Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 01/07/08


Uma coluna sem papas na língua 01/07/08 - Gente de Opinião  

As definições

As definições do quadro político na capital só acabaram ontem, com o encerramento das convenções municipais em Porto Velho. A última convenção foi a do PSB homologando a candidatura do deputado federal Mauro Nazif.

As desistências

A disputa na capital, que começou com uma dúzia de pré-candidatos acabou mesmo com cinco postulantes. Amado Rahall (PPS), Valter Araújo (PTB), Silvana Davis (PSL) e Elizeu da Silva (PP) ficaram pelo meio do caminho. Silvana virou vice de Alexandre Brito. Muitos vices foram fritados ao longo da jornada, principalmente do lado de Garçon que chegou a ter quase meia dúzia de nomes diferentes.

Vices definidos

Os candidatos de ponta já tinham definido suas opções a vice antes das convenções. Roberto Sobrinho, com a aliança com o PMDB, ficou com o vereador Emerson Castro. Já, Lindomar Garçon, da frente chapa branca cassolista, indicou o pastor João Leão (PTB). Os tucanos indicariam o vice de Nazif.  

O narcotráfico

Tema de capa da revista Momento, que começa a circular nesta segunda-feira em Porto Velho, Rio Branco e Manaus, o narcotráfico será alvo de uma intensa campanha contrária pelos bispos da região amazônica. As autoridades religiosas vão mexer na maior chaga social da America Latina. Uma atividade que movimenta US$ 300 bilhões anualmente.

Na fronteira

Como informa a Agencia Amazônia, os bispos bolivianos e brasileiros começaram  a se movimentar e já realizaram encontro de dois dias em Guajará Mirim na semana passada. Participaram do fórum anti-drogas, religiosos e sacerdotes dos departamentos de Beni e Pando da Bolívia e dos estados de Rondônia e Acre, do Brasil.

Nas capitais

O PT acabou lançando candidaturas próprias em 20 das 27 capitais brasileiras com o propósito de se fortalecer para as eleições presidenciais de 2010. Em São Paulo, o PT pretende matar vários coelhos com uma só cajadada: Se Marta Suplicy ganhar a eleição, já reduz as chances dos presidenciaveis Jose Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves.

Mesma estratégia

A estratégia de asfixiar os concorrentes dos petistas não se dá apenas em São Paulo. O que se vê no interior de Rondônia, é um PT avançando muito nas eleições municipais e  em condições de conquistar prefeituras que estavam nas rédeas de  adversários tradicionais. O apetite petista é enorme.

Plano Diretor

Finalmente acabou a novela do Plano Diretor de Porto Velho. Aprovado em sessão extraordinária na semana passada, o projeto vai nortear o crescimento da cidade perseguindo mais qualidade de vida para a população, já que trata do meio ambiente, do uso e ocupação do solo e melhorias para o sistema de transporte coletivo.

Transporte de massa

Para o transporte de massa a prefeitura vai tratar de implantar ciclovias e os passageiros de coletivos terão a avenida Pinheiro Machado  aberta na altura da Jorge Teixeira como alternativa de ligação do centro a populosos bairros da periferia. Também serão adaptados os terminais de transbordo para dar mais rapidez dos ônibus a região central.

.
Do Cotidiano

Corrupção eleitoral

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB tem sido uma das entidades baluartes no combate á corrupção eleitoral nas últimas décadas. Ainda em 1997, como lembra o arcebispo de Poro Velho Dom Moacir Grecchi, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado a CNBB, lançou uma inédita proposta nacional de moralização. Obteve de pronto adesões da sociedade civil, conseguindo reunir  mais de um milhão de assinaturas para a elaboração do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que foi aprovado no Congresso Nacional  e passou a vigorar em 1999, como a lei  9.840,  punindo a compra de votos com a perda de mandato.Uma coluna sem papas na língua 01/07/08 - Gente de Opinião

A nova batalha da CNBB, que já conta com o respaldo de 40 entidades civis volta a  tratar da necessidade de ética na política. Trata-se de um novo projeto de iniciativa popular, que visa impedir as candidaturas de pessoas com pendências na justiça por uma série de crimes  especificados. O trabalho de coleta de assinaturas para o projeto já está começando em todo o país e tem encontrado eco perante a opinião pública.

Não está faltando o envolvimento da sociedade civil  para que a CNBB será mais uma vez seja bem sucedida na sua luta contra a corrupção eleitoral. Para ampliar o raio de ações desta campanha, foi formado um comitê reunindo  entidades representativas, participando desta grande mobilização nacional. A proposta, como se sabe, tem como objetivo criar novos casos de inelegibilidade durante os trâmites do processo eleitoral, atingindo os candidatos pela justiça já em primeira instância. Também serão impedidos de ir as urnas doravante os políticos processados pelo Ministério Público.

A proposta em questão também reage contra aqueles políticos com foro privilegiado e que precisam ser denunciados junto ao Supremo Tribunal Federal,  já que se sabe que muitos casos ainda continuam na impunidade, como os chamados "mensaleiros" e "sanguessugas", que até agora não foram julgados justamente por contar com  malfadados dispositivos judiciais.

Como uma medida preventiva, o que a CNBB  e as entidades civis brasileiras, como a OAB, pretendem, é impedir as candidaturas daqueles com ficha suja. Também objetiva impedir as postulações daqueles que renunciam seus mandatos para fugir de punições, um hábito que se tornou corriqueiro no Congresso Nacional.

A iniciativa de moralização tomada  pela Igreja está se transformando numa bola de neve e com isso  obrigará os partidos a  se tornar mais rigorosos na seleção dos seus candidatos. Os Democratas –DEM, por exemplo, de forma surpreendente, trabalha numa resolução com restrições para candidatos nas eleições deste ano que tenham, algum tipo de condenação na justiça e,  sua intenção deverá mais a frente influenciar outras agremiações partidárias.


Via Direta

*** A Assembléia Legislativa adiou o recesso e convocou extraordinárias para hoje e amanhã *** Em Guajará-Mirim o deputado estadual Miguel Sena (PV) acabou desistindo de disputar a prefeitura local *** Já, em Cacoal confirmou-se a aliança entreUma coluna sem papas na língua 01/07/08 - Gente de Opinião o Padre Franco (PT) e a Dra. Raquel Carvalho (PMDB) para as eleições majoritárias *** Na capital, o nome do ex-vereador Rubinho Luz  foi homologado na lista de candidatos a vereador do PSB.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)