Sábado, 4 de outubro de 2008 - 07h40
Último debate
Ao meio de combinações entre os candidatos da oposição para encurralar o prefeito Roberto Sobrinho (PT), a TV Rondônia, que barrou a participação do tucano Hamilton Casara, realizou o último debate da temporada na última quinta-feira à noite. Foram duas horas de confronto entre ataque (oposicionistas) e defesa (prefeito).
Sem novidades
O debate não apresentou qualquer novidade em condições de reverter o quadro que continua amplamente favorável para o prefeito Roberto Sobrinho no pleito deste domingo. Como fato curioso, o tucano Casara mandou recado pelo vermelhinho Adilson Siqueira (PSOL) que continua no páreo, ou seja, que é candidato a prefeito na capital.
A melhor impressão
Com as melhores propostas para trânsito e turismo e mais uma vez se mostrando afiado com relação ao plano diretor de Porto Velho, David Chiquilito Erse, me causou a melhor impressão. Foi mais desenvolto que nos debates anteriores e soube marcar bem suas posições, com competência. Diga-se de passagem, segundo o Congresso em Foco, é o único candidato na capital sem ter processo na justiça.
Mais tranqüilo
Por sua vez, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) se mostrou bem mais tranqüilo que nos debates anteriores. Já habituado com as pedras oposicionistas algumas delas foram repetidas o representante petista tocou melhor o bonde e catimbou o jogo se fez de desentendido, de gato morto quando lhe foi conveniente. No mais vendeu seu peixe, pois tem muita obra para mostrar.
A desfaçatez
Do lado de Garçon diga-se de passagem foi o seu melhor desempenho nos três debates o que se vê é muita desfaçatez. Não se fez de rogado em dizer que resolveu os problemas fundiários de Candeias do Jamari, que foi o melhor prefeito de Rondônia no cumprimento de seu mandato, etc. Sapecar é com ele mesmo.
Com estratégia
Mas quem cumpriu melhor seu papel como candidato da oposição na busca da polarização com o prefeito, foi Alexandre Brito (PTC). Durante todas as discussões, ele e Adilson Siqueira do PSOL, foram à mosca na sopa do prefeito Roberto Sobrinho, desencavando problemas para o alcaide a cada debate. Em tom de escândalos largavam o porrete no prefeito.
Uma oportunidade
A exemplo dos programas anteriores, Mauro Nazif cutucou como pode o prefeito, pedindo ao eleitorado uma oportunidade para administrar Porto Velho, já que perdeu as eleições a prefeito duas vezes. Adilson Siqueira (PSOL), que bateu no peito e rotou honestidade, denunciou Sobrinho por ter alguns processos, mas esqueceu que ele também tem pendências na justiça, conforme o Congresso em Foco.
Esforço concentrado
A oposição jogou todas as suas fichas nos últimos dias tentando jogar a eleição para o segundo turno. Nas eleições passadas o fogo cerrado funcionou em cima do favorito e Mauro Nazif acabou despencando. Nas eleições deste ano o petista Roberto Sobrinho se mostra bem mais consistente, mesmo porque tem os formadores de opinião ao seu lado.
Pau no Garçon
Com pesquisa na mão e sabendo com isso que se houver segundo turno, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) leva a melhor sobre ele, Alexandre Brito durante o confronto na TV Rondônia também esculhambou o ungido do governador Ivo Cassol. Armou uma cilada para desmascarar o adversário e se deu bem. Não se sabe, no entanto, se com isso conseguirá superá-lo nas urnas.
Haja processos!
Por último, como se viu, quem mais cobrou moralidade durante os debates realizados na capital foi Alexandre Brito. E chegava até esbravejar pela moral e os bons costumes. Pois é, justamente este arauto da moralidade é, que é o candidato com o maior numero de processos na justiça em Porto Velho. Coisas da política...
Do Cotidiano
Eleições 2008
A véspera do pleito deste domingo, a população do o estado de Rondônia, vai às urnas nos seus 52 municípios. O que se vê é um quadro favorável à reeleição em alguns municípios casos de Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes e muitas dificuldades de permanência dos prefeitos em outros, como se observa em Guajará Mirim, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.
Em Porto Velho, com um eleitorado de quase de 260 mil eleitores, onde pode ter eleição em dois turnos, a parada poderá ser resolvida já no primeiro. A média de pesquisas aponta para esse caminho
O que se vê na capital é que mesmo sob um clima de denuncismo, não ocorreu algum fato novo para alterar o quadro vigente. Alicerçado num eficiente programa de obras, no bolsa família, na regularização fundiária, o prefeito Roberto Sobrinho se transformou numa candidatura suprapartidária. Tem recebido adesões até dos anti-petistas (que é uma facção enorme na capital).
Por outro lado, nos últimos dias têm ocorrido algumas viradas no interior. E na maioria delas, seja em cidades de porte médio como Presidente Médici e Colorado do Oeste, tem o PT no meio, demonstrando claramente que a popularidade de Lula esta causando mais uma onda vermelha no estado.
Em Ji-Paraná as projeções mostram boa parte dos formadores de opinião embalando a candidatura a reeleição do prefeito José Bianco (DEM), ocorrendo a mesma coisa em Ariquemes, com Confúcio Moura (DEM). Ambos pilotam grandes alianças partidárias.
No geral, o PMDB dá pinta de ser o partido a emplacar o maior numero de prefeitos e vereadores no estado, seja com candidaturas próprias ou em alianças. Com candidaturas próprias a legenda é ponta em colégios eleitorais importantes como Jaru, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura. Como vice, o partido de Valdir Raupp, esta bem situado em Porto Velho e Cacoal.
Fora das garras da aliança PT-PMDB estão colégios eleitorais como Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno. No computo geral a frente de oposição formada pelo eixo PT/PMDB/PDT deve levar ampla vantagem sofre as candidaturas apoiadas pelo governador Ivo Cassol. Se isso vai adiantar alguma coisa para 2010, não se sabe. Nas eleições municipais de 2004 com amplas vitórias da frente oposicionista - não houve reflexos. Muito pelo contrário, Cassol se agigantou.
Via Direta
*** Rondônia voltou à ponta nas estatísticas de queimadas nos últimos dias. É lamentável *** Revoltado, o tucano Hamilton Casara não aceitou uma entrevista de compensação por ter ficado fora do debate da TV Rondônia *** O PMDB já aposta em vitória em Espigão do Oeste *** Logo depois das eleições as lideranças de Extrema e Tarilândia voltam à luta pela emancipação.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri