Sábado, 7 de março de 2009 - 07h03
Barbas de molho
A Assembléia Legislativa decidiu por iniciativa do deputado estadual Tiziu não mais realizar sessões as quintas e sextas-feiras, como forma de dar mais tempo aos deputados do interior visitar suas bases. De barbas de molho, os deputados querem se preparar para a campanha de 2010. As sessões de quinta foram transferidas para segunda-feira.
Uma temeridade
Mais a frente Tiziu – e seus colegas – vão constatar que a medida pode ser um equívoco. Sem sessões na ALE e sem os parlamentares produzindo material de interesse para a imprensa no final de semana, será natural que os vereadores de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, predadores naturais dos deputados estaduais ocupem mais espaço na mídia a partir de agora.
Deputado antenado
Na capital, onde existe pelo menos meia dúzia de vereadores predadores ocupando espaço nos jornais - e o próprio deputado estadual Valter Araújo (PTB-Porto Velho) já atua como um vereadorzão e até participa de reuniões com vereadores – já existe a preocupação de não deixar lacunas abertas.
Olho nos predadores
Os vereadores predadores podem reforçar as reuniões de quintas e sextas e mandar releases atualizados, através de suas assessorias, para os jornais, emissoras de rádio e televisão, ocupando um espaço natural dos deputados estaduais, que tinham a prioridade com material mais atualizado.
Virando o jogo
Impondo a sua liderança no partido, Fátima Cleide vai virando o jogo no PT e se consolidando como a candidata da legenda ao Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Ela – sejamos francos, estava em baixa nos últimos anos – cresce também diante da possibilidade de assumir o posto do governador Ivo Cassol, cassado pelo TRE e com a corda no pescoço no Supremo.
Coisas da política
Nos últimos dias têm ocorrido algumas coisas estranhas na política. Em Porto Velho, a Câmara de Vereadores (na primeira derrapada do ano) ouviu um secretário municipal (no caso, Ramires) em sessão secreta. Em Cacoal, um ex-deputado federal resolveu inspecionar obras de asfaltamento como fosse prefeito da cidade. É coisa de louco!
Sessão secreta
No caso de Porto Velho, o que poderia ser uma boa oportunidade até para Ramires convencer a opinião pública sobre a sua inocência e o Poder Legislativo municipal demonstrar transparência, sob a égide de sua marca que é de renovação, acabou parecendo um encontro de compadres. Não foi bom nem para Ramires, tampouco para o Legislativo.
Sempre sanguessuga
Em Cacoal, o subchefe da Casa Civil, Nilton “sanguessuga” Capixaba foi inspecionar obras de asfaltamento como se fosse o prefeito da cidade. Mesmo que fosse autor das emendas de recursos para a obra, no mínimo, por uma questão ética até, deveria ter comunicado o prefeito eleito, padre Franco e aguardado convite ou autorização. Eis ai, um caso de usurpação de cargo.
Inferno astral
Que inferno astral marca o vice-prefeito Emerson Castro (PMDB) - que tinha tudo para uma carreira política promissora - neste inicio do ano. Primeiro assina o reajuste dos transportes coletivos, fato que revoltou a população de forma generalizada. Agora, a ameaça de desabamento do edifício Aquárius, que virou uma Torre de Pizza rondoniense.
Do Cotidiano
A microalga e o biodisel
Final e início de ano permitem a feiticeiros e adivinhadores fazer sua costumeira saraivada de previsões catastróficas, mas hoje, em plena crise, há uma ânsia por previsões que não sejam apenas as costumeiras mortes de velhinhos célebres, terremotos na China ou enchentes e tempestades de granizo decorrentes do aquecimento global.
O que de bom, afinal, nos reservará o ano de 2009?
Poderá ocorrer uma virada fantástica na agricultura: ao contrário de usar amplas áreas agricultáveis para produzir etanol, será possível destiná-las à produção de comida. Como? A soja rende de 400 a 600 quilos de óleo por hectare em apenas um ciclo anual e o girassol pode produzir um pouco mais, de 630 a 900 quilos. O Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) indica que microalgas encontradas no litoral brasileiro têm potencial energético para produzir 90 mil quilos de óleo por hectare. Pode reler, é isso mesmo: 90 mil quilos. E de quebra, um biodiesel que libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, além de combater o efeito estufa e o superaquecimento.
Mais: cultiva-se a microalga em solo pobre e com a água salobra, como a do semi-árido brasileiro, para onde a água do mar também pode ser canalizada, e abre possibilidades para que países tropicais (como a Polinésia e nações africanas) possam começar a produzir matriz energética. Mais ainda: as algas crescem mais rápido do que qualquer outra planta. Em 2009, portanto, deve começar a arrancada da microalga rumo ao pódio do biodiesel.
2009 também deverá ser o ano em que poderemos ter uma virada no aquecimento global. Atualmente, há uma aceleração na perda de gelo marinho, que ocasiona uma elevação no nível do mar. O aquecimento apresenta ainda a tendência de causar um estado de seca permanente no Oeste da América do Norte. A criação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) poderá ser a resposta para essa virada. As ações planejadas para 2009 são o desenvolvimento de melhores sistemas de observação climática e de previsão de secas e a continuidade do monitoramento nos níveis de metano na atmosfera.
Outra virada pode se dar na saúde. Sabe-se que as bactérias nocivas ao organismo humano estão se tornando super, cada vez mais resistentes a medicamentos, causando milhares de mortes em todo o mundo a cada ano. Pesquisadores norte-americanos descobriram uma seqüência específica de DNA encontrada em determinadas bactérias, denominada CRISPR, que é capaz de impedir o aumento da resistência a antibióticos em estafilococos patogênicos.
Via Direta
*** As lideranças no Congresso estão preocupadas com a onda de cassações de governadores *** Mais uma penca de governadores serão julgados nos próximos meses *** Trocando de saco para mala: O falecido Sérgio Naya deixou seguidores em Rondônia, é coisa de louco! *** Todo cuidado, agora, é pouco na aquisição de apartamentos...
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,