Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 01/09/09


 

Encontro do PP

Num encontro que reuniu lideranças de todos os partidos da base aliada no final de semana em Porto Velho, o PP do governador Ivo Cassol deu a largada para as eleições do ano que vem. Cardeais de outras legendas da coalizão situacionista, como Expedito Júnior (PR), Neodi de Oliveira (PSDC), Nilton Capixaba (PTB), prestigiaram o evento. 

A unificação

Estamos há pouco mais de um ano das eleições de 2010 e pelo que se viu no encontro do PP, já existe uma unificação da linguagem da base aliada com vistas a uma grande coalizão. Expedito, Neodi Carlos e João Cahula – dentre eles deve sair um candidato ao governo – disputam a indicação do nome em paz, não causando rachas na poderosa coalizão governista. 

Muitas indefinições

Ao meio de um turbilhão de indefinições, alguns nomes vão ganhando terreno pela indicação da candidatura ao governo estadual em suas coligações. Esse é um processo natural, mesmo com o PT e o DEM tentando retardar suas definições para meados do ano que vem, mas o que se aguarda mesmo é a situação do governador Ivo Cassol, já cassado, que pode ser afastado de uma hora para outra. 

Ganhando espaço

Enquanto se aguarda que Ivo seja desalojado do Palácio Presidente Vargas e a desocupação da cadeira de Expedito no Senado, alguns nomes já vão ganhando espaço: 1 – Deputado federal Eduardo Valverde (PT) – 2 – Senador Expedito Júnior (PR e pela base aliada) 3 – José Bianco (DEM) 4 – Acir Gurgacz (PDT) 5 – Confúcio Moura (PMDB) 6 – Adilson Siqueira (PSOL). 

Nomes ao Senado

Se para a disputa do governo estadual, vão despontando nomes, a peleja pelas duas vagas ao Senado vão consolidando as pré-candidaturas de: 1- Atual governador Ivo Cassol (PP -Rolim de Moura) 2 – Senador Valdir Raupp (PMDB-Rolim de Moura) 3 – Senadora Fátima Cleide (PT- Porto Velho). Para todos que já acham que esse e aquele está eleito, com favoritismo, vamos lembrar que ao Senado tem dado muitas zebras desde 1986. 

Um retrospecto

Quem diria que Chiquilito Erse, perderia em 86? Que Odacir batesse Chagas Neto em 90? Que o poderoso Amir Lando, do impeachment de Collor, sucumbisse a Ernandes Amorim em 94? Que Lando, derrotado em 94, conseguiria superar Odacir em 98? E quem apostaria em Fátima Cleide em 2002? È coisa de louco! 

Segundo voto

A questão do segundo voto é o que mais aterroriza os medalhões da política regional na disputa as duas vagas ao Senado. Já se detectou, por exemplo, que Fátima Cleide (PT) pega o segundo voto de Raupp (PMDB) quase na totalidade, mas boa parte dos petistas, não devolve o segundo voto da professorinha ao barbudo queixada. 

Fazendo as contas

E mais: o segundo voto de Cassol também não beneficia o peemedebista, porque as rivalidades tribais entre ambos é enorme, de Rolim de Moura á Porto Velho. Além disso, Ivo prepara o lançamento do deputado estadual Jidaias Tiziu ( interessante: uma candidatura de escuderia...) para encaminhar seu segundo voto. Tudo para não dar mole a Raupp e Fátima. 

Sondagens regionais

Nas primeiras sondagens regionais, o que se vê, é para os atuais deputados estaduais e federais, ficarem de cabelos em pé em Rondônia. Nas últimas eleições da ALE, a poda foi mais de 70 por cento. Na Câmara Municipal de Porto Velho, em 2008, maior ainda. A tendência é de aposentadoria para muita gente boa. Salve-se quem puder! 

Do Cotidiano

Os dias de glória

O velho e tão condenado tabaco terá dias de glória. Os cientistas que avançam no combate à aids descobriram que ele pode se tornar um grande aliado no combate ao terrível vírus que destrói as imunidades do organismo humano e o deixa suscetível às mais diversas enfermidades.
À primeira vista, os fumantes inveterados podem acreditar que se trata de fumar para evitar o HIV, mas não é nada disso. Fumar continua sendo danoso à saúde humana. O que os cientistas descobriram é que um dos fatores patogênicos do tabaco é útil também para danar a saúde do vírus.
Já se sabe há algum tempo que uma substância batizada de griffithsina (mais conhecida pela sigla GRFT), produzida naturalmente por algas vermelhas, age como um eficiente inibidor contra o vírus da Aids. Em contato com o HIV, ele quase imediatamente desativa a capacidade do vírus de contaminar células humanas. Ele é, portanto, uma substância candidata a compor um gel que, aplicado na mucosa vaginal ou anal, poderia prevenir a infecção.
No entanto, a produção dessa substância atualmente é complicadíssima e cara demais. Muito mais cara do que simplesmente adotar a medida convencional mais barata de prevenção contra o HIV, que é o uso de camisinha. A saída foi partir para a pesquisa de modo a encontrar um produto similar obtido mais facilmente e a custos menores.
Kenneth Palmer, da Universidade Louisville (EUA), está usando um vírus para alterar geneticamente plantas da espécie Nicotiana Benthamiana (vegetal herbáceo originário da Austrália, rico em nicotina e outros alcalóides), que passaram a produzir a griffithsina em copiosas quantidades – mais de 1 grama por quilo de folhas da planta.
Se os resultados de sua pesquisa se confirmarem, vão permitir a formação de um gel eficaz para combater a epidemia de HIV, que segue galopante na África e aumenta sua agressividade na Ásia, além de afetar seriamente boa parte do Ocidente industrializado.
“Exigências para microbicidas eficazes anti-HIV incluem potência, atividade de espectro amplo contra as cepas mais proeminentes do vírus, seletividade para alvos celulares hospedeiros e virais, prevenção na transmissão do HIV de célula a célula, estabilidade tanto em trânsito como in vivo, biodisponibilidade em mucosas-alvo nenhuma toxicidadade para as superfícies das mucosas, e finalmente a habilidade de ser produzida em grandes quantidades com custo mínimo”, afirma o cientista em seu relatório. 


Via Direta

*** O PSDC marcou para 11 de setembro o encontro estadual em Ji-Paraná *** No encontro, os cristãos vão definir a nominata de postulantes a ALE *** Reportagem da última edição da revista Carta Capital sobre o governador Ivo Cassol tem ares de missa encomendada *** Quase 100 por cento de pau, quase nenhum espaço para defesa. ***Convenhamos: embora Ivo tenha suas falhas, também tem seus méritos. 

Fonte: Carlos Sperança -
csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)