Sábado, 1 de novembro de 2008 - 00h00
As composições
Como uma onça ameaçada, a senadora Fátima Cleide começa a demarcar território dentro do PT, já se declarando candidata ao governo em 2010. Com isso, tenta frear composições em andamento, que teria sido idealizada pelo presidente regional do PMDB, Valdir Rraupp. Ele teria montado uma chapa tendo Roberto Sobrinho ao governo, com a prefeita de Cacoal Sueli Aragão (PMDB) como vice em 2010.
Processo sucessório
Para minha perplexidade, não passou um mês das eleições municipais, e os políticos já se alvoroçaram em especulações com o processo sucessório de 2010. Ouvi políticos experientes – de vários credos – e pelo que se conclui uma aliança envolvendo PT/PMDB, larga como favorita. Tem até lideranças oportunistas, diga-se de passagem, pensando em mudar de banda, se esta composição se confirmar.
Prévias no PSDB
Os presidenciáveis do PSDB José Serra e Aécio Neves entraram num entendimento e ambos concordam com a realização de prévias no partido no ano que vem para a definição do candidato a presidência da República dos tucanos. O evento vai servir para mobilizar a agremiação e as siglas aliadas em todo país. Uma grande jogada dos marqueteiros da passarada.
Com favoritismo
Em vista do favoritismo tucano para 2010, o PSDB de Rondônia que saiu chamuscado das eleições municipais em Rondônia, passa a se constituir numa agremiação apetitosa para as lideranças regionais disputarem cargos eletivos. Ao mesmo tempo o presidente regional Hamilton Casara já tem o cargo ameaçado. É alvo de conspirações dentro e fora do partido.
Coisa de louco!
Entender os políticos de Rondônia não é fácil. A capital sempre ficou por último nesta década: primeiro mandaram fazer construir teatro em Rolim (com população majoritária de pequenos agricultores), faculdade de jornalismo em Vilhena (não tem sequer um jornal diário) e viadutos em Pimenta Bueno, uma cidade menor do quer o bairro Mariana, na capital.
Obras inacabadas
E por falar em viadutos a população de Pimenta Bueno está revoltada com o descaso dos políticos. Por causa de maracutaias os viadutos locais não foram concluídos e os transtornos tem sido enormes para os comerciantes nas marginais da BR- 364 que cortam a Princesinha da BR.
Voto evangélico
De olho no voto evangélico para as próximas jornadas o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho esta percorrendo as igrejas para agradecer o apoio de pastores e das ovelhas. Na igreja Internacional da Graça de Deus, acompanhado do vereador Flávio Lemos descreveu a campanha vitoriosa e chorou as mágoas. “Bateram demais na gente, mas soubemos suportar tudo firme”, disse.
Ponta do Abunã I
O deputado estadual Valter Araújo (PTB- Porto Velho) tem desencadeado atuação destacada no parlamento estadual. É ele que tem mobilizado forças para a emancipação do município de Extrema de Rondônia, na ponta do Abunã, e ao mesmo tempo integra a comissão parlamentar de inquérito da CPI do Leite.
Ponta do Abunã II
Por falar na Ponta do Abunã, o líder comunitário Zé Gaúcho, de Extrema, trabalha numa nova mobilização das lideranças da região. Mesmo satisfeito com as definições das novas regras para emancipação e incorporação dos municípios no Senado, ele não acredita que a matéria seja aprovada em votação na Câmara Federal. “As dificuldades continuam”, protesta.
Do Cotidiano
Desafios em Ouro Preto
O prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste, deputado estadual Alex Testoni (PTN) assume o Paço Municipal em janeiro com uma série de desafios pela frente. A cidade, com forte influência capixaba na sua colonização, é a que mais tem perdido habitantes nas últimas décadas para outras regiões do estado, como também para o Mato Grosso e até para o exterior. Expressiva parcela de sua mão- de- obra foi exportada para os Estados Unidos, Portugal e Espanha nos últimos anos.
Voltar ao crescimento dos anos 80, melhorar as condições de ofertas de postos de trabalho, são alguns desafios do sucessor do atual prefeito Brás Rezende que substituiu o alcaide eleito Irandir de Oliveira, cassado há quase dois anos por irregularidades administrativas.
Cantinho do Espírito Santo em Rondônia – Ouro Preto do Oeste teve três candidatos à prefeitura local. Largou como favorito o deputado estadual Alex Textoni (PTN), com o apoio do governador Ivo Cassol e todos os partidos da base aliada. Sua grande adversária foi a petista Sônia Arrabal, uma combativa advogada, voltada às causas populares. Completou o quadro de postulações ele, o prefeito cassado Irandir de Oliveira, buscando dar a volta por cima, com toda desfaçatez, que lhe é peculiar.
Em Ouro Preto, por incrível que possa parecer, o governador Ivo Cassol e seu tradicional adversário Valdir Raupp, estiveram juntos na mesma peleja, do mesmo lado. Textoni é ligado a Cassol e sua vice, Joselita Araújo, foi indicada pelo senador Valdir Raupp. Uma derrota de Textoni seria um vexame para os caciques rolimorenses, mas isso acabou não acontecendo.
Como boa parte do eleitorado local ligado ao ex-prefeito Carlos Magno ficou ressentido com sua forçada desistência (sim, Cassol optou por Textoni), muita gente chegou a pensar numa reviravolta política no município, o que acabou não acontecendo. Testoni venceu com um pé nas costas.
Com toda sua estrutura, com todo seu dinheiro, Alex Textoni botou pra quebrar na capital da Bacia Leiteira. Ele que mira vôos maiores em 2010, e para tanto vai usar a prefeitura local como trampolim para chegar ao Senado ou até mesmo o Palácio Presidente Vargas, se conseguir se entender com a base cassolista.
Eu fico me perguntando se a eleição em Ouro Preto não foi uma vitória de Pirro, ou até uma estratégia de trouxa de Testoni para ascender na política regional? Na Assembléia Legislativa, com certeza ele teria mais visibilidade estadual do que administrar um município quebrado. Se não conseguir reverter á dramática situação local. loguinho receberá as primeiras pedradas...
Via Direta
*** O diretor do Dnitt Miguel de Souza dá pinta de candidato à Câmara Federal *** E tem usado o cargo párea se projetar como se as obras federais em Rondônia fossem dele *** Tem deputado federal já de olho no predador *** O vereador eleito em Ji-Paraná Josiel Carlos de Brito (PMDB) esteve ontem em Porto Velho *** Com mais de 2 mil votos, ele foi a grande surpresa no pleito de outubro na capital da BR.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinão
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,