Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 - 06h07
Bateria de exames
Depois de uma bateria de exames no hospital Albert Eisten em São Paulo, no final da semana passada, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) saiu feliz e pulando cirandinha. "Felizmente não era nada, a minha saúde esta boa. Eles reviram a gente ao avesso, mas valeu a pena", disse o parlamentar, ao deixar as dependências do hospital paulista.
As ferrovias
Entre os assuntos da pauta no Senado a partir de hoje está à construção de várias ferrovias brasileiras. Entre elas, estão às estradas de ferro que ligam os municípios de Uruaçu em Goiás a Vilhena em Rondônia e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, á Cascavel, no Paraná.
A mão santa?
Lembram do deputado João Batista –aquele eleito por Colorado do Oeste na década passada - que andava meio desaprecido do cenário político regional? Reapareceu agora como candidato a vice-prefeito lá pelas bandas de Cabixi. Seu eslogam é "a mão santa de Cabixi".
Coisa de Louco!
Quem botou seu bloco na rua com força em Ji-Paraná foi o vereador Isaú (PTB). Parece um candidato a prefeito com tantos carros de som perambulando na cidade, todos devidamente plotados. Pinta como um predador dos deputados estaduais e federais da região central do estado.
Em Rio Pardo
Localizada em plena Floresta Nacional do Bom Futuro, na divisa do município de Buritis a localidade de Rio Pardo finalmente – depois de quase uma década – foi descoberta como pertencente a Porto Velho. São quase 3 mil eleitores na região da longínqua localidade e o prefeito Roberto Sobrinho não se fez de rogado: já anunciou uma série de melhorias para o povoado.
Prefeitos cassados
Conforme revela a agência Folhas pelo menos 45 prefeitos eleitos em 2004 que tiveram as candidaturas ou mandatos cassados nos últimos quatro anos vão tentar se eleger novamente no pleito de outubro. O caso mais conhecido em Rondônia é de Irandir de Oliveira (PMN) em Ouro Preto do Oeste.
Coisa grave
Para Associação dos Magistrados do Brasil-AMB a eleição do político cassado é mais grave do que a situação dos políticos com ficha suja. Para orientar os eleitores do país a entidade divulgou recentemente uma lista completa dos candidatos alvo de processos. Tem gente pra chuchu de Rondônia, como sempre.
Foi uma penca
Na verdade houve uma penca de cassados em Rondônia, mas os fora- da- lei foram se acomodando. José Amauri (PMDB), de Jaru, por exemplo, se elegeu deputado estadual, já Cláudio Pilon (Guajará Mirim), resolveu não se arriscar.
Rolim de Moura
O município de Rolim de Moura, berço político de predestinados ao sucesso como Valdir Raupp e Ivo Cassol, festejou ontem 25 anos de emancipação política e administrativa. Distrito de Cacoal nos meados dos anos 80, Rolim explodiria durante o ciclo da madeira e hoje é uma das cidades de porte médio mais organizadas do estado.
Aliança frankstênica
Que coligação é essa do PC do B com o PP? De um lado os vermelhinhos, representando a legitima esquerda. De outro, o PP cassolista de Expedito Júnior e Ivo Cassol? Os vermelhinhos, com um pé na gestão municipal; o PP com cargos no governo estadual...
Do Cotidiano
Os reflexos da estiagem
Até que deu uma chuvinha em Porto Velho na segunda-feira, mas poucas regiões na cidade foram beneficiadas e ainda assim, apenas por alguns minutos. Os reflexos da estiagem na capital e no interior do estado são sentidos com a baixa do lençol freático, com a drástica queda do nível dos rios e igarapés, o intenso calor, a queda da umidade relativa do ar, além da poeira e fumaça provocando doenças respiratórias atingindo principalmente crianças e idosos.
Nada diferente dos anos passados, não fosse alguns graus a mais na temperatura local. Na capital a coisa está pegando mesmo, com dias de calor insuportável. Como a cidade conta com apenas 50 por cento da sua população com água encanada, pode se imaginar, pelo que estão passando quase 200 mil pessoas. Urge, que o governo do estado através da Companhia de Águas e Esgotos Caerd agilize a implantação do sistema de abastecimento que já conta com recursos da União, através do PAC.
Em bairros populosos da zona da Norte, como o Caladinho, os poços caseiros secaram. Na média, precisam ser aprofundados pelo menos três metros, o que vai representar quase 200 reais, para o habitante desprovido de água tratada. Um poço de 13 metros hoje é insuficiente para verter água. Serão necessários mais três metros de escavação. Um poço novo com a profundidade exigida pode custar até R$ 2 mil reais para moradores de uma região de médio e baixo poder aquisitivo. Quem pode banca poço semi-artesiano. Paralelamente, explodem as vendas de água mineral, por conseguinte.
No interior a situação não é diferente, porque, segundo o mago do meio ambiente Daniel Panobianco, o período na região é marcado pela descida dos rios, já prejudicando a navegação fluvial e a sobrevivência dos ribeirinhos.
O próprio Daniel revela que o rio Machado, em, Ji-Paraná, atingiu na noite de sábado o menor nível do ano já classificado pela Agência Nacional de Águas como cota de alerta quando o nível não sobe mais do que 6,36 metros. Ele explica ainda que desde abril o Machadão vem descendo rapidamente e algumas dragas que retiram areia mo trecho situado nas proximidades da reserva biológica do Jaru, divisa com Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso já estão com problemas de drenagem e escoamento via fluvial, devido a grande quantidade de pedras que o rio tem.
Como não podia deixar de ser, o nosso Rio Madeira, que banha Porto Velho, também desce rapidamente exigindo mais cuidados na navegação neste ano. Em 2007, no auge da seca, as viagens foram restringidas pela Capitania dos Portos. Na temporada atual, um navio da Marinha já encalhou no Madeirão, indicando que neste verão - com o agravante das queimadas – que teremos uma situação penosa para as embarcações que cumprem o trajeto Porto Velho-Manaus, com viagens de intensa movimentação de carga e passageiros.
Via Direta
*** Veja como é sugestivo o lema do candidato a vereador Gabriel da Funerária: "Trabalhando pelo seu futuro" *** Que futuro, cara-pálida? Um bom funeral? *** Motivado por uma pesquisa interna, o candidato a prefeito estadual Alex Textoni (PTN) está otimista em Ouro Preto do Oeste *** Já acredita que fará mais votos do que toda a concorrência junta *** Que se cuide com a petista Arrabal, que vem subindo...
Fonte: Carlos Sperança
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,