Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 07/07/09




Violência e invasões

Nova onda de violência varreu a capital no final de semana. O repentino crescimento de Porto Velho, sem planejamento prévio para o atendimento de demandas sociais como esta – e da saúde pública – esta deixando a capital rondoniense em colapso. O caos também atinge o trânsito, enquanto que as invasões de terras urbanas se espalham na periferia.



Municipalismo

Os prefeitos dos pequenos e médios municípios rondonienses fazem das tripas o coração para atender as demandas de seus municípios. Os cortes de recursos federais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, tem provocado dificuldades no municipalismo. A área de saúde tem sido a mais penalizada.



Boom imobiliário

O ingresso de verdadeiras levas de migrantes provoca um boom imobiliário no Distrito de Jacy-Paraná, a 100 quilômetros da capital. O preço do aluguel também esta nas alturas, como também os valores dos imóveis, tudo consequencia da construção da hidrelétrica. Já surgem até bairros e loteamentos pra atender a demanda habitacional.



Regularização fundiária

O ponto alto da administração Roberto Sobrinho – não contando a penca de obras em andamento e o início do terminal de passageiros no Cai N´Água – é seu programa de regularização fundiária, que chega aos distritos de Porto Velho a partir do mês de agosto. Os ribeirinhos que adoram o seu desafeto Cassol, passarão a venerar Roberto também, como já acontece em Papagaio e localidades ribeirinhas próximas.


Presidente Médici

Com forte apoio do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) que tem carreado recursos para Presidente Médici e os distritos de Nova Estrela e Riachuelo, o prefeito Zé Ribeiro (PMDB) vai se virando. O vice-prefeito Ronaldo da Rio Branco também se destaca no atendimento a comunidade. Uma das preocupações das autoridades locais é revitalizar Riachuelo, que tem sofrido evasão populacional.



Uma herdeira

Pelo ritmo empregado nas visitações no interior do estado, a secretaria de Desenvolvimento Jaqueline Cassol esta mesmo no pique para galgar uma vaga à Assembléia Legislativa. Ela vai se consagrando aos poucos, como uma herdeira política do governador, mesmo com estilo tão diferente, já que tem predicados culturais, que nosso mandarim desconhece.


Encontro petista

Com vistas ao planejamento das eleições 2010, os petistas acorreram em revoada na aprazível Cacoal, no final de semana. As lideranças regionais do partido estiveram todas presentes, como a senadora Fátima Cleide, o deputado federal Eduardo Valverde, recepcionados pelo padre Franco, prefeito da capital do café.


Atos secretos

O Palácio do Planalto tenta salvar a cabeça do senador José Sarney, presidente do Senado, pagando um preço político muito alto, devido aos desgastes por tanta maracutaia praticada nos últimos anos pelos congressistas. A cada dia surge um novo escândalo, e o cardeal peemedebista já balança.


Recesso ameniza

O recesso na Assembléia Legislativa amenizou os movimentos conspiratórios de eleição indireta pra suceder o governador Ivo Cassol, que pode ser cassado de uma vez em agosto e já fala em espichar seu mandato até pelo menos em outubro. As reuniões de deputados inconfidentes continuam, mas muitos já estão viajando para outros estados, curtindo as férias.



Do Cotidiano

Cenário todo nublado 

Uma coluna sem papas na língua 07/07/09 - Gente de Opinião



Com um quadro político todo nublado, as lideranças políticas entram em neste mês de julho, em compasso de espera quando ao lançamento de candidaturas ao governo e ao Senado. Todo mundo esta no aguardo das definições em torno dos processos de cassação que envolve o governador Ivo cassol (PP) e o senador Expedito Júnior (PR). 

Enquanto nada se define, temos uma chuva de especulações, a começar na Assembléia Legislativa, onde alguns deputados mais apressados já fazem as contas, levando em consideração a provável saída do governador Ivo Cassol, do Palácio Presidente Vargas. 

Pela ótica palaciana, havendo cassação quem assume o cargo é o atual presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos de Oliveira (PSC-Machadinho do Oeste), em eleição que envolve os 24 deputados, cedendo a presidência do parlamento estadual ao deputado estadual Miguel Sena (PV). Neste quadro, o candidato ao governo da base aliada, seria então, Neodi Carlos.
 
Os petistas acreditam que a cassação de Ivo e Cahula ensejaria a ascensão da senadora Fátima Cleide. Sendo assim, ela teria a primazia da candidatura ao governo, ficando o prefeito Roberto Sobrinho no aguardo de uma nova oportunidade, enquanto o deputado federal Eduardo Valverde poderia sair ao Senado ou a reeleição. 

Fora do âmbito de cassolistas e petistas, o PDT aguarda a ascensão do senador Acir Gurgacz, presidente regional da agremiação para entrar no jogo, como uma terceira via. DEM, PSDB e PPS, também se articulam num agrupamento, onde esta o cacique José Bianco, um grande articulador que sabidamente também tem pretensões ao Senado, ou no seu retorno ao palácio Presidente Vargas. 

Seja na peleja ao governo, na disputa ao Senado onde já se definiu uma grande batalha entre o atual governador Ivo Cassol (PP) e o senador Valdir Raupp (PMDB), chama atenção à entrada de pesos pesados da política regional na disputa das 24 vagas da Assembléia Legislativa. Os ex-prefeitos Carlinhos Camurça (Porto Velho), Sueli Aragão (Cacoal) e Melki Donadon (Vilhena), todos do PMDB, vão puxar muito voto de legenda para a agremiação. 

Para fazer frente a este escrete de ouro do PMDB, o governador Ivo Cassol esta escalando 22 secretários estaduais e regionais, além da sua irmã Jaqueline Cassol, visando puxar votos para a base aliada. O PT, do prefeito Roberto Sobrinho, também não fica atrás: esta projetando uma dúzia de secretários da sua base de sustentação pra não fazer feio. Vai ser bonito de ver...

Uma coluna sem papas na língua 07/07/09 - Gente de OpiniãoVia Direta

*** A revista Momento Brasil já circula em Rondônia, Acre e Amazonas enfocando a invasão do espaço aéreo pelos traficantes na fronteira com a Bolívia *** Pilotos traficantes tem usado crianças como escudo *** Assim como a Expovel, o arraial Flor do Maracujá se transformou numa passarela de políticos regionais *** Um palanque eletrônico bom e barato, já que eles visitam as barracas das redes de TV a toda hora... 

Fonte:  Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)