Sexta-feira, 5 de setembro de 2008 - 07h28
Horário gratuito
Se alguém acreditar no que se fala no horário gratuito, o município de Porto Velho na gestão do alcaide Roberto Sobrinho (PT) estará pior do que os guetos de periferia africanos. O atual prefeito ainda seria culpado pela poeira (acusação de Hamilton Casara), considerado um farsante (na questão fundiária), conforme Garçon e um omisso na saúde (segundo Mauro Nazif), etc.
Pau no Sobrinho
A ameaça de vitória em primeiro turno faz com que os candidatos da oposição aumentem o tom de denuncias e de acusações contra o postulante petista e a tendência é o pau cantar mais firme ainda nesta reta final. Os marqueteiros buscam alguma coisa que cole nas costas do prefeito para tentar reverte uma situação claramente desfavorável. Terão todo o mês de setembro para tanto.
Os desdobramentos
O Palácio Presidente Vargas acompanha com toda atenção os desdobramentos da cassação do senador Expedito Júnior (PR), autor da maior compra de votos já ocorrida neste estado. Sabe-se que essa degola é uma espécie de preliminar do que acontecerá com o governador Ivo Cassol mais tarde, já que ele também foi beneficiado pelo mesmo esquema.
Apoio de Valverde
O professor Raimundo, candidato a prefeito do PDT em Candeias do Jamari enfatizou a importância do apoio que tem recebido do deputado federal Eduardo Valverde (PT) que tem contribuído através de suas emendas para obras importantes do município, destacando-se os benefícios nas áreas de saúde e infra-estrutura. Sendo eleito, Raimundo espera firmar uma grande parceria com Valverde.
A mobilização
O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) tem participado ativamente da campanha do candidato a prefeito Zé Rover (PP) em Vilhena. Também tem levado seu apoio aos postulantes do Partido Verde na região do Médio Guaporé, onde obteve grande votação nas eleições de 2006.
Debate em Vilhena
A Faculdade da Amazônia, de Vilhena, confirmou a realização de dois debates entre os prefeituraveis Melki Donadon (PMDB), Zé Rover (PP) e Mauro Bill (PT) que disputam o Palácio dos Parecis. O primeiro vai acontecer hoje e o próximo, mais perto da eleição, no dia 26 de setembro. A coisa vai ser acalorada: Bill não vai refrescar nem para Melki, tampouco para seu genérico.
Campanha esquenta
Com rivalidades tribais acentuadas a campanha esquenta em alguns municípios do estado, onde teve até casa de candidato a prefeito alvo de atentado a balas, como ocorreu em Itapuã do Oeste. Em Cacoal, a candidata Glaucioni Néri denuncia panfletagem apócrifa nos bairros, em Candeias, Chico Pernambuco e Dinho Souza estão se estranhando.
Praça do Governador
É tanta obra espalhada do prefeito Roberto Sobrinho pela cidade de Porto Velho que até a praça do governador, aquela em frente ao Palácio Presidente Vargas, já recebe reformas da municipalidade. É o programa de revitalização do centro histórico da capital em andamento.
Inegibilidade
Demorou pouco a comemoração dos tucanos quanto à inegibilidade de Vanderlei Brito (PP) em Guajará Mirim, por causa da sua vice, Tânia Pilon, já substituída. A justiça eleitoral deferiu a candidatura e o prefeito Dedé de Melo vai ter que suar muito a camisa para conter o avanço da oposição na fronteira.
Do Cotidiano
A peleja em Ariquemes
Lembro de Ariquemes dos meados dos anos 80, ainda com poucos anos de existência, já que tinha sido desmembrado de Porto Velho em 1977, juntamente com Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.
Era um formigueiro de tanta gente e a fumaça das madeireiras já era enorme. Marcio da Novalar recém tinha se desligado do grupo Rondolar, do clã Calixto se instalando naquele promissor povoado. Na época os prefeitos ainda eram nomeados: Francisco Sales foi um dos primeiros e, Ernandes Amorim, que já foi prefeito e senador, hoje deputado federal recém tinha emigrado da Bahia se tornando suplente de deputado estadual ainda em 82.
De lá para cá passaram inúmeros prefeitos – as primeiras eleições foram em 1982. De Gentil Valério a Confúcio Moura rolou muita água. O clã Amorim se projetou com o caudilho da roça Ernandes e a sua Filha Daniela. Confúcio Moura se firmou como deputado federal, depois como prefeito e atualmente pleiteia a reeleição. Francisco Sales que foi administrador nomeado e prefeito eleito pelo voto direto foi deputado federal, outra grande liderança do Vale do Jamari, hoje meio sumido do pedaço.
Ariquemes, com seus quase 100 mil habitantes terá eleições em outubro tendo como candidatos o atual prefeito Confúcio Moura (PMDB), o pecuarista Lourival Amorim (PSDC) e o professor Joça (PSOL). Seriam mais candidatos, mas ocorreram desistências no caminho: Adelino Follador, ex-prefeito de Cacaulândia desistiu da empreitada, assim como a deputada estadual Daniela Amorim.
Do que eu vi no interior, Confúcio hoje tem o melhor desempenho no municipalismo e, vai para o pleito de outubro como um dos maiores favoritos da temporada. Desenvolve uma administração profícua e inovadora exibindo qualidades de bom administrador. Ele tem ambições futuras: chegar ao Palácio Presidente Vargas em 2010, como candidato ao governo do PMDB. Portanto, quando o eleitor votar no seu nome, havendo vitória de Moura, já precisa ficar sabendo que seu vice Márcio da Novalar terá dois anos pela frente no Palácio do Cacau.
Seu principal oponente, o fazendeiro Lourival Amorim, presidente da Associação dos Pecuaristas, pilota uma coligação de uma penca de partidos e terá o apoio do governador Ivo Cassol na disputa local. Com certeza os deputados Ernandes e Daniela estarão ao seu lado, embora não tenha vínculos de parentesco com o candidato do PSDC.
Se na eleição passada, Confúcio penou para ganhar a disputa com Daniela – foi beneficiado pela prisão do pai da prefeita, o hoje deputado Ernandes – já na atual campanha o prefeito nada de braçadas para a reeleição. Se for derrotado – ninguém é imbatível - estará em Ariquemes a maior zebra das eleições 2008.
Via Direta
*** Os candidatos à vereança Mário Sérgio e Jean de Oliveira são os reis de carros plotados em Porto Velho *** Se isso vai se transformar em votos ninguém sabe ainda *** A prefeita Milene Motta (PTB) de Rolim de Moura começa a reagir, depois de um início desfavorável *** Mesmo em baixa, o PSDB espera eleger pelo menos dois vereadores na capital.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri