Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 01/12/09




Encontro dos cardeais

Três cardeais da política rondoniense conversaram longamente, no final de semana, logo depois do fórum realizado pelo PDT, na Assembléia Legislativa: os senadores Valdir Raupp (PMDB), Acir Gurgacz (PDT) e o deputado federal Eduardo Valverde (PT). Os três são presidentes regionais de seus respectivos partidos.

Pulando cirandinha

Uma coalizão envolvendo estas três forças políticas, com certeza, poderia faturar o pleito ao governo do estado no ano que vem ainda em primeiro turno. Os três partidos têm dialogado muito nas últimas semanas. Que surpresa estarão reservando, no cenário político estadual? Será que PMDB, PT e PDT vão pular cirandinha juntos ainda em primeiro turno?

Tempo de definições

As definições partidárias, como se vê já estão em andamento. O PT anunciando Eduardo Valverde, como se esperava; o PDT com Acir Gurgcz, o PMDB com Confúcio Moura, o PSDB com Expedito Júnior, o PPS com João Cahula, o PSOL com Rosangela Cipriano. Teremos uma eleição claramente regionalizada.

Pé- na- estrada

A pré-candidata ao governo de Rondônia PSOL, professora Rosangela Cipriano (Vilhena) começa a botar o pé na estrada, participando de audiências públicas e reuniões com os diretórios da legenda liderada nacionalmente pela combativa Heloisa Helena. De passagem na capital, durante a semana, ela foi bem recebida e entusiasmou a militância.

Contra a biopirataria

O deputado Lebrão (PTN-São Francisco) aonde vai aproveita para negar atrito com a igreja católica, e com padres e bispos do Vale do Guaporé. Ele alega que foi mal entendido em recente pronunciamento, e que cobra apenas a investigação dos estrangeiros que estão espionando a região. Trocado em miúdos: O parlamentar quer proteger a nossa biodiversidade da biopirataria.

Desde aqueles idos...

Quando Lebrão falou em seu discurso sobre os estrangeiros (cientistas, pesquisadores, pastores, padres, garimpeiros etc), agindo no Vale do Guaporé, alguns padres de Guajará Mirim ficaram ofendidos. Na verdade, desde os idos da Companhia de Jesus, abelhudos perambulam pela região. Mas de madeireiros e invasores dos parques nacionais o deputado nada disse e nada lhe foi perguntado...

Peito estufado

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrino (PT) está com o peito estufado, como um pombo. Foi pela recente aprovação das suas contas – inclusive com elogios a respeito da transparência, equilíbrio fiscal, bom gerenciamento, etc - pelo Tribunal de Contas do Estado –TCE. É um bom atestado. Mas como dizia minha Vó, quando eu lavava a louça, deixando brilhando, pedindo elogios: ele não fez mais do que sua obrigação!

Acordar com urgência

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator da CPI da Violência na Câmara dos Deputados, alerta que a população brasileira ainda não acordou para a urgência do problema da epidemia de crak que se alastra do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Segundo ele é necessário frear o rastro mortal da pedra maldita.

Bode de bicheira

De repente, o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (DEM), que por sinal cumpria uma razoável administração no GDF, se transformou no novo bode de bicheira na política brasileira, depois das recentes denuncias de maracutaias e propinas. Agora, até seu partido o ameaça com a expulsão. 



Do Cotidiano

Fronteiras vigiadas

A renhida luta pela democracia nos países sul-americanos egressos de ditaduras militares, nos quais há conflitos entre as elites e os setores populares organizados em movimentos pela posse da terra, proteção do meio ambiente e defesa dos recursos nacionais, está produzindo crescentes tensões na América do Sul. Além disso, a militarização da Venezuela e a reativação da temível Quarta Frota dos EUA e a instalação de bases americanas na Colômbia obrigam o Brasil a inevitavelmente vigiar mais suas fronteiras e de forma especial o espaço aéreo.
Os cientistas fazem parte do esforço de dotar o Brasil de melhores recursos para exercer essa vigilância tão necessária. Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são os responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da antena que compõe um radar, fabricado pela empresa nacional Orbisat, com sede em Manaus.
Batizado de “Saber M-60”, sigla de Sistema de Acompanhamento de Alvos Aéreos por Emissão de Radiofreqüência, trata-se de um radar de pequenas dimensões utilizado para o monitoramento do espaço aéreo em baixas altitudes. A partir de um sistema de emissão de radiofreqüência, o equipamento identifica qualquer aeronave que se encontre em um raio de 60 quilômetros ou sobrevoe a antena em uma altura de até 5 mil metros. Por meio de um software também desenvolvido em parceria por pesquisadores da Unicamp, da Orbisat e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o radar rastreia e fornece, em tempo real, a localização exata de até 40 alvos aéreos simultaneamente. Suas funções são semelhantes às de um radar de grande porte usado em aeroportos.
O software identifica as aeronaves observadas e define características como grau de ameaça, no caso de vôos clandestinos, facilitando a tomada de decisão do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra) da Força Aérea Brasileira (FAB). Os testes com o primeiro protótipo do radar, que é relativamente leve e pode ser transportado para qualquer ponto do País, foram realizados durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, onde ele auxiliou no monitoramento da chegada de competidores e chefes de Estado.
O valor de mercado do Saber M-60 é de cerca de R$ 3 milhões, custo que, segundo estimativa dos pesquisadores, equivale a aproximadamente 70% do valor de um equipamento similar importado.
 

Via Direta

*** Impressiona o crescimento da Aids em algumas regiões do país e, especialmente em Porto Velho *** Por falar em doenças, a incidência da malária e da dengue também já é considerada alta nestas bandas *** È de ficar com os cabelos arrepiados: as chuvas nem bem começaram *** Evitando a farsa das prévias, o PT acertou na mosca a escalação do seu time pra 2010 *** A rejeição contra Valverde é a mínima possível. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)