Sexta-feira, 2 de outubro de 2009 - 19h23
Escalação petista
Embora só anuncie no final do ano, depois das eleições dos diretórios municipais e do regional, o PT já está com a escalação pronta para a disputa ao governo e ao Senado: ao Palácio Presidente Vargas, o deputado federal Eduardo Valverde, ao Senado Fátima Cleide, a reeleição. A sigla espera emplacar cinco deputados estaduais e três federais.
Uma farra partidária
A regra de troca de partidos, mesmo sob pena de perda de mandatos não foi respeitada pela classe política em todo país. Em Rondônia, uma penca de deputados e pré-candidatos, no apagar das luzes do prazo de filiações, mudou de legenda, buscando melhor acomodação para as disputas do ano que vem.
Predador na moita
Um dos maiores predadores de deputados estaduais da região do café, o empresário e pecuarista Zezinho do Leilão, de Cacoal, se filiou ao PP. É um dos nomes mais fortes na disputa a Assembléia Legislativa, mas vai enfrentar nomes igualmente fortes como a ex-prefeitura Sueli Aragão (PMDB) e a ex-vereadora Glaucioni Nery (PSDC).
Sede ao pote
Com sede ao pote, o senador Expedito Júnior (PSDB) é o pré-candidato ao governo do estado que mais corre trecho na atualidade pelos rincões rondonienses. Se fosse mais prudente, aguardaria algumas definições como a da sua cassação (o desgaste será inevitável), do apoio do governador Ivo Cassol (que estimula mais três nomes) etc.
Malandro é malandro...
Os políticos mais experientes estão maneirando as coisas, aguardando desgastes dos adversários, adiando entrada em campo (por causa das eventuais inegibilidades de Ivo, Cassol e Bianco, por exemplo) para examinar melhor o quadro. Já, Expedito, se transformou num furacão atropelando os demais postulantes da base aliada - e causando rachas.
...E mané é mané!
Se por um lado, Júnior acertou na opção da disputa (pelejar pelo Senado seria uma fria contra Ivo, Raupp e Fafá Cleide) e foi brilhante na estratégia de tomar o PSDB goela abaixo levando de brinde o DEM e o PPS, por outro lado causou rupturas na base governista podendo justificar a iniciativa do governador Ivo Cassol em buscar um nome de consenso
Mais pesquisas
O senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, que estimulou com pesquisas a candidatura ao governo de Expedito Júnior (PSDB), agora volta suas consultas eleitorais para estimular a senadora Fátima Cleide (PT-RO), disputar o governo do estado no ano que vem. Pelo que se vê, Raupp não quer concorrentes para a disputa ao Senado...
Baita trairagem
A conduta do clã Raupp (que estimulou Expedito e agora quer impulsionar Fátima Cleide ao governo), da dinastia Donadon (que sempre manda representantes aos encontros do PSDB de Expedito) e da familiocracia dos Muletas (com um pé na oposição e outro no governo) já enfraquecem - e sinalizam traição explícita para o candidato do partido Confúcio Moura.
Cassações em pauta
Foram menos de quinze dias de trégua. As cassações dos governadores, inclusive a do nosso, Ivo Cassol, voltarão à pauta ainda neste mês de outubro, com a decisão do STF em derrubar a suspensão dos julgamentos de cassações dos governadores, fruto de uma liminar do ministro Eros Grau.
Do Cotidiano
Maior envolvimento
Enquanto o envolvimento de jovens vai aumentando ano a ano na criminalidade, prossegue a polêmica as reações contrárias de órgãos e entidades assistenciais a proposta que tramita no Congresso Nacional que versa sobre a redução da maioridade penal. O projeto busca se transformar numa resposta a sociedade aos altos níveis de criminalidade praticados pelos menores de 18 anos, na incidência de assaltos, homicídios, latrocínios e, sobretudo o tráfico de drogas que se espraia até para a zona rural.
O presidente da Comissão Episcopal para Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CBBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, em documento ao Congresso Nacional pede aos legisladores que não reduzam a maioridade penal e que os menores de 18 anos sejam reeducados e recebam a correção necessária em ambientes próprios.
Tratando-se de Brasil, o pedido de educar alguém em “ambiente próprio” pode ser considerado um delírio. Cada vez mais as penitenciárias brasileiras estão apinhadas, a maioria recém egressa da adolescência e o governo brasileiro e as administrações estaduais não tem tido competência para resolver os problemas, nem de crianças, tampouco de adolescentes e adultos.
Como alternativa a redução da maioria penal, a CNBB aponta a adoção de medidas sociais educativas e políticas públicas para apoio aos menores e suas famílias, As autoridades religiosas também pedem muita atenção e vigor para a problemática do tráfico de drogas e seus responsáveis, um problema maior, porque pé pelo tráfico de drogas que grande parte desses menores é aliciada.
O bispo Pedro Luiz explica que a entidade pede medidas preventivas, não punitivas. Ele citou como exemplo bem sucedido a reformulação do sistema, a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM), no Estado de São Paulo, agora chamada de Fundação Casa. A igreja participa da reformulação que vem trazendo bons resultados. Cita que é só lembrar que há alguns anos não tem havido tantas rebeliões como na antiga FEBEM e isso decorre graças as mudanças no sistema.
Via Direta
*** O ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP) tem descido a lenha no atual prefeito Roberto Sobrinho por onde passa *** Como se sabe agora Camurça virou defensor da base aliada de Cassol *** Como é muito tigre para o mesmo capão, vereadores e secretários municipais petistas da capital estão trocando patadas nos bastidores *** È autofagia pura na disputa de cadeiras a ALE.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,