Quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 05h29
Onde vamos parar?
È mensalão petista de um lado, é oração da propina do DEM, de outro, a dança da impunidade dos congressistas, dinheiro na cueca dos políticos em geral. E onde vamos parar com tanta maracutaia? Em Rondônia a coisa prospera com os esquemas montados e vai desde a venda de marmitex até o sistema de vigilância. Sempre com político no meio.
Escolha pacifica...
Que ninguém acredite que o processo de escolha do pré-candidato ao governo do PT Eduardo Valverde tenha sido pacífico. Nos bastidores quebrou o pau entre Eduardo Valverde, Roberto Sobrinho e Fátima Cleide. Quem se organizou melhor nas bases rurais, nos meios sindicais e na conquista do Diretório Estadual acabou levando. Foi o caso de Valverde.
Ganhas e perdas
O PT têm ganhos, mas também perdas com o lançamento do nome do deputado federal Valverde ao governo do estado. Ganha, porque terá um candidato afinado com as bases rurais e isso é extremamente importante no enfrentamento com os postulantes do interior. Mas perde também, porque sua nominata à Câmara Federal, ficou enfraquecida sem ele.
O mais feio do baile
E no âmbito petista, coube a senadora Fátima Cleide dançar com o mais feio do baile. Trocando em miúdos: ficou sob sua responsabilidade a peleja ao Senado, tendo pela frente o governador Ivo Cassol e o senador Valdir Raupp, dois gigantes da política rondoniense. Mas para quem já derrubou favoritos em 2002, não custa tentar de novo.
Eleições 2010
Estão praticamente definidos os pré-candidatos ao governo em 2010, mas a lista poderá ser ampliada caso haja a cassação do governador Ivo Cassol e vice João Cahulla. Neste caso, o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) entronizado no Poder, teria força para impor sua postulação a “reeleição” a base aliada.
Temas relevantes
A Câmara dos Deputados discute temas relevantes e que interessam a Rondônia ao longo desta semana. Nesta quarta feira entra em pauta, nas comissões técnicas, a questão da sinalização das rodovias brasileiras e a situação dos trabalhadores em mineração. Os assuntos serão acompanhados pela bancada federal do estado
Policiais e bombeiros
Na quinta feira, portanto, amanhã, entra em discussão à problemática da segurança pública e o crime organizado, além da situação funcional dos policiais e bombeiros militares do antigo Distrito Federal e dos ex-territórios federais de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.
Rondônia, 28 anos
O Estado de Rondônia começa a se preparar para as festividades alusivas aos 28 anos de criação, que vai acontecer no próximo dia 22 de dezembro. Tradicionalmente as festividades são desenvolvidas pelo Palácio Presidente Vargas no dia 4 de janeiro, o que tem motivado polêmica entre historiadores, comerciantes, políticos etc.
Obras em parceria
O presidente do Sinduscon-RO, Chagas Neto enfatizou ontem a parceria desenvolvida pela entidade com as esferas municipal, estadual e nacional. A entidade, através de suas afiliadas, tem participado da construção de moradias, rodovias, saneamento básico etc. Para ele, Rondônia vive o seu apogeu e tem muito a ver com as prioridades do presidente Lula, do governador Ivo Cassol e do prefeito da capital Roberto Sobrinho.
Do Cotidiano
O café afia suas garras
Criticado por muitos como prejudicial à saúde, o café, que já foi um símbolo do Brasil, mais tarde escamoteado pela Colômbia, parece fadado a conhecer melhores dias. Apesar da qualidade do café estar mais associada no Primeiro Mundo à Colômbia que ao Brasil, lideramos de longe o ranking de maior produção. Mas apesar de tirar da terra uma safra fantástica, a cafeicultura amarga problemas que nem o açúcar dos discursos oficiais consegue adoçar.
O próprio ministro Reinhold Stephanes reconhece que os problemas enfrentados pela cafeicultura brasileira se devem, em grande parte, à ineficiência do governo ao aplicar as políticas de sustentação de preços: “Se o produtor vai colher em abril, ele tem que receber crédito em abril, mas não é o que tem acontecido. Tem vezes que o crédito só chega em julho”, disse Stephanes.
O governo vai aplicar mais R$ 2 bilhões até junho de 2010 para apoiar os cafeicultores brasileiros por meio de prorrogação de dívidas, da criação de uma linha de crédito e redução de juros. Assim, enquanto os trilhos começam a ficar limpos para o cafeicultor, a pesquisa em torno dos efeitos da rubiácea no organismo humano progridem e mostram usos alvissareiros para o café nosso de cada dia.
Moderação e excesso – No Brasil, já há estudos segundo os quais o café ou não faz mal ou até faz bem para o coração. Fica por conta da tradição: toda moderação é saudável, todo excesso é maléfico. Agora, trabalhos anteriores feitos no Centro de Pesquisa sobre a Doença de Alzheimer da Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos, mostraram que a administração de cafeína no início da vida adulta preveniu a manifestação de problemas de memória em camundongos modificados geneticamente para desenvolver sintomas de Alzheimer quando idosos.
As simulações não são conclusivas, obviamente, mas são indicativas de tendências. “Os novos resultados fornecem evidências de que a cafeína pode ser uma alternativa viável para o tratamento da doença já estabelecida, e não apenas como uma estratégia preventiva. Isso é muito importante, pois o consumo de cafeína é seguro para a maioria das pessoas. Ela entra facilmente no cérebro e aparentemente afeta diretamente o processo da doença”, disse Gary Arendash, da USF, um dos coordenadores das pesquisas.
Como uma coisa leva a outra, esse estudo também teve uma origem, há alguns anos, com a publicação de uma pesquisa feita em Portugal, apontando que pessoas com Alzheimer haviam consumido menos café nos 20 anos anteriores do que outros sem a doença. Em resumo, a doença pegou mais quem tomou menos café.
Via Direta
*** Na tentativa de fazer bons negócios às legendas de aluguel vão à luta*** Algumas nem se entendem como o PHS, virando um balaio de gatos *** Foi preciso o MP intervir pra uma solução na saúde pública e a coisa já começa melhorar no Pronto Socorro João Paulo II e em alguns postos municipais *** Sem medo de ser feliz, o vice-governador João Cahulla corre trecho no estado inaugurando obras.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,