Quinta-feira, 6 de agosto de 2009 - 05h43
Melki, o estrategista
O ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, que mira uma vaga na Assembléia Legislativa, em busca da presidência da casa, anunciou por sua assessoria que não pretende deixar o PMDB como foi cogitado pela imprensa. Ora, ele mesmo deixou Rondônia inteira saber do encontro que manteve com o ex-governador José Bianco, para discutir seu ingresso no DEM.
Espada na garganta
Nos bastidores se comenta que o patriarca do clã Donadon esta mesmo é botando uma espada na garganta do senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, visando indicar um nome de sua família à vice governador numa provável aliança com o PT. Não sendo aceita sua imposição, ele mudaria de casaca, se abrigando na legenda de Bianco, que tem recebido inúmeras adesões nas últimas semanas.
Obra destacada
Na Assembléia Legislativa, o deputado professor Dantas (PT-Jaru) fez uma homenagem ao padre Alejandro Guarde Ernandes, falecido na última terça-feira, vitima de atropelamento por motocicleta. O padre era considerado o patriarca dos padres salesianos e tinha uma obra social de largo alcance pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Porto Velho.
Usando indevidamente
A população começa a denunciar o uso indevido de carros oficiais pelos prefeitos no interior do estado. Um deles é o próprio presidente da Associação Rondoniense de Municípios-ARON, Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, acusado de usar o carro oficial da sua prefeitura para transportar produtos agrícolas e veterinários para suas fazendas nos municípios vizinhos.
Coleta de lixo
Por iniciativa do próprio autor da proposta, o deputado estadual Tziu Jidaias (PP-Ariquemes) a audiência pra discutir a coleta de lixo seletiva em Rondônia foi transferida para a próxima segunda-feira. Na verdade a sessão programada para a última terça-feira estava praticamente esvaziada. Tziu quer mais mobilização política e dos demais segmentos sociais para estudar alternativas.
Fora Sarney!
O movimento Fora Sarney se espraia Brasil afora e reflexos disto são os protestos já nas galerias do Congresso Nacional. Mesmo assim o veterano cacique da política brasileira conta com o apoio de toda bancada federal de Rondônia. Tanto os deputados federais como os senadores rondonienses evitam se pronunciar a respeito.
Tempo de exposições
O governador Ivo Cassol, ladeado dos seus ungidos – um deles será candidato a sua sucessão - João Cahula, Expedito Júnior e Neodi Carlos – foi prestigiar a exposição de Machadinho do Oeste, uma das mais animadas do Vale do Jamari. Deputados estaduais, federais e senadores também devem comparecer aproveitando o evento pra a caça aos votos.
Cheio de dúvidas
Embora tente demonstrar confiança, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) esta cheio de dúvidas com relação a sua candidatura ao governo. Já pediu até a alguns amigos pra perguntar para o senador Valdir Raupp quem será o candidato ao governo do PMDB para auscultar se não será traído pelo barbudo queixada. Raupp sempre se esquiva de confirmar oficialmente quem será o candidato do partido...
Pesquisas internas
Nas pesquisas internas do PMDB, Confúcio venceu todas para ganhar a indicação. No entanto, o raposão Valdir Raupp, presidente regional, que tem o comando da legenda, pode optar por outras opções, como: 1 – Compor com o PT e indicar um vice do PMDB para uma chapa encabeçada por Roberto Sobrinho 2 – Ele mesmo assumir a candidatura ao governo ou sua esposa Marinha.
Acreanos estimulam
Ainda ontem pela manhã, prosseguia o protesto da população da Ponta do Abunã, com o fechamento da rodovia- 364, na altura de Extrema. Desiludidos com o movimento emancipacionista, populares da região ganhavam apoio dos políticos acreanos, interessados em reconquistar a região disputada com Rondônia nos anos 80.
Do Cotidiano
O colapso na saúde
O caos na saúde pública, que se acreditava mais agravada em Porto Velho, por causa da forte migração provocada pela construção das hidrelétricas do Rio Madeira, na verdade já esta se espraiando de Cuniã, próxima a região ribeirinha de Porto Velho, a Serra do Touro, no Colorado.
Acredito que não é o caso de responsabilizar apenas governador e prefeitos, já que a União não tem dado as contrapartidas necessárias. As esferas federais fazem ouvidos moucos para toda esta tragédia.
O certo é que mais uma vez, o Brasil entrou em crise, e multidões de migrantes acorrem a Rondônia em busca de novas oportunidades em vista dos empregos gerados pelas hidrelétricas do Rio Madeira. Não bastasse tudo isso, os hospitais de Porto Velho e de cidades pólos rondonienses, como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, também recebem pacientes de outros estados e até de países vizinhos, como a Bolívia.
O governo de Rondônia – que tem investido muito na área de saúde – não tem como suportar as demandas impostas por tamanho contingente migratório. A capital, por exemplo, esta crescendo quase uma Buritis por ano. Tampouco os prefeitos dos pólos regionais - falo de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena – que estão de pires na mão, podem fazer frente a esta situação sem um maior aporte de recursos.
Em Porto Velho também o prefeito Roberto Sobrinho tem investido muito, recuperando postos de saúde, construindo novos e equipando aqueles que se encontravam a mingua. Mesmo com todos os esforços das esferas municipal e estadual, a saúde continua um calcanhar de Aquiles tanto para o prefeito, como também para o governador e a esfera federal.
Na verdade, a União precisa proporcionar uma contrapartida maior e mais justa para os municípios. As demandas sociais, principalmente a de saúde, tem se aumentado na capital pela falta de atendimento no interior. Com a implantação de hospitais de base em Cacoal e em Vilhena, a situação tende e melhorar, assim como o perigoso tráfego de ambulâncias na rodovia 364.
Por último, mais uma vez faltou planejamento: já se sabia há quase uma década que seriam construídas as duas hidrelétricas por aqui. E pouca coisa foi feita para atender as previsíveis demandas sociais, cada vez mais agravadas, como a de saúde pública.
Via Direta
*** O ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, garante aos prefeitos que o repasse do FPM esta rigorosamente em dia *** Assegura ainda que os recursos distribuídos estão em dia e inclusive à promessa que nenhum município receberia menos do que no ano passado *** O PMDB de Guajará Mirim esta rachado e muitos filiados começam a debandar na Pérola do Mamoré***Destacando a matéria “os bandidos estão nas ruas”, a edição de agosto da revista Momento já circula em RO, AC e AM...
Fonte: Carlos Sperança / speranca@enter-net.com.br
http://twitter.com/opiniaotv - http://www.opiniaotv.com.br
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ - www.gentedeopiniao.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri