Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09




Duas mulheres 

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09 - Gente de OpiniãoPela primeira vez desde que o estado foi criado, duas mulheres poderão entrar na disputa pelo governo estadual. A senadora Fátima Cleide (PT) e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão (PMDB), que durante sua visita a lideranças do partido no início de semana na capital, garantiu que não abre mão da disputa e que esta preparada para o cargo, depois de quatro anos como deputada e oito como prefeita.



Prévias partidárias

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09 - Gente de OpiniãoPara entrar na peleja, tanto Fátima Cleide como Sueli Aragão vão ter que passar por prévias partidárias. A senadora tem como concorrente o deputado federal Eduardo Valverde, muito forte nos dias de hoje no meio rural, onde soube plantar seu nome. Já, a ex-prefeita, vai disputar a indicação com o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e o deputado Natan Donadon.



Chances nas prévias 

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09 - Gente de OpiniãoA principio, a senadora Fátima Cleide tem mais bagagem que Eduardo Valverde, dentro do PT, para enfrentar as alianças que estão se formando para a peleia do Palácio Presidente Vargas. No PMDB, com certeza Confúcio Moura deve superar Sueli Aragão e Natan Donadon ( caso todos não levem uma rasteira dos Raupps...) é o nome mais forte para a disputa ao governo no ano que vem.



As dificuldades 

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09 - Gente de OpiniãoAo mesmo tempo em que existe candidatas ao governo em abundância, os diretórios regionais se queixam quanto a exigência da lei eleitoral de 30 por cento de mulheres nas nominatas à Assembléia Legislativa e ao Senado. Exceto o PT e o PMDB, as demais agremiações estão penando para conseguir fechar as listas cumprindo este quesito para 2010.



Efeito cascata

Começa a tramitar no Congresso Nacional projeto de lei que propõe o fim do efeito cascata com os salários dos deputados federais e senadores. A proposta retoma a idéia dos constituintes de 1988, que atribuiu aos parlamentares a fixação do salário para o mandato seguinte.



A desvinculação

O objeto do projeto, na esteira da discussão sobre a reestruturação dos gastos na Câmara dos Deputados, é desvincular os salários dos deputados federais, dos estaduais e dos vereadores, podendo facilitar reajustes futuros e dividir o desgaste político com as Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais



Armando o time

O presidente regional do PSDC Edgar do Boi começa armar as nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados para as eleições do ano que vem. Para Assembléia Legislativa estão cotados Brito do Incra (Pimenta Bueno), Glaucioni Nery (Cacoal), Lourival Amorim (Ariquemes), Licório (Ji-Paraná) e vereadora Ana Paula (Nova Brasilândia).



Crise habitacional

A migração continua intensa rumo à Porto Velho por causa da propaganda de empregos geradas pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio. Além das conseqüências já citadas, que vão desde o caos no trânsito até o custo de vida, além do colapso no sistema de saúde e segurança pública, a capital rondoniense já vive uma nova crise habitacional.



Invasões e inscrições

As constantes invasões de áreas na periferia, mais o recorde de inscrições no Programa Minha Casa, Minha Vida, na prefeitura de Porto Velho, atestam a dramática situação de moradia. A crise habitacional é provocada ainda, pelos elevados índices de aluguel cobrados na capital rondoniense. E alguns conjuntos habitacionais inacabados estão sendo invadidos.



Do Cotidiano

As desigualdades reinantes


Ao meio de metrópoles desenvolvidas e com maior infra-estrutura como Manaus e Belém, a Amazônia padece com deploráveis índices de qualidade de vida, conforme recente levantamento da agência Amazônia. Para se ter uma idéia do atraso que impera na região, mais de 13 por cento as população da região Norte ainda não é alfabetizada. A maioria das comunidades do interior não tem acesso a todas as séries do Ensino Fundamental e isso tem sido um dos motivos da migração para as cidades, com centenas de jovens deixando o campo. 

Como não bastassem indicativos sofríveis no campo da educação, na área de saúde existe uma outra tragédia: a oferta de leitos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) é de apenas 1,6 leito para cada mil habitantes. Menos de 40 por cento dos partos são precedidos do necessário pré-natal e 30 por cento das mulheres ficam grávidas com menos de 20 anos.
 
Com 14 por cento da população sem moradia, a Amazônia até 2003 tinha pelo menos 1 milhão de domicílios com acesso a eletricidade. A universalização, desencadeada pelo governo Lula melhorou esses indicativos apenas nos últimos dois anos.
Tema constante das Campanhas da Fraternidade desenvolvida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, a Amazônia sofre coma grilagem de terras, devastação ambiental, corrupção, exclusão social, falta de serviços públicos e uma série problemas que exigem soluções rápidas como relata o jornalista Chico Araújo, da agência Amazônia.
Neste cenário é que os povos da Amazônia, uma região de imensa riqueza de biodiversidade e de cobiça internacional, tentam sobreviver e superar todas as mazelas. 

Recente documento da CNBB chama atenção dos brasileiros para a reflexão: “o problema crucial está ligado ao ser humano, As populações da região convivem com os males das desigualdades reinantes no país, como os problemas de direitos humanos, sociais, econômicos e culturais que deveriam ser garantidos a todas as comunidades. E os sucessivos governos, mais preocupados com a exploração das riquezas, pouco fazem para pagar a dívida social as populações. 

Nos dias de hoje, outro grande desafio da Amazônia é o crescimento das populações dos centros urbanos. O processo de urbanização cresceu de forma acelerada e esse crescimento ocorre sem que o poder púbico consiga acompanhar as demandas sociais párea garantir infra-estrutura e as mínimas condições de qualidade de vida.



Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 06/05/09 - Gente de Opinião*** Com a recuperação das ruas, a prefeitura de Porto Velho finalmente dá a largada no ano *** O desgaste no inverno amazônico foi infernal para o Palácio Tancredo Neves *** Impressiona a queda nas vendas no comércio varejista da capital: 22 por cento conforme os diretores lojistas *** Recebi e agradeço exemplar da revista OCB notícias com informações sobre o cooperativismo rondoniense. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br  /  www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)