Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 07/08


As reclamações

Nas suas andanças pelos bairros da capital, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) assegura que tem recebido inúmeras reclamações a respeito do abastecimento de água. Segundo ele, não é admissível que a metade da população de Porto Velho, não tenha água encanada. Ele espera que com a recente liberação de recursos federais o problema seja devidamente sanado.

Todo cuidado...

Para os prefeitos que pretendem se reeleger, casos de Roberto Sobrinho na capital, Confúcio Moura em Ariquemes e José Bianco em Ji-Paraná, já vislumbrando vôos maiores em 2010, todo o cuidado é pouco na escolha de um vice. Vice não ganha eleição mas tem a capacidade de atrapalhar como se sabe amargamente na aldeia rondoniense.

Alianças perigosas

No entanto, o que  mais tem derrubado prefeitos favoritos em Rondônia são as alianças. Na capital, Jacob Atallah já sentiu isso na pele, como também Mauro Nazif que  tentou juntar água e óleo, com Carlinhos Camurça. O que dizer da aliança de Divino Cardoso, em Cacoal, no pleito passado? E a soma de esforços dos clã Cassol/Raupp a favor do candidato do PMDB em Rolim em 2004?
Lula em alta

Ao final do III Encontro Estadual do PT, realizado em Porto Velho, no final de semana os petistas comemoraram as pesquisas que dão conta a elevada popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Mesmo com a crise aérea, pelo que se constatou, o mandarim petista continua incólume junto ao povão.
Baita ciumeira

A definição dos cargos federais em Rondônia estão causando problemas entre os partidos da base aliada e ciumeira daqueles que não tem direito as fatias do bolo de cargos, como o PPS, do deputado federal Moreira Mendes. Ele mantém postura crítica as iniciações do Partido dos Trabalhadores para o Incra.Com certeza, ele, um fazendeiro e especulador de imóveis urbanos, gostaria de promover a indicação...
Sintero na Assembléia

O Sintero jogou bruto no seu primeiro dia de paralisação, numa greve que promete se arrastar a partir de hoje para todo o estado. Ontem, defronte a Assembléia Legislativa bonecos de Judas, com nomes de alguns deputados estaduais eram estraçalhados pelos professores, como forma de protesto. Hoje tem sessão e com certeza, voltarão ao Parlamento, em pé de guerra.

A dança dos partidos

Os partidos se mobilizaram no estado no final de semana com vistas as alianças e estratégias para as eleições do ano que vem. Na capital, o PT reuniu sua militância, enquanto o PDT confirmava em Presidente Médici o ex-prefeito Gilson Borges como seu pré-candidato a municipalidade. O PSB também reuniu lideranças em Jaru, Ouro Preto e Alto Alegre dos Parecis.
O tesouro de Curicão

O pessoal do site gentedeopinião, ao trabalhar no final de semana numa matéria sobre o antigo presídio de Santo Antônio se deparou com depoimentos de moradores, ex-presidiários e pescadores sobre um tesouro enterrado na ilha. Trata-se do tesouro do  garimpeiro Curicão, já falecido, preso durante anos no local. Até agora, conforme informações de quem vive na ilha, ninguém conseguiu encontrar nadica de nada. Quem se arrisca?

A agroindústria

Apostando na sua vocação natural, que é a agroindústria o município de Ariquemes, trabalha na instalação de 40 empresas do ramo, num projeto já em desenvolvimento pelo prefeito Confúcio Moura. A proposta ganha força com respaldo do Programa de Verticalização da Pequena Agricultura Familiar e tem apoio também do deputado Tiziu Jidaias, já que garante emprego e renda, além de processar produtores regionais. 

Do Cotidiano

O PAC em Rondônia

Só nos bons tempos do presidente João Figueiredo Rondônia tinha sido contemplado com tantos recursos, com tantas obras. A magnitude dos recursos do Plano de Aceleração de Desenvolvimento–PAC  para nosso estado, com repasses ultrapassando meio bilhão de reais, é de largo alcance, contemplando áreas de saneamento básico, como abastecimento de água, a implantação de galerias de esgotos, enfim da necessária infra-estrutura que tanto almejamos.

Com certeza, Lula está se transformando num pai para Rondônia, porque além do PAC, virão por aí as hidrelétricas do Rio Madeira, o maior investimento do governo federal e tantas obras decorrentes, para assegurar a capacidade de recepção de novas levas de migrantes já previstas para os próximos dois anos.

Nos anos 80, Rondônia recém transformada a condição do estado recebeu sua maior injeção de recursos, um verdadeiro choque para garantir seu desenvolvimento. A pavimentação da rodovia 364, a Usina Hidrelétrica de Samuel, entre outras obras de vulto, impulsionaram o novo estado, hoje já com quase 2 milhões de habitantes.

Se na área de obras, que são as mais visíveis e que proporcionam mais reflexos eleitorais, nosso estado está mais do que bem contemplado, porque este colunista ingrato e reclamão, também tem críticas para uma proposta de tamanha envergadura?

Ocorre, caro leitor, que vejo uma população que terá água e esgoto e até será beneficiada com a geração de empregos, mas com áreas de vitais importância como segurança e saúde (a não ser pelos fluídos benfazejos da extensão das redes de água esgoto reduzindo os patamares das doenças gastrointestinais) ainda desemparadas.

Não temos como resolver os problemas de saúde neste estado sem montar pólos regionais de atendimento de saúde com boa infra-estrutura em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Onde já se viu atender paciente com bicho de pé inflamado. transportado de Cabixi, a quase oitocentos quilômetros, de ambulância, para a capital?

E o tráfico de drogas que tomou conta de nossa fronteira de quase mil quilômetros com a Bolívia? O Ministério da Justiça faz vistas grossas para um problema que está infernizando Rondônia e levando desgraça para os grandes centros, já que a cocaína transportada pelo território rondoniense vai atender os cartéis e o crime organizado do Rio de Janeiro e São Paulo.

Via Direta

***  O Sintero abriu o movimento grevista ontem em duas frentes nas capital. Uma com passeata e mobilização *** A segunda frente com um professor em greve de fome defronte ao prédio da Assembléia Legislativa*** A crise nos presídios  em Rondônia chega à Cacoal que pode ter a sua penitenciária interditada a pedido do Ministério Público *** Em alta, a construção civil da capital tem prédios inteiros vendidos ainda na planta.
Fonte:csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)