Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 05/09


Disputa a dentadas
Nem mesmo o conselheiro Hugo Motta estava sepultado e já começava uma briga a dentadas na classe política rondoniense pelo seu posto de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado –TCE. Já existia manifestações de cobiça sobre seu cargo ainda no velório. Nossos políticos estão cada vez mais afoitos, cada vez mais ávidos.

Baita chiadeira
Preparem-se para a chiadeira dos prefeitos rondonienses. O IBGE vai publicar no final do mês o resultado final do censo 2007 em Rondônia e as amostras em domicílios vão mostrar que vários municípios importantes sofreram redução populacional por causa da migração ocorrida para as novas fronteiras agrícolas no estado.

Redução nos repasses
O maior problema para os municípios que perderam habitantes é a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios –FPM. Com pires na mão a maioria dos prefeitos não consegue atender suas demandas sociais e em alguns deles, com baixa arrecadação, sobrevivem praticamente com os repasses do estado e da União.

Fraudão em cavalos
Depois que alguns municípios mineiros e paranaenses adotaram como lei o uso de fraudões em cavalos para reduzir a sujeira nas ruas, a moda chegou ao Rio de Janeiro. A nova ordem não tardará a aparecer em Rondônia já que tem vereador useiro e vezeiro em copiar projetos polêmicos de outras municipalidades. No mais, a lei é feita sob medida para o período da Expovel, quando se realizam cavalgadas.

PTN apóia
O deputado estadual Alex Textoni tem respaldo do seu partido, o PTN, para lançar uma pré-candidatura a prefeitura de Porto Velho no ano que vem. No encontro do partido realizado no final de semana o parlamentar recebeu apoio de ribeirinhos e funcionários públicos. Para ser candidato, Textoni vai precisar mudar seu domicílio eleitoral de Ouro Preto para a capital até o final deste mês. É factóide?

Recursos e emendas
Com o propósito de carrear recursos para a saúde pública do seu município e tratar de outros assuntos relacionados a São Miguel do Guaporé, o prefeito Paulo Nóbrega (PTB) percorreu Segunda-feira órgãos públicos estaduais e a Assembléia Legislativa. O prefeito pleiteia uma ambulância para atender a comunidade.

Ganhando impulso
Conforme o prefeito Nóbrega, o município de São Miguel está ganhando impulso com a implantação de um campus da Unir e de um frigorífico que vai  gerar emprego e renda. Com dois distritos – Santana e Bom Sucesso – o município também capta recursos para manter sua malha de estradas vicinais bem conservadas, já com vistas ao inverno amazônico que se aproxima.

O legado de Teixeirão
Numa reportagem especial sobre a história política de Rondônia, a revista Momento Brasil que circula no final de semana, focaliza o legado deixado pelo mito Teixeirão. Suas obras, a traição que sofreu da classe política, a vida e a queda do ex-governador num dos momentos mais importantes de Rondônia que vivenciava nos anos 80 seu apogeu migratório.

Orçamento participativo
Para definir prioridades no orçamento do município, a prefeitura de Porto Velho abre uma série de audiências públicas nos próximos dias. Os técnicos da Secretaria do Planejamento começaram a programação na última sexta-feira no bairro Nova Esperança e prosseguem hoje no bairro Igarapé, na Zona Leste, que sofre com problemas de inundações, falta de pavimentação, entre outros problemas.

Creches, patrulha e DI
Porto Velho tem um leque de problemas desde água e esgoto até segurança pública. Mas temas como creches nos bairros operários, reforços de aportes para a patrulha escolar  e a implantação do Distrito Industrial da capital também merecem um lugar de destaque nas discussões abertas pela equipe do prefeito Roberto Sobrinho. 

Do Cotidiano

A luta dos ambientalistas

Um grupo de pelo menos 100 fazendeiros se uniram em Juina para expulsar da cidade ativistas do Greenpeace, membros da Opan (Operação Amazônia Nativa) e dois jornalistas franceses que queriam documentar áreas recém-desmatadas e mostrar a relação do povo indígena Enawene Nawe com a agricultura, a pesca, a floresta e seu papel em preservar a biodiversidade. O conflito existe porque os indígenas reivindicam uma área pertencente aos fazendeiros e que ficou de fora da demarcação. A gleba Rio Preto é fundamental para os rituais sagrados de pesca e a própria sobrevivência dos Enawene, uma vez que eles não se alimentam de nenhum tipo de carne vermelha. A presença das equipes na cidade causou alvoroço. Três fazendeiros se dirigiram ao Imperial Palace Hotel, cujo dono também possui terras na região, para saber quem eram os novos hospedes. No dia seguinte, um grupo de pelo menos 30 fazendeiros intimou sete pessoas das organizações, alem dos dois jornalistas europeus, a comparecer a uma audiência publica na Câmara da cidade. Dando murros na mesa e em tom de voz autoritário, o prefeito Hilton Campos afirmou que não permitiria a presença das equipes na terra Enawene. “Chegaram a dizer que deveríamos ser amarrados numa caminhonete e arrastados pela cidade, para servir de exemplo”, afirma Edison Rodrigues, indigenista da Opan. O fotógrafo do Greenpeace foi agredido.

Assim como em Juína, Noroeste do Mato Grosso, o clima de terror contra os ambientalistas não é diferente em estados da Amazônia, como Acre, Rondônia, Amazonas e Pará. A batalha pela preservação une os índios, ambientalistas e seringueiros contra a cobiça dos fazendeiros, grileiros e madeireiros inescrupulosos.

As reservas indígenas e biológicas de Rondônia, assim como seus parques nacionais, já estão infestados de invasores. É uma luta desigual já que a fiscalização é extremamente precária, como também é o caso das queimadas. Durante a Semana os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré lideraram o ranking de incêndios no estado provocando grossas camadas de fumaça na região Norte do estado. Onde vamos parar com tanto desrespeito ao meio ambiente? A natureza já vem cobrando um preço alto pelo desrespeito e as próximas gerações sentirão os reflexos com maior intensidade.

Via Direta

*** Nos próximos dias o DEVOP conclui a estrada Aliança São Carlos, ligando Porto Velho a  esquecida região ribeirinha *** Os senadores detestaram a proposta do PT de extinguir o Senado. Até os petistas como Tião Viana abriram o bico para reclamar *** Ninguém quer perder a boquinha *** E assim caminha Rondônia: Linchamento em Porto Velho, galo estuprado em Ouro Preto, maníaco da lanterna em Ji-Paraná...

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d

 Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei

Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário

Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário

Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)