Terça-feira, 4 de agosto de 2009 - 05h48
Voltando a ribalta
Na busca de reabilitação política e apostando na fraca memória do eleitorado rondoniense, deputados estaduais e federais que foram punidos nas urnas nas eleições passadas estão de volta ao cenário político já com vistas as eleições do ano que vem. Parlamentares sanguessugas, deputados propineiros e “laranjeiros” já estão a espreita.
Coisa de louco!
Impressiona o montante de recursos que afirma o senador Valdir Raupp (PMDB) ter carreado para Rondônia nos últimos anos, via emendas parlamentares. Seria bom ele também discriminar o que realmente foi liberado de fato. Tanto o governador Ivo Cassol como vários prefeitos tem se queixado que muitas emendas acabam se transformando em brisa...
Poder feminino
As mulheres ameaçam a conquista da sua maior bancada na Assembléia Legislativa de todos os tempos no pleito de 2010. Seja na capital, com as vereadoras Mariana Carvalho, ou com a vermelhinha Elis, ou no interior com as ex-prefeitas Milene Mota (Rolim de Moura), Inês Zanol (Pimenta Bueno), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Sueli Aragão (Cacoal), Nega Cassol (Alta Floresta), o bicho esta pegando.
Nomes fortes
Na verdade, pela primeira vez depois de uma década as mulheres exibem musculatura para melhorar sua representação. O PT teve candidatas bem votadas as prefeituras, as Sônias de Jaru e Ouro Preto, e também em P. Médici e Colorado do Oeste, todas em condições de pleitear vagas na ALE. Temos ainda Glaucioni Néri (PSDC-cacoal), Ana da Oito (PV-Nova Mamoré), etc.
Origem humilde
O Estado de Rondônia realmente foi um eldorado para os migrantes. Políticos de ponta hoje no cenário regional tiveram um passado humilde: O governador Ivo Cassol foi caminhoneiro e transportava bananas para Manaus; o prefeito Confúcio Moura foi papa-defuntos em Goiás; Divino Cardoso, um camelô, Ernandes Amorim, empregado doméstico e assim por diante.
A nova geração
Mas a nova geração de políticos que esta chegando, seja de migrantes ou de filhos de migrantes, já desfruta de uma situação mais propícia para exercer as atividades na política: existem desde médicos, engenheiros, advogados, comunicadores, até herdeiros abastados, donos de faculdades, como é o caso de Porto Velho ou de empresários ascendentes como Tziu Jidaias de Ariquemes.
A força petista
Com uma senadora, dois deputados federais, quatro estaduais e prefeitos eleitos nos dois dos três maiores colégios eleitorais do estado, o PT encara com otimismo a conquista do Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Não pode ser diferente: a legenda esta em ascensão em Rondônia desde 2002 com a onda da estrela vermelha que elegeu Fátima Cleide e dois deputados federais.
Mais conquistas
Com as obras do PAC, a imagem de Lula, a boa performance do prefeito Roberto Sobrinho na capital, os petistas querem emplacar o novo governo(a), um senador(a), três federais e seis deputados estaduais em 2010. O próprio comando regional esta empolgado com a força da agremiação nos principais colégios eleitorais do estado sinalizando para candidatura própria ao governo no ano que vem.
Caravana do PMDB
Como nos velhos tempos de Tancredo e Ulysses, o PMDB promove caravanas para promover seus pré-candidatos ao governo do estado. No final de semana a mobilização aconteceu nos municípios do Vale do Jamari, território de caça aos votos do prefeito der Ariquemes Confúcio Moura.
Via Direta
*** Destacando a matéria “os bandidos estão nas ruas”, a edição de agosto da revista Momento já circula em RO, AC e AM *** Com o fim do recesso as coisas voltam a esquentar no Congresso para o afastamento ou renuncia do senador José Sarney *** Na primeira audiência pública na volta aos trabalhos legislativos a ALE-RO vai discutir a coleta seletiva de lixo.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/index.php - http://twitter.com/opiniaotv
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri