Quinta-feira, 1 de novembro de 2007 - 05h57
PV em expansão
Com dois deputados estaduais, um prefeito, um deputado federal e 16 vereadores no estado, o Partido Verde projeta sua expansão para as eleições municipais de 2008. Para tanto, o presidente regional Antenor Kloch tem boas cartas nas mangas. O partido já está organizado em 47 municípios do estado e demonstra que já é uma das legendas de ponta.
Boas chances
Os verdes esperam eleger pelo menos 25 vereadores em 2008 e emplacar prefeitos em Porto Velho (com Lindomar Garçon), em Nova Mamoré (com Ana da Oito), em Colorado do Oeste (com o vereador Edinho da FM), em Candeias do Jamari (com Dinho Garçon), em Vilhena (com Luizinho Goebel), em Presidente Médici (com Joãozinho da Caerd) e em São Francisco com Tião da Vaca. A lista é grande e prossigo durante a semana.
Presídio modelo
O anuncio do governador Ivo Cassol sobre a construção de um presídio modelo em Porto Velho destinado a atender jovens 18 a 29 anos com pequenos delitos ou apenas uma infração, surge como uma luz ao fim do túnel para reverter a elevada taxa de criminalidade na capital rondoniense.
Escola criminal
Ocorre que a mistura de jovens delinqüentes com criminosos calejados no complexo penitenciário Urso Branco tem se transformado numa autêntica escola criminal. Ao invés da reeducação, nossos jovens deixam o presídio revoltados e aperfeiçoados para roubo, assalto, latrocínios etc. E é nesta faixa etária que predomina o maior índice de criminalidade.
As definições
No meio da semana o ex-deputado estadual e atual presidente do Diretório Municipal do PTB de Ji-Paraná esteve na capital mantendo contatos com o comando estadual. Depois de visitar o presidente da ALE Neodi Carlos, Leudo falou a imprensa sobre sua propalada candidatura a prefeito na capital da BR.
Espada na garganta
Segundo Buriti, o cenário ainda está nublado em Ji-Paraná e ele só deve se posicionar depois de março a respeito. A maior indefinição no momento fica por conta da indicação a vice do prefeito José Bianco que já mostra disposição de concorrer a reeleição. Cassol quer indicar a vice Joarez Jardim, e o PTB e o PDT, partidos da base aliada também estão no páreo.
A terceira via
O presidente regional do PSDB Hamilton Casara, pré-candidato a prefeito em Porto Velho acredita que os tucanos entram na peleja pelo Palácio Tancredo Neves com boas chances de se transformarem numa terceira via para o eleitorado e com boas chances de quebrar o favoritismo de Sobrinho e Garçon. Não deixam de ter razão.
Chances tucanas
Também acredito numa terceira via. Ocorre que o PT tem um teto de 30 por cento do eleitorado o que já garante presença de Roberto Sobrinho num eventual segundo turno. Do seu lado, Garçon vai levar nas costas os bônus e os ônus de ser uma candidatura chapa-branca cassolista. Ora, quase 60 por cento do eleitorado de Porto Velho votou contra Ivo. Tem brecha para uma terceira via. Ivo pode ajudar, mas pode também prejudicar seu ungido.
Ocupando espaço
Instalado no município de Ariquemes, para onde transferiu seu domicílio eleitoral, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) começa a ampliar seu espaço em todo o Vale do Jamari. Conforme atesta o IBGE, essa é a região que mais cresce no estado, inclusive abrigando os municípios recordistas em crescimento como Buritis.
Maior representação
A região tem sua melhor representação desde os anos 80: conta com dois deputados federais e três estaduais: Daniela Amorim (Ariquemes), Jair Miotto (Montenegro) e Neodi Carlos (Machadinho do Oeste). Com isso seus políticos começam a ficar com asas crescidas: Moreira visa o Senado e Confúcio o governo de Rondônia.
Do Cotidiano
As pesquisas fajutas
Quem não está acostumado nas temporadas eleitorais com pesquisas fajutas? Os políticos adoram a prática e boa parte dos institutos que trabalham no ramo não se faz de rogado em tabular informações inverídicas a gosto do cliente, desde que bem pago. Assim sendo as missas encomendadas tem prosperado em alguns estados e Rondônia tem uma certa tradição em fraudar sondagens eleitorais, seja em eleições municipais, ou mesmo ao governo.
Projeto da lavra do senador Osmar Dias (PDT-PR) quer mudar esse comportamento tão arraigado no cenário brasileiro que gera uma relação promíscua entre institutos e políticos. Conforme o projeto de lei 157/07, que fixa normas sobre as eleições, a partir de agora haverá punição para os dirigentes de institutos que por dolo (intencionalmente) divulgarem informações prejudiciais a candidato.
Pela proposta de Osmar Dias, o proprietário ou responsável por instituto de pesquisa que afetar, de forma dolosa, o processo eleitoral ao divulgarem, nos dez dias anteriores ao pleito, pesquisa com percentuais fora da margem de erro divulgada estará sujeito a pena de prisão de dois a quatro anos e multa de R$ 150 mil a RS 250 mil, o projeto define ainda que em caso de reincidência a empresa fica proibida de divulgar pesquisa na circunscrição da eleição por período de quatro anos.
Osmar Dias propõe ainda um critério objetivo para a definição do que seja dolo – os números divulgados não podem estar equivocados acima da margem de erro anunciada pela própria instituição ao registrar a pesquisa junto ao Tribunal competente.
Justificando a iniciativa, o pedetista alerta a importância de moralizar a coisa de modo firme de equilibrado. Lembra que apesar do Congresso Nacional ter aprovado em 2006 a lei da minirreforma eleitoral para coibir excessos na propaganda eleitoral, na qual havia um dispositivo que proibia divulgação de pesquisas nos 15 dias anteriores ao dia das eleições, tal dispositivo foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2006 por ferir a liberdade de expressão e acabou não sendo aplicado as eleições daquele ano.
Com isso, Osmar Dias acredita que vai corrigir uma das tantas distorções que tem ocorrido nos processo eleitoral que também precisa estudar punição para outras modalidades de crime eleitoral, como a compra de votos.
Via Direta
*** Inspecionando obras no Vale do Jamari, como representante do governo, Elson Montes virou predador de deputados estaduais e federais na região *** Os ex-deputados estaduais Paulo Moraes e Leudo Buriti visitaram a Assembléia Legislativa durante a semana e foram festejados pelos servidores *** Paulo de Tarso desponta como pré-candidato a prefeito perlo PV em Pimenta Bueno.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri