhena e Jaru se mantém na sexta posição, enquanto que Rolim de Moura pulou para a sétima posição, já superando Ouro Preto do Oeste, que acaba de cair para o oitavo lugar no ranking rondoniense.

Dos municípios emergentes, destaque para Buritis que ultrapassou os 20 mil eleitores, já superando em 200 eleitores, Espigão do Oeste. Ambos têm na cola Alta Floresta do Oeste, com mais de 18 mil.

Alguns municípios simplesmente desabaram nos últimos anos em termos demográficos e isso já reflete na redução da densidade do eleitorado. São os casos de Parecis (um decréscimo de 15,51 por cento), de Colorado do Oeste (com menos 16,873 eleitores) e Cacaulândia, com a maior queda: mais de 21 por cento negativos.

Algumas regiões foram seriamente afetadas pela migração interna, com a ocupação de novas fronteiras no estado (casos dos distritos de Jacy-Paraná, Mutum Paraná, Vista Alegre do Abunã, Abunã, Extrema, União Bandeirantes e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã) e a região de Nova Mamoré, no Vale do Guaporé onde pipocaram localidades em plena reserva nacional. Também migrantes rondonienses se deslocaram para colonizar municípios em outros estados, como são os casos de Apui e Sucunduri no Amazonas, e Conilza, no Mato Grosso. Nesta última cidade, cerca de 90 por cento da população é oriunda de municípios rondonienses atraídos por projetos novos de colonização, extração de madeira e a exploração da pecuária.

Mesmo com a perda de um contingente estimado de 200 mil pessoas nas últimas décadas, Rondônia voltou a reagir nos últimos dois anos e o resultado disso é que o estado acaba de chegar à marca de um milhão de eleitores.

Porto Velho representa cerca de 25 por cento do atual eleitorado, um contingente significativo, mas é o interior com mais de 750 mil eleitores é que continuará dando as cartas na eleição da maioria de deputados estaduais e federais, inclusive de novos senadores e governador.

Com a construção das hidrelétricas e um novo fluxo migratório, a capital poderá chegar aos 300 mil eleitores até as eleições de 2010, alcançando capitais mais tradicionais como Florianópolis (SC) e Vitória (ES).


Via Direta

*** O PMDB entra na reta final como grande favorito em Jaru, com Jean dos Muletas *** Com uma administração eficiente, João Alves vai pavimentando sua reeleição em Vale do Anari *** Existem fortes rumores dando conta de mudança no comando regional do PP e do PSDB logo depois das eleições municipais... Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)