Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 05/04/08


 

Uma coluna sem papas na língua 05/04/08 - Gente de OpiniãoLa Niña conspira

Os efeitos do fenômeno La Niña conspiram contra o pacote de obras anunciado recentemente pelo prefeito Roberto Sobrinho (PT) em Porto Velho. De acordo com os cientistas, as chuvas devem se prolongar pelo menos mais 40 dias na região amazônica por conta das alterações climáticas nestas bandas. O petista deveria pedir clemência São Pedro.


Uma coluna sem papas na língua 05/04/08 - Gente de OpiniãoPeleja de Ariquemes

O município de Ariquemes terá pelo menos três pré-candidatos correndo trecho nos próximos dias, além do prefeito Confúcio Moura (PMDB) que vai pleitear a reeleição:  o pecuarista Lourival Amorim (PSDC), o ex-prefeito de Cacaulândia Adelino Follador (DEM) e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

A dança dos caciques

Os caciques de Presidente Médici ainda não chegaram a uma conclusão sobre a sucessão de Charles Modro, o atual prefeito, que numa gestão desastrosa, governa sob a chibata da oposição. Tanto o deputado estadual Chico Paraíba (PMDB) como o ex-prefeito Antônio Geraldo (DEM) ainda estão em cima do muro.

Cotado para vice

Tido como pré-candidato a prefeito do PMDB, o comunicador Edvaldo Soares, pode se transformar em vice de algum postulante ao Palácio Urupá em Ji-Paraná. Os entendimentos prosseguem. Sabe-se que dois pretendentes a prefeitura já sondaram o radialista para uma aliança, inclusive Joarez Jardim, que conta com o respaldo do governador Ivo Cassol.

Base aliada

Ao contrário das eleições municipais de 2004, quando seus aliados levaram pau de Porto Velho a Rolim de Moura, em 2008, o governador Ivo Cassol tem  melhores cartas nas mangas. Em Guajará, com o deputado estadual Miguel Sena (PV), em Ouro Preto com Carlos Magno (DEM), em Vilhena com Zé Rover (PP), em Cacoal com Glauciony Neri (PSDC),  em  Porto Velho com Lindomar Garçon (PV).

Uma coluna sem papas na língua 05/04/08 - Gente de OpiniãoA ressurreição

Com apoio do Diretório Nacional, os  cardeais tucanos Hamilton Casara e Carlos Eduardo promovem a ressurreição do PSDB em Rondônia. O partido tem definidas 15 pré-candidaturas no estado e entra na briga em colégios eleitorais importantes como Porto Velho (com o próprio Casara), em Jaru (com Neuma Guedes), em Ji-Paraná (com Zé Otônio) e em Cacoal com Luís Contec.

Jogo de estratégia

O excesso de candidatos na oposição beneficia claramente os prefeitos que pleiteiam a reeleição no estado. São os casos de Roberto Sobrinho, na capital, Confúcio Moura em Ariquemes, José Bianco Ji-Paraná e Marlon (ou Melki) Donadon em Vilhena. O mesmo ocorre em Pimenta Bueno, com Augusto Praça (PMDB). 

A fragmentação

Se em Porto Velho, a fragmentação dos votos pode levar o pleito a um segundo turno,  renovando as esperanças da oposição, já no interior do estado, onde não existe esse mecanismo destinado aos municípios com mais de 200 mil eleitores, os alcaides atuais devem levar vantagem sobre os oponentes. A oposição não se entende.

Presas fáceis

Já, nos municípios onde os prefeitos foram cassados, casos de Guajará Mirim, Jaru e Ouro Preto do Oeste, os respectivos substitutos tiveram fraco desempenho e estão se tornando presas fáceis para a oposição. Respectivamente os prefeitos Dedé de Melo, Ulysses Borges e Brás Rezende, enfrentam predadores vorazes sem seus redutos.

Uma penca

Uma verdadeira penca de secretários municipais deixou a administração Roberto Sobrinho para disputar as 17 vagas da Câmara de Vereadores na capital, tornando dentro do âmbito da legenda petista, uma briga de foice no escuro. Que José Wildes e Hermínio se benzam, pois vão enfrentar os ex-secretários Cláudio Carvalho, Benedita Nascimento, Sid Orleans, Mário Sérgio, Edson Silveira e Epifânia Barbosa.

Do Cotidiano

Modelo no meio rural

Consideradas modelo para o sistema educacional no meio rural, muitas das 240 escolas famílias agrícolas implantadas no Brasil tem dificuldades para se manter e formar mão-obra técnica que ajude alavancar a agroindústria. Em Rondônia, um estado formado por pequenas propriedades, estes educandários se ressentem de maior aporte de recursos das esferas governamentais e por esse motivo o deputado Dantas do PT formulou projeto visando a estadualização dos estabelecimentos rondonienses.

Dantas concluiu sobre a necessidade de estadualizar os colégios depois de um encontro na Escola Família agrícola dUma coluna sem papas na língua 05/04/08 - Gente de Opiniãoo Vale do Paraíso, município de pequeno porte, encravado na Bacia Leiteira, cuja população tem toda sua economia voltada a agricultura e a pecuária.

A viabilidade técnica pedagógica e administrativa destas instituições escolares, pelas reivindicações apresentadas, dependem de maior aporte de recursos e apoio da administração estadual. Os colonos se ressentem da formação de técnicos e a Escola do Vale do Paraíso tem atendido essas expectativas na região.

Através de emendas parlamentares, a Assembléia Legislativa do Estado, por iniciativa do parlamentar petista está abrindo melhores perspectivas para a operacionalidade destes estabelecimentos, mas além disso, conforme se constatou nas reuniões com os pais e professores dos alunos será necessário do respaldo do governo estadual para manutenção e ampliação dos serviços prestados a comunidade estudantil daquele meio rural.

Ao conclamar  o governador Ivo Cassol a atender as reivindicações das famílias e estudantes, o professor Dantas explicou da necessidade deste modelo se expandir para outros municípios, já que com as Escolas Agrícolas formando profissionais, os colonos terão melhor suporte para suas atividades e  maior acesso as tecnologias tanto no cultivo de cereais como na criação de gado, na industrialização do leite e derivados.

Se depender da Assembléia Legislativa e do governo do estado a sobrevivência destas instituições interioranas estão garantidas. Tanto o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos como o governador Ivo Cassol assumiram o compromisso de dar prioridade as reivindicações dos professores e pais de alunos, em vista do largo alcance que as escolas agrícolas tem no estado.

Via Direta

*** No Rio de Janeiro políticos com fichas sujas não terão registros de candidaturas, conforme anuncia o TRE local *** Uma medida que deveria ser estendida aos outros estados, moralizando a política *** No Congresso Nacional já está aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça a construção de salas de aulas nos presídios *** Os apenados do Urso Branco agradecem penhoradamente.  

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)