Quinta-feira, 7 de maio de 2009 - 06h01
Obras questionadas
Um dos pilares da administração “Trabalho e Respeito”, do governador Ivo Cassol era a qualidade da pavimentação das estradas nos seus primeiros anos de gestão. Agora, entretanto, esse trabalho está sendo questionado publicamente.
Inspeção especial
O deputado estadual Neri Firigolo (PT-Cacoal), pediu ao Tribunal de Contas do Estado –TCE uma inspeção especial nas rodovias estaduais, tal o estágio rápido de deteriorização. De fato, apesar de pouco tempo de execução dos serviços, algumas rodovias estaduais já apresentam sinais evidentes de que alguma coisa está errada.
Acompanhamento
Lembro que quando o governador Ivo Cassol fiscalizava pessoalmente as estradas, isso – a queda de qualidade - não acontecia, pois quando surgia algum problema (ele entende bem do assunto) mandava refazer a obra na hora. Como afrouxou a fiscalização (mais as chuvas...) deu no que deu.
Reivindicações
Acompanhado do secretário de Administração e Planejamento Gilvan de Castro, o prefeito de Presidente Médici Zé Ribeiro percorreu ontem os gabinetes da Assembléia Legislativa levando reivindicações pontuais sobre saúde, educação e infra-estrutura. Ribeiro pegou uma das heranças mais pesadas do municipalismo e agora trata de descascar um verdadeiro abacaxizal.
Nova caminhada
Os suplentes de vereadores ficaram irritados, mas a Proposta de Emenda a constituição que aumenta o numero de edis no Brasil acabou na estaca zero e terá uma nova caminhada de tramitação no Congresso Nacional a partir da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Será um longo caminho e os efeitos de sua aprovação só deverão acontecer nas eleições de 2012.
Nova tramitação
A proposta que começa a tramitar novamente amplia de 51.748 para 59.791 o número de cargos de vereadores no país, altera a proporcionalidade em relação á quantidade de habitantes de cada município. Os municípios com até 15 mil habitantes teriam nove vereadores. Os maiores, com mais de 8 milhões, contariam com 55 vereadores. Porto Velho, voltaria a contar com 21.
CPI do Leite
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) informa que a CPI do Leite já está em fase final e nos próximos dias será elaborado o relatório da comissão que investigou toda a cadeia produtiva. Embora gerando uma grande produção – abastece toda Manaus e nacos do mercado do RJ e SP – os produtores rondonienses não têm sido valorizados (CLIQUE E VEJA VÍDEO DO OPNIÃO TV).
Primeiras pesquisas
Vários institutos de pesquisas já estão em campo para auscultar intenções de votos para 2010. O instituto Phoenix está concluindo trabalhos nos municípios de Jaru e Ariquemes, para governador, ao Senado, Assembléia Legislativa e Câmara Federal. Os dois municípios são redutos do PMDB, regiões onde deve prevalecer o pré-candidato Confúcio Moura, atual prefeito de Ariquemes.
Dois candidatos
A região do Vale do Jamari, polarizada por Ariquemes tem dois possíveis candidatos ao governo em 2010: o atual prefeito Confúcio Moura (PMDB) e o deputado Neodi Carlos (PSDC), atual presidente da Assembléia Legislativa, com domicilio eleitoral em Machadinho do Oeste.
Péssimo negócio
O lançamento de duas candidaturas no Vale do Jamari é péssimo negócio, tanto para Confúcio como para Neodi. Para alçar chegada ao segundo turno – é previsível um pleito equilibrado no ano que vem - o requisito básico do postulante ao governo é ganhar bem na sua casa. Mas com os redutos rachados, tanto Neodi vai prejudicar Confúcio, como vice-versa. Os dois se inviabilizam para a peleia.
Do Cotidiano
Indicativos sofríveis
Ao meio de metrópoles desenvolvidas e com maior infra-estrutura como Manaus e Belém, a Amazônia padece com deploráveis índices de qualidade de vida, conforme recente levantamento da agência Amazônia. Para se ter uma idéia do atraso que impera na região, mais de 13 por cento as população da região Norte ainda não é alfabetizada. A maioria das comunidades do interior não tem acesso a todas as séries do Ensino Fundamental e isso tem sido um dos motivos da migração para as cidades, com centenas de jovens deixando o campo.
Como não bastassem indicativos sofríveis no campo da educação, na área de saúde existe uma outra tragédia: a oferta de leitos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) é de apenas 1,6 leito para cada mil habitantes. Menos de 40 por cento dos partos são precedidos do necessário pré-natal e 30 por cento das mulheres ficam grávidas com menos de 20 anos.
Com 14 por cento da população sem moradia, a Amazônia até 2003 tinha pelo menos 1 milhão de domicílios com acesso a eletricidade. A universalização, desencadeada pelo governo Lula melhorou esses indicativos apenas nos últimos dois anos.
Tema constante das Campanhas da Fraternidade desenvolvida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, a Amazônia sofre coma grilagem de terras, devastação ambiental, corrupção, exclusão social, falta de serviços públicos e uma série problemas que exigem soluções rápidas como relata o jornalista Chico Araújo, da agência Amazônia.
Neste cenário é que os povos da Amazônia, uma região de imensa riqueza de biodiversidade e de cobiça internacional, tentam sobreviver e superar todas as mazelas.
Recente documento da CNBB chama atenção dos brasileiros para a reflexão: “o problema crucial está ligado ao ser humano, As populações da região convivem com os males das desigualdades reinantes no país, como os problemas de direitos humanos, sociais, econômicos e culturais que deveriam ser garantidos a todas as comunidades. E os sucessivos governos, mais preocupados com a exploração das riquezas, pouco fazem para pagar a dívida social as populações.
Nos dias de hoje, outro grande desafio da Amazônia é o crescimento das populações dos centros urbanos. O processo de urbanização cresceu de forma acelerada e esse crescimento ocorre sem que o poder púbico consiga acompanhar as demandas sociais párea garantir infra-estrutura e as mínimas condições de qualidade de vida.
Via Direta
*** Com o trânsito caótico, a avenida Jorge Teixeira se transformou numa avenida da morte para ciclistas *** Os políticos conseguiram adiar a retirada do rebanho de gado dos invasores na Floresta Nacional do Bom Futuro*** A área de invasão é tão grande que já existem dois grandes núcleos urbanos criados na região.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,