Sexta-feira, 5 de junho de 2009 - 06h31
Encontro do PSOL
O PSOL, que deverá ter candidatura própria ao governo do estado no ano que vem, realiza nesta sexta-feira encontro em Porto Velho para discutir sua política de alianças e um programa de filiações. O presidente regional Adilson Siqueira fará uma exposição aos convencionais sobre a situação da agremiação no estado.
Cruzado petista
A denuncia da senadora Fátima Cleide (PT-RO), de que o governador Ivo Cassol, devolveu, por falta de planejamento, recursos à União destinados ao transporte escolar, ecoa de Sagarana a Yata. Foi um cruzado da senadora no queixo do governador, acostumado a descer a lenha nos petistas de forma em geral. E ela matou a cobra e mostrou o pau.
Bando de avestruzes
O lamentável neste episódio das perdas das verbas do transporte escolar é que centenas de crianças serão prejudicadas nos municípios rondonienses. E não poderão contar com apoio da maioria dos deputados estaduais, tampouco com a direção da Associação Rondoniense de Municípios - ARON, infestadas de cassolboys, que silenciaram neste episódio.
Uma façanha
Mas se Ivo cochilou, no caso do transporte escolar, tem todos os méritos no encaminhamento da solução do caso dos invasores da reserva Bom Futuro. Foi, de fato, uma façanha a troca da área da reserva federal pela estadual de Rio Vermelho. Criada dentro da reserva, a localidade de Rio Pardo já virou distrito e tem uma população de quase 3 mil habitantes.
Idéia de Cahula
Não sei se foi para valorizar seu pré-candidato ao governo, João Cahula, ou algum eventual gesto de humildade, mas Ivo lembrou que a idéia da troca das áreas das reservas foi do seu vice-governador, que merece, por conseguinte, todas as honrarias lá pelas bandas de Rio Pardo. È claro, que El Bigodón, vai preferir receber a retribuição dos moradores em votos...
Legislação eleitoral
A novela não tem fim. A falta de consenso entre os partidos ocasionou uma paralisação sobre a reforma política na Câmara dos Deputados. Mesmo assim, o presidente da Casa de Leis Michel Temer (PMDB-SP) quer discutir propostas de mudanças na atual legislação eleitoral. Ele defende que as alterações sejam válidas já nas eleições do ano que vem.
Possíveis alterações
Entre as possíveis alterações da legislação eleitoral para o ano que vem estão propostas de financiamento público de campanha, proibindo empresas de financiar campanhas, sendo estabelecido um teto para que as pessoas físicas possam fazer doações. Também entram em pauta as propostas que permitem a pré-campanha eleitoral e libera as prévias partidárias.
Nas articulações
De volta a política desde a eleição do seu filho Jean de Oliveira (PSDB) à Câmara de Vereadores na capital, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira, esta de volta as articulações. Ele estaria apoiando uma chapa de oposição a atual diretoria da Associação dos Servidores do Poder Legislativo – Sindler.
A chiadeira
Sem citar nomes – porque o ex-presidente tem grande afinidade com os servidores – em nota aos associados, o Sindler reclama da existência de um ex-deputado na articulação da chapa oposicionista, lembrando ainda, que nas administrações passadas, a entidade tinha se afundado em dívidas. Certamente, não por culpa de Carlão que tratava os dirigentes do Sindler a pão de ló...
Do Cotidiano
Rusgas na base aliada
Em Rondônia, tudo na política passa pelo governador Ivo Cassol, o inimputável. Não bastasse as constantes encrencas com a oposição, pendengas com os demais poderes, nosso mandarim vive de rusgas até com seus aliados, esse um ponto até agora inexplorado pelos analistas políticos tupiniquins.
Na base aliada, sua relação é de tapas e beijos e isso vale para todos seus devotos, em todas as agremiações de sustentação de seu governo. Quem não lembra, por exemplo, que depois de apoiar a reeleição do atual presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos, conspirou contra o aliado, quase o derrubando do poleiro, através de fogo amigo? Mais recentemente o fiel escudeiro do governador o deputado Miguel Sena, bombardeou Neodi pela imprensa, mas passaram poucos dias, e Cassol e o presidente da ALE, estavam de novo, lado a lado, coleguinhas. Fala-se até numa dobradinha ao Senado entre os dois, com a desistência do projeto da candidatura do deputado estadual Jidaias Tziu.
Volta e meia, aliados falam – em tom temeroso até - de temíveis fitas gravadas, como aquelas divulgadas no Fantástico e que marcaram a reviravolta do seu impeachment na legislatura passada. Outros, quando visitam o governador na residência oficial, chegam desconfiados, olhando pelos lados, com sorriso meio amarelo.
Amigo do peito mesmo, só o vice-governador João Cahula. Se dependesse de Ivo, ele seria o próximo governador, tocando suas obras – que, diga-se de passagem, são muitas espalhadas pelo estado – e algumas que vão marcar seu nome para sempre na história de Rondônia, como o Centro Político Administrativo.
Com projeto de se eleger ao Senado em 2010, levando na garupa mais um senador, emplacando seu sucessor, eleger com sua poderosa base aliada, cinco deputados federais e pelo menos 15 estaduais, Ivo já desenha sua estratégia para as eleições de 2010, mesmo com a navalha da cassação acariciando seu pescoço.
São tantas táticas, que algumas parecem até um jogo de chama-derrota. Está brigado com todo funcionalismo público, muitos empresários começam a se afastar de seu governo e, 22 secretários do seu primeiro escalão se atiram na disputa de vagas a Assembléia Legislativa, com seu respaldo Isso era, para no mínimo, causar uma revolta generalizada no Poder Legislativo, mas ninguém teve coragem por lá, pelo menos para chiar desta crocodilagem. E assim vai navegando nosso governador: um adversário temível e pelo que se vê, inimputável...
Via Direta
***Ao meio de polêmicas e de impasses, projetos como a construção da hidrelétrica e Jirau a pavimentação da BR- 319 estão avançando *** A população do bairro Nacional mais uma vez vai sofrer as conseqüências de uma Expovel *** Durante o evento o único acesso ao bairro, à estrada do Belmonte, acaba obstruída.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri