Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 02/06/09


 

Mais visibilidade

Com encontros regionais, o PMDB vai impulsionando seu pré-candidato ao governo Confúcio Moura. No final de semana, o partido liderado pelo barbudo queixada, realizou encontros em Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras, reduto do clã Donadon, que já assumiu a campanha de Moura no Cone Sul do estado.



Crise tucana

Mais uma vez os cassolistas – e a imprensa chapa-branca – anunciaram, festejaram, se confraternizaram e chegaram ao clímax – afirmando que tinham conquistado a posse do PSDB. Na verdade, mais uma vez ficaram como andorinhas com as asas quebradas e cheia de dor. O comando nacional do PSDB não confirma acordo nenhum - com ninguém.



Cadê os filiados?

Os cassolistas poderiam até citar – para desmentir este colunista - que o deputado Tziu entrou e outras lideranças governistas ilustres ingressaram no tucanato. Cadê? Onde? Como? E tampouco se constatou que o presidente regional Hamilton Casara assumiria a Sedam, como troca de apoio e tantas outras coisas, dadas como certas...



Tentem outra vez...

Os conspiradores da base aliada estão precisando de uma cartilha: não se toma partido fazendo algazarra, alertando os gansos. A coisa tem que ser feita discretamente e com prudência. E só se deve anunciar a coisa, depois que o Diretório Nacional confirma acordo e empossa uma nova Comissão Executiva regional. E nada disso aconteceu.



Linha da Família

Como forma de compensação, após ter apunhalado a classe trabalhadora com um reajuste daqueles abraço de urso nas tarifas do sistema de transporte coletivo, eis que o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho anuncia a “Linha da Família”, possibilitando aos usuários meia tarifa aos domingos e feriados. A medida esta redimindo o alcaide. E é quase uma mea culpa quanto ao episódio.



Primeiras pesquisas

As primeiras pesquisas na região central já entusiasmam os pedetistas, mostrando claramente vantagem do ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz sobre os demais possíveis postulantes ao Palácio Presidente Vargas em 2010. Não é nenhuma novidade, pois Acir foi o candidato ao Senado mais votado na capital e nos principais colégios eleitorais do estado em 2006.



Crise municipalista

Mesmo coma ajuda da União com recursos na ordem de R$ 1 bilhão para compensar isenções tributárias, agrava-se a crise municipalista. Os recursos não estão cobrindo nos municípios, a queda de receita no Fundo de Participação-FPM, conforme estima a o dirigente François Bremaeker, da Ong Transparência municipal.


A inadimplência

De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios –CNM, Paulo Ziulkoski, os repasses de FPM vinham crescendo há seis anos. Mas agora, no entanto, os municípios enfrentam uma redução de ISS e até de IPTU, devido ao aumento na inadimplência, segundo foi levantado em algumas capitais brasileiras.



Olho na criptococose

Em vista dos problemas causados pelas fezes do pombo, gerando a criptococose, uma doença que causa comprometimento do sistema neurológico e tem ceifado vidas no sul do país, tem aumentado o combate à infestação de pombos em Porto Velho. No entanto, os proprietários de imóveis residenciais, de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, precisam ter cuidado, pois a ação precisa de autorização do IBAMA


Cavalgada da Expovel

A cada ano, graças à intervenção do Ministério Público, a Cavalgada da Expovel vai se tornando mais segura - e voltando ser cavalgada. No próximo dia 6, o evento, não terá a participação de caminhões e carretas que causavam sérios transtornos ao trânsito e feriam a legislação municipal. Em alguns municípios do Sul e do Sudeste, para evitar a sujeira, já se usa até fraudões nos cavalos. Mas por aqui, já é querer demais, né?

Do Cotidiano

Resposta á sociedade


Enquanto o envolvimento de jovens vai aumentando ano a ano na criminalidade, prossegue a polêmica as reações contrárias de órgãos e entidades assistenciais a proposta que tramita no Congresso Nacional que versa sobre a redução da maioridade Penal. O projeto busca se transformar numa resposta a sociedade aos altos níveis de criminalidade praticados pelos menores de 18 anos, na incidência de assaltos, homicídios, latrocínios e, sobretudo o tráfico de drogas que se espraia até para a zona rural.
O presidente da Comissão Episcopal para Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CBBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, em documento ao Congresso Nacional pede aos legisladores que não reduzam a maioridade penal e que os menores de 18 anos sejam reeducados e recebam a correção necessária em ambientes próprios. 

Tratando-se de Brasil, o pedido de educar alguém em “ambiente próprio” pode ser considerado um delírio. Cada vez mais as penitenciárias brasileiras estão apinhadas de presidiários, a maioria recém egressa da adolescência e o governo brasileiro e as administrações estaduais não tem tido competência para resolver os problemas, nem de crianças, tampouco de adolescentes e adultos.
Como alternativa a redução da maioria penal, a CNBB aponta a adoção de medidas sociais educativas e políticas públicas para apoio aos menores e suas famílias, As autoridades religiosas também pedem muita atenção e vigor para a problemática do tráfico de drogas e seus responsáveis, um problema maior, porque pé pelo tráfico de drogas que grande parte desses menores é aliciada. 

O bispo Pedro Luiz explica que a entidade pede medidas preventivas, não punitivas. Ele citou como exemplo bem sucedido a reformulação do sistema, a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM), no Estado de São Paulo, agora chamada de Fundação Casa. A igreja participa da reformulação que vem trazendo bons resultados. Cita que é só lembrar que há alguns anos não tem havido tantas rebeliões como na antiga FEBEM e isso decorre graças as mudanças no sistema.


Via Direta

*** Quero alertar os institutos de opinião que começam a trabalhar nas enquetes, que não podem ser levadas a sério pesquisas eleitorais sem os nomes de ponta ao governo do estado *** Omitindo nomes expressivos, toda sondagem acaba comprometida *** Quase 350 mil pessoas, em 55 municípios, foram afetadas este ano com as cheias no estado do Amazonas ***Alguns prefeitos já estão desesperados com os prejuízos. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)