Sexta-feira, 6 de março de 2009 - 06h21
Como anjinhos?
Conversei outro dia com agentes penitenciários e eles mostravam certo espanto com o bom comportamento dos sanguinários Birrinha etc caterva. A hospedagem na penitenciária federal de Catanduvas deve ter amolecido nossos mais emperdenidos bandidos. Não deve ter sido tratamento a pão de ló...
Estava engasgado
Estava engasgado e o governador Ivo Cassol estava procurando a primeira oportunidade para esculhambar o ex-senador acreano Sibá Machado que armou uma arapuca para cassar seu mandato em pleno Congresso Nacional e desmoralizá-lo para todo o país. Aconteceu num encontro na Fiero. E foi uma verdadeira humilhação para o acreano.
Crise no PSDB
Os tucanos vivem em permanente crise em Rondônia. Primeiro foi a ex-vice-governadora Odaísa Fernandes a preparar um bote sobre o comando regional, depois o deputado estadual Maurinho, mais recentemente o ex-vice-governador Aparício Carvalho. Como ninguém é punido, outros complôs acabarão surgindo ao longo da temporada.
Conselho de ética
Mesmo enfraquecido pelas seguidas derrotas nas urnas o atual presidente Hamilton Casara tem saído incólume dos atentados contra suas asas tucanas. Para tentar brecar tanta insurreição ele vai botar para funcionar o conselho de ética do partido, na tentativa de punir Aparício. Será mais fácil galinha criar dentes...
A pão e água
Desde que o PSDB foi alvo de um golpe do fabuloso Expedito – o cofre caiu no seu pé – o partido dos tucanos está a míngua e além de dever barbaridade, não conseguia sequer recursos do fundo partidário. A pão e água, não se faziam mais nem reuniões regionais. O advento das eleições presidenciais reanimou a passarada.
Sofrida adaptação
Aquela professorinha meiga e delicada que se elegeu senadora em 2002 não existe mais. Adaptada aos rigores da política rondoniense, Fátima Cleide agora bate duro nos adversários. O inimigo preferencial é Ivo Cassol que onde vai larga o porrete na petista. Fátima dá toda pinta que é a candidata ao governo do PT em 2010 e não deve abrir mão deste projeto.
Mãos abanando?
Em tempo: Fátima Cleide esta iniciando uma nova peregrinação no interior do estado e não vai de mãos abanando. Sempre leva relatório dos recursos liberados aos municípios, presta contas de seu mandato às lideranças sindicais e tem usado melhor as emissoras de rádio, o que não fazia no inicio do seu mandato, para chegar ao povão na roça.
Confraria de corruptos
A confraria de corruptos que domina o PMDB – Renan et caterva - resolveu indicar o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), com o pescoço na corda no STF, para líder da maioria. Os políticos estão cada vez mais cara- de- paus, já que para galgar cargos no alto escalão peemedebista, só com ficha-suja. Por isso Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon se transformaram em peixes fora d’água.
Aliança ameaçada
A aliança PT/PMDB em Rondônia está realmente ameaçada. Alguns assessores petistas já municiam a imprensa regional cada vez que o senador Valdir Raupp, presidente regional do partido leva pau da grande imprensa em Brasília. Vamos ver como é que a coisa vai ficar, dentro desta toada.
Patrulha escolar
Recomendo aos vereadores e deputados estaduais de Porto Velho que reforcem, com recursos de emendas, a patrulha escolar. Constatei durante a semana, alunos adolescentes fumando maconha descaradamente nas proximidades de vários colégios da cidade. Os traficantes estão fazendo uma verdadeira festa.
Do Cotidiano
O impacto das mudanças
Estima-se que no Brasil já faltem 65 mil engenheiros. As salas de aula se ressentem com a falta de aproximadamente 300 mil professores. Milhares de profissionais desprestigiados em funções tão importantes quanto os vários ramos da Engenharia e a nobre missa de lecionar estão migrando para outras profissões, inclusive na área de comércio e prestação de serviços com alimentos e informática, enquanto que muitos talentos brasileiros estão se transferindo para o exterior como se fossem craques do futebol cujos passes são vendidos lá fora.
Enquanto isso, os cientistas brasileiros vão acumulando conquistas, avançando em pesquisas e abiscoitando prêmios. Três pesquisadores brasileiros, por exemplo, estiveram entre os ganhadores da última edição do Prêmio Twas, concedido pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas): Lucia Mendonça Previato, Paulo Artaxo e Sergio Danilo Junho Pena. Cada um recebeu um cheque no valor de US$ 10 mil e foi convidado a fazer uma apresentação de seu trabalho na cerimônia do jubileu de prata da entidade, realizada na Cidade do México, em novembro.
Lucia Mendonça Previato, professora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi nomeada na categoria biologia, por sua contribuição ao conhecimento dos componentes moleculares responsáveis pela comunicação entre células hospedeiras e o Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, que afeta quase 20 milhões de pessoas nas Américas Central e do Sul.
Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ganhou na categoria Ciências da Terra pelo trabalho no estudo do impacto dos aerossóis, partículas determinantes para entender os impactos das mudanças climáticas no planeta. Artaxo ajudou a conduzir as primeiras análises de como os aerossóis contribuem para manter a bioquímica dos ecossistemas amazônicos ao afetar a condensação de nuvens e, conseqüentemente, a precipitação e o clima.
Sergio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o vencedor na categoria Ciências Médicas. O geneticista desenvolve pesquisas importantes sobre diversidade genômica humana, formação e estrutura da população brasileira. É fundador do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais, primeiro na América Latina a oferecer clinicamente serviços de diagnóstico pelo estudo do DNA, especialmente de determinação de paternidade.
Via Direta
*** Existe um clima de tensão nos corredores do Palácio Presidente Vargas em vista da possibilidade da cassação do governador Ivo Cassol *** Muita gente esta de barbas de molho, diante da ameaça de ficar desempregado *** A ameaça de desabamento do edifício Aquárius na capital pode prejudicar vários lançamentos do grupo na capital.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.combr
csperanc@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,