Terça-feira, 2 de setembro de 2008 - 06h03
Eles gostam!
Como os prefeitos são apegados ao cargo. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios 44 dos 52 prefeitos rondonienses tentam permanecer no poleiro pleiteando reeleição. Na maioria absoluta destes municípios do estado o orçamento é magérrimo e o salário lá embaixo.
Nossos vizinhos
Assim como os prefeitos rondonienses, os alcaides do Acre e do Amapá não querem largar o osso. No Acre 18 prefeitos de 22 municípios, no Amapá em 13 de 15 municípios e assim por diante. É coisa de louco! O poder é uma coisa que fascina a classe política. E boa parte de quem disputa a reeleição largou na frente.
Corrida ao Amazonas
O anuncio e o lançamento do edital para a construção da ponte sobre o Rio Madeira já está abrindo uma corrida ao sul do Amazonas. Na BR-319 já se vê migrantes de outras partes do estado especulando pelo preço de terras ou mesmo se instalando a beira da rodovia que deverá ser muito movimentada com a conclusão da pavimentação até Manaus.
Cadê a oposição?
A oposição em Porto Velho anda com o facho baixo. A movimentação nos comitês dos candidatos oposicionistas é mínima denotando que as pesquisas internas também não são favoráveis. Alguns apostam ainda nas visitas de casa em casa, outros no horário gratuito. Mas já tem gente jogando a toalha e até reduzindo a carga de santinhos para seus candidatos a vereança.
Tem chiadeira
Em Ouro Preto do Oeste era para o atual secretário da Agricultura Carlos Magno e o ex-deputado estadual Haroldo Santos estarem abraçados e pulando cirandinha no palanque com Alex Textoni, candidato a prefeito, do PTN, ungido do governador Ivo Cassol. Segundo as reclamações locais o que se vê é os dois se fazendo de gatos mortos na campanha...
Mote de campanha
O prefeito Roberto Sobrinho (PT) repete com sucesso o mote de campanha passada ratando da regularização fundiária.Como já entregou quase dez mil escrituras tem mais credibilidade para falar deste projeto, que também foi imitado pelo governo estadual e algumas prefeituras do interior.
As diferenças
Percorrendo os bairros da capital no final de semana para fuçar em quantos anda a campanha eleitoral deu para constatar as diferenças de uma cidade que tem uma porção rica e uma periferia pobre ao mesmo tempo. Na região do Cidade Nova, mulheres carregando baldes de água nas costas, como na seca Nordestina. Na região do Alfhaville vários condomínios residenciais de alto padrão.
Disputa acirrada
É dura, muito dura a disputa pelos 16 cargos de vereadores de Porto Velho. Na andança pelos bairros, acompanhando os trabalhos de um instituto de pesquisas, constatei uma disputa palmo a palmo. Falei com moradores de uma casa no bairro Tancredo Neves, que foi visitada por nove candidatos em menos de uma semana.
CPI da Pedofilia
Quando a CPI da Pedofilia - montada no Congresso Nacional, para investigar abusos sexuais chegar à Rondônia vai ter muito o que apurar. Como uma praga, a pedofilia tem se espalhado e, como em outros estados, também tem político no meio. Infelizmente a impunidade tem protegido os pilantras. Mas tem processos ainda em andamento.
Nas cachoeiras
Para proteger reprodução de peixes, desde domingo a Secretaria de Meio Ambiente, o Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros aumentaram a fiscalização nas cachoeiras de Santo Antônio, Jiral, Caldeirão do Inferno e Santo Antônio, visando ações predadoras dos pescadores. Quem desrespeitar a legislação terá o equipamento aprendido e será autuado criminalmente. Fica o aviso.
Do Cotidiano
Nosso folclore político
Do nosso rico folclore político tenho pinçado através dos tempos passagens das mais pitorescas e curiosas. Neste espaço já foram contadas as histórias de uma amante de um governador que "governava" no antigo território, do caso da terrível "bomba" num trio elétrico de Múcio Athaide, de "atentados" Rondônia afora, e até de um deputado federal que invadiu uma colônia de naturalismo (mudistas) e participar do evento na marra etc, etc.
Hoje quero lembrar de uma homenagem a um pioneiro rondoniense, o Francisco Gomes, do Incra, que resultou numa baita gafe do ex-deputado estadual Leudo Buritis (PTB) lá da capital da BR. Buriti, que é advogado é um verdadeiro língua solta e volta meio comete suas papagaiadas.
Como se sabe, Gomes tinha sido escalado para integrar uma comissão destinada a cuidar da criação de novos municípios. Entre as bandas do Vale do Jamari e Bacia Leiteira estava brotando um próspero povoado do qual o funcionário do Incra cuidava com carinho. Por ele tratar do projeto, resolveu prestar uma homenagem a sua esposa Anary. Então estava pronto: o nome da nova cidade que estava se formando se chamaria Vale do Anary.
Pelos seus longos serviços prestados à Rondônia, o então deputado Leudo Buritis resolveu prestar uma homenagem a Francisco Gomes em vista da sua larga folha de serviços prestada ao nosso amado estado de Rondônia.
Como de praxe quando ocorre as homenagens no plenário da Assembléia Legislativa, o autor vai a tribuna tecer louvaminhas e enfatizar a história do homenageado que leva toda família e amigos para o evento. E foi o que o zeloso parlamentar jiparanaense fez.
Abriu o discurso enaltecendo o homenageado em seguida fez o arrazoado lembrando a trajetória de Francisco Gomes pelos rincões rondonienses. Aí veio a justificativa do nome da cidade: "naquela época sua esposa era jovem e bela e ele resolveu dar o seu nome para aquele povoado que estava nascendo". Ao lado alguém cutucou o parlamentar dizendo que aquele "outrora jovem e bela" ela estava presente com seus familiares ao acontecimento - não estava gostando nadica de nada das comparações. Afinal, Leudo estava querendo dizer o que daquela mulher que tinha doado seu nome para uma cidade? Leudo gaguejou tentou corrigir, mas a gafe estava pronta e acabada.
A cerimônia prosseguiu sem maiores gafes e Leudo Buriti fez como se nada tivesse acontecido. Emocionados com a homenagem nem Francisco Gomes, tampouco Anary chiaram e tudo acabou em festa. Que todo mundo se cuide com a boca grande de Buriti. Ele é o rei das gafes!
Via Direta
*** Hoje é dia de definição para o futuro político do senador cassado Expedito Júnior com o julgamento de mais um recurso no TSE *** Ele tem protelado a saída com intermináveis recursos *** Prosseguem os entendimentos para colocar um fim no impasse entre produtores e laticínios sobe o preço do leite *** Em algumas regiões do estado o impasse caminha ontem para um acordo.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri