Quinta-feira, 2 de agosto de 2007 - 12h35
Bicadas no ninho
O PSDB perdeu muito espaço nos últimos anos em Rondônia para ficar perdendo tempo com rusgas entre seus dirigentes. Infelizmente o deputado estadual Maurinho quer tomar o controle da agremiação goela abaixo e as bicadas no ninho da passarada deverão continuar nos próximos meses. Do seu lado o presidente regional Hamilton Casara faz o que pode para unir os cacos do partido.
Gato na tuba
Mas então o deputado Elclides Maciel (PSL-Ji-Paraná) deixou o cargo de líder do governo na Assembléia Legislativa por vontade própria? Mas continuará leal e amigo do governador? Pois que conte outra! O cargo de líder do governo encerra regalias tanto no parlamento estadual como no tratamento palaciano. Tem gato na tuba.
Pedra cantada
Caro eleitor, vou de pedra cantada, neste episódio da troca de liderança do governo na Assembléia Legislativa. Cassol não deve ter acenado com um "sim" a candidatura do deputado a prefeito em Ji-Paraná e Maciel em represália deixou o cargo. Mas quem será o candidato de Ivo na capital da BR? Bianco? Zé Otônio? Jesualdo? Juarez Jardim? Façam as suas apostas...
Programa de austeridade
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa refutou informações divulgadas pela imprensa dando conta que o Parlamento estadual estivesse desmoralizando seu programa de austeridade com contratações exageradas de servidores. Segundo a direção da Casa, ocorre justamente o contrário, já que o Poder Legislativo tem economizado milhões de reais todo mês com o rigor fiscal adotado.
É coisa de louco!
Vou pedir apoio para os deputados federais de Ariquemes e Ji-Paraná, para os estaduais de Vilhena, para os vereadores de Jaru, para que se mobilizem para ajudar Porto Velho a tocar as obras do Distrito Industrial da capital, que estão paralisadas. Acontece que temos 40 mil desempregados e os vereadores e deputados estaduais e federais de Porto Velho não estão nem aí para a coisa. É coisa de louco!
Nosso divisionismo
É só falar em eleições que os políticos ficam alvoraçados e nosso divisionismo fica mais evidenciado. Por conta da sucessão no ano que vem já surgem rusgas em vários municípios entre situação e oposição, de Guajará Mirim á Porto Velho, de Vilhena à Cacoal. Falar a mesma língua em Rondônia é uma tarefa realmente difícil.
Novo embate
Logo no início das aulas o Sintero anuncia um novo embate com o governador Ivo Cassol com a greve aprovada em Assembléia Geral para a próxima segunda feira. Pais e alunos ficam na torcida que as partes voltem a mesa das negociações para evitar prejuízos para a comunidade escolar. Que bela enrascada logo no início do segundo semestre.
Congresso petista
Os petistas abrem o III Congresso Estadual nesta sexta-feira e até domingo discutem, no auditório da Pastoral da Arquidiocese a conjuntura política estadual e nacional. As estratégias de alianças para a campanha do ano que vem também estão em pauta. O fórum encaminha preparativos para o Encontro Nacional da legenda.
A discriminação
Em pronunciamento ontem da tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) voltou a criticar a falta de critérios da União na distribuição do recursos de Fundo de Participação dos Estados –FPE. Segundo eles, Rondônia tem sido discriminado no tratamento do governo federal, citando números que beneficiam os outros estados da Amazônia.
Do Cotidiano
Os feudos políticos
A maioria dos feudos políticos rondonienses continuam sob domínio de clãs regionais e dificilmente, pelo que se vê, essas lideranças cairão do poleiro tão cedo. No Cone Sul, por exemplo, os Donadons controlam as prefeituras de Vilhena e Colorado do Oeste e devem ampliar a presença nas eleições do ano que vem nos demais municípios da região. O grupo tem voracidade pelo poder.
A Zona da Mata, onde se formaram várias dinastias políticas, iniciadas com o feudo dos Raupp, hoje sob o domínio dos Cassol, assiste o surgimento do clã Benetti, liderado pela prefeita Milene Motta, candidata a reeleição no pleito do ano vindouro.
Também é nítida a presença de clãs em Jaru, onde os irmãos Batista da Muleta e José Amauri, com o guru Tomás Correia, demarcaram território desde os anos 90 e tem todas as condições de retomar o comando do Paço Municipal em 2008. Eles também mantém forte liderança na região da Bacia Leiteira.
Já em Ariquemes, o clã Amorim que elegeu um deputado federal e uma deputada estadual, tem os olhos voltados para a reconquista do Palácio do Cacau sede da prefeitura do município, onde se empoleirou o ex-deputado federal Confúcio Alves de Moura (PMDB), que deve disputar a reeleição.
Embora com lideranças definidas, Ji-Paraná não formou feudos. Na década de 80 uma dinastia foi iniciado com a dobradinha Sadraque Muniz e Orestes Muniz, mas não prosperou, embora a família emplacasse Agnaldo Muniz à Câmara Federal por mais duas legislaturas. Também com origem evangélica, o clã Viana não avançou. Na família Bianco apenas o ex-governador e atual prefeito José Bianco se mantém na disputa de cargos eletivos, enquanto que no clã Gurgacz apenas o ex-prefeito de Ji-Paraná Acir tem participado de eleições.
Dividida politicamente desde que nasceu em vista de uma colonização heterogênea, Porto Velho a capital de Rondônia não tem emplacado feudos políticos regionais. O governador Teixeira não teve sucessor a altura e seu filho não conseguiu se eleger a federal. Jerônimo Santana igualmente não formou grupo familiar. Nem os Erse, do falecido Chiquilito, tampouco os Camurças, os Soares Rodrigues, os Pianas, os Moreira Mendes, ou os Guedes. Os Erses mantém Davi Chiquilito vereador, dos Moreiras, Moreirão se elegeu mas não conseguiu emplacar o filho a estadual, enquanto que os Guedes ( liderado pelo ex-prefeito José) e os Soares Rodrigues (teve como grande líder Odacir) se revelam em franca decadência.
Via Direta
*** O PTN, que recentemente realizou encontro em Cacoal planeja seu crescimento em todo estado nas eleições de 2008 *** O tempo ajuda e o Devop vai cortando o estradão para ligar São Carlos e a zona ribeirinha via rodoviária com o restante do Estado *** A ex-deputada Nilce Casara estuda uma postulação a vereança pelo PP em Porto Velho no ano que vem *** Edgar do Boi está entusiasmado para disputar a prefeitura da capital pelo PSDC *** Já começa a correr trecho nos bairros.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri