Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09




Voltando a ribalta

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de OpiniãoNa busca de reabilitação política e apostando na fraca memória do eleitorado rondoniense, deputados estaduais e federais que foram punidos nas urnas nas eleições passadas estão de volta ao cenário político já com vistas as eleições do ano que vem. Parlamentares sanguessugas, deputados propineiros e “laranjeiros” já estão a espreita.



Coisa de louco!

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de OpiniãoImpressiona o montante de recursos que afirma o senador Valdir Raupp (PMDB) ter carreado para Rondônia nos últimos anos, via emendas parlamentares. Seria bom ele também discriminar o que realmente foi liberado de fato. Tanto o governador Ivo Cassol como vários prefeitos tem se queixado que muitas emendas acabam se transformando em brisa...



Poder feminino 

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de OpiniãoAs mulheres ameaçam a conquista da sua maior bancada na Assembléia Legislativa de todos os tempos no pleito de 2010. Seja na capital, com as vereadoras Mariana Carvalho, ou com a vermelhinha Elis, ou no interior com as ex-prefeitas Milene Mota (Rolim de Moura), Inês Zanol (Pimenta Bueno), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Sueli Aragão (Cacoal), Nega Cassol (Alta Floresta), o bicho esta pegando.



Nomes fortes

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de OpiniãoNa verdade, pela primeira vez depois de uma década as mulheres exibem musculatura para melhorar sua representação. O PT teve candidatas bem votadas as prefeituras, as Sônias de Jaru e Ouro Preto, e também em P. Médici e Colorado do Oeste, todas em condições de pleitear vagas na ALE. Temos ainda Glaucioni Néri (PSDC-cacoal), Ana da Oito (PV-Nova Mamoré), etc.



Origem humilde

O Estado de Rondônia realmente foi um eldorado para os migrantes. Políticos de ponta hoje no cenário regional tiveram um passado humilde: O governador Ivo Cassol foi caminhoneiro e transportava bananas para Manaus; o prefeito Confúcio Moura foi papa-defuntos em Goiás; Divino Cardoso, um camelô, Ernandes Amorim, empregado doméstico e assim por diante.



A nova geração

Mas a nova geração de políticos que esta chegando, seja de migrantes ou de filhos de migrantes, já desfruta de uma situação mais propícia para exercer as atividades na política: existem desde médicos, engenheiros, advogados, comunicadores, até herdeiros abastados, donos de faculdades, como é o caso de Porto Velho ou de empresários ascendentes como Tziu Jidaias de Ariquemes.



A força petista

Com uma senadora, dois deputados federais, quatro estaduais e prefeitos eleitos nos dois dos três maiores colégios eleitorais do estado, o PT encara com otimismo a conquista do Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Não pode ser diferente: a legenda esta em ascensão em Rondônia desde 2002 com a onda da estrela vermelha que elegeu Fátima Cleide e dois deputados federais.



Mais conquistas

Com as obras do PAC, a imagem de Lula, a boa performance do prefeito Roberto Sobrinho na capital, os petistas querem emplacar o novo governo(a), um senador(a), três federais e seis deputados estaduais em 2010. O próprio comando regional esta empolgado com a força da agremiação nos principais colégios eleitorais do estado sinalizando para candidatura própria ao governo no ano que vem.



Caravana do PMDB

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de OpiniãoComo nos velhos tempos de Tancredo e Ulysses, o PMDB promove caravanas para promover seus pré-candidatos ao governo do estado. No final de semana a mobilização aconteceu nos municípios do Vale do Jamari, território de caça aos votos do prefeito der Ariquemes Confúcio Moura.

 

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de Opinião


Do Cotidiano

Semestre movimentado

A Assembléia Legislativa reabriu as portas ontem com as atenções voltadas para as eleições de 2010, mas seus deputados também estão de olho desde já na vacância do cargo do governador Ivo Cassol, cassado por compra de votos, cuja decisão deverá ser ratificada (a expectativa é geral, inclusive da base aliada) ainda no mês de agosto. 

Com um painel eletrônico novinho em folha para as votações, já licitando a nova sede que vai compor o Centro Civíco de Rondônia, ao lado do centro político e administrativo e das sedes dos tribunais da Justiça e do Trabalho, os parlamentares estaduais não falam em outra coisa: na eleição indireta do novo governador. 

Ocorrendo o pior, que é a confirmação de sua cassação, o governador Ivo Cassol já faz as contas e planeja o futuro da base aliada. Ele quer entronizar no seu cargo, o deputado Neodi de Oliveira (PSDC-Machadinho do Oeste), atual presidente da Assembléia Legislativa e apóia para assumir o cargo de Neodi seu fiel escudeiro Miguel Sena (PV-Guajará Mirim). 

A casa de leis rondoniense volta aos trabalhos menos apupada que nos semestres anteriores, já revelando um novo perfil. Majoritariamente habitada por novos parlamentares, inexperientes, as trapalhadas se sucediam, inclusive no campo. 

Administrativo. A própria mesa diretora batia cabeça entre seus membros gerando uma crise atrás da outra nos idos de Alex Testoni, vice-presidente, hoje no exercício do cargo de prefeito de Ouro Preto do Oeste. 

Mais maduro, e principalmente evitando escândalos, o Parlamento estadual depois de um bom tempo já merece um crédito de confiança da população para o final desta legislatura. E as audiências públicas têm passado Rondônia a limpo da segurança pública a pedofilia. 

A necessidade da reeleição, a constatação da existência de fortes predadores em suas bases e uma forte tendência da renovação dos quadros políticos devem movimentar os deputados estaduais com maior independência do Poder Executivo nesta reta pré-eleitoral. 

A grande verdade é que os deputados estaduais vão enfrentar pesos pesados da política regional – Carlinhos Camurça, Sueli Aragão, Melki Donadon – e outros ex-prefeitos de perfil vitorioso como Dedé de Melo, Milene Mota, Inês Zanol e Lucia Tereza( quase todos ex-deputados) e a máquina governista apoiando Jaqueline Cassol – e só aqueles bons de votos de verdade vão conseguir se manter no poleiro. 

Como a necessidade faz o sapo pular, os deputados estaduais estarão mais independentes em busca da sobrevivência política e isso poderá até resgatar a imagem manchada pela subserviência ao Poder Executivo ao longo desta legislatura.



Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 04/08/09 - Gente de Opinião*** Destacando a matéria “os bandidos estão nas ruas”, a edição de agosto da revista Momento já circula em RO, AC e AM *** Com o fim do recesso as coisas voltam a esquentar no Congresso para o afastamento ou renuncia do senador José Sarney *** Na primeira audiência pública na volta aos trabalhos legislativos a ALE-RO vai discutir a coleta seletiva de lixo

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/index.php  - http://twitter.com/opiniaotv  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)