Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 07/10/08


 

Na capital

Com a vitória em Porto Velho, a militância do PT foi às ruas para festejar a grande vitória do prefeito Roberto Sobrinho. Desde a manhã do domingo os petistas estavam agitados, já que não se via nem fiscais da oposição nas seções eleitorais espalhados pela cidade: Era um claro indicio que os oposicionistas já tinham jogado a toalha.

Na Câmara

É com satisfação que acompanhei a renovação dos quadros na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Pena que existem candidaturas sub-judice que podem ainda provocar a volta de alguns veteranos. Valeu moçada, foi renovação com qualidade, já que desembarcam no Poder Legislativo a tucaninha de bico afiado Mariana, o combativo Jaime Gazola e nosso colega Marcelo Reis.

As decepções

Ainda se tratando de Câmara de Vereadores, duas grandes decepções: o médico José Augusto, do PMDB era considerado nome de ponta e acabou fora, com uma magérrima votação. O mesmo aconteceu com Kruger Darwich, parlamentar combativo, de qualidade, que acabou sendo derrotado por novatos do PC do B.

Os emergentes

Quem acompanha esta coluna já sabia que existiam duas lideranças emergentes no interior. Falo do assunto há quase um ano: Padre Franco em Cacoal e Zé Rover em Vilhena. O padre venceu a aliança do sanguessuga Nilton Capixaba e com o propineiro Daniel Néri, que apoiava a vereadora Glaucioni (PSDC) e, Rover bateu o clã Donadon.

Um balanço

Ao final das eleições municipais em Rondônia, o PMDB comandado pelo senador Valdir Raupp, sai com vitórias expressivas. Seja com candidaturas próprias, como foram os casos de Ariquemes (Confúcio Moura), Jaru (Jean dos Muletas), Rolim de Moura (Tião Serraia), Pimenta Bueno (Augusto Placa), Presidente Médici (Zé Ribeiro), ou em alianças com o PT.

As alianças

Em Porto Velho e Cacoal, onde indicou os vices ou, ainda, com o PTN em Ouro Preto do Oeste onde a ex-deputada peemedebista Joselita Araújo se elegeu como vice do deputado estadual Alex Textoni (PMN), o PMDB garantiu sua presença no pódio, demonstrando os acertos nas articulações do barbudo queixada.

O crescimento

Embora o partido de Raupp tenha sido derrotado em Ji-Paraná e Vilhena, a legenda peemedebista virou em Presidente Médici, com Zé Ribeiro; em Pimenta Bueno com a reeleição de Augusto Placa e com o Dr. Célio, em Espigão do Oeste. E teve um grande desempenho nos pequenos e médios municípios.

O crescimento

No computo geral, o PMDB foi um dos partidos que mais cresceram no pleito deste domingo, confirmando as previsões do seu presidente regional Valdir Raupp cujo único desgosto foi à performance do seu sobrinho, candidato a vereador na capital, Assis Raupp, cuja candidatura foi impugnada.

A base aliada

Os partidos da base aliada do governador Ivo Cassol lamentaram os insucessos em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Rolim de Moura. Mas o Palácio Presidente Vargas tem a comemorar as vitórias consagradoras em Ji-Paraná (com Bianco). Ouro Preto do Oeste (com Alex Testoni), Guajará Mirim (Atalíbio) e Vilhena com Zé Rover.

Com prestígio

O governador Ivo Cassol também confirmou seu prestígio nos pequenos e médios municípios do estado, elegendo um numero expressivo de prefeitos aliados, se saindo muito melhor do que nas eleições municipais de 2004, quando seus ungidos foram derrotados de Porto Velho à Vilhena.

Mais importante

O resultado mais importante a comemorar nos meios palacianos foi em Vilhena. A vitória de Zé Rover está intimamente ligada à força política do governador no Cone Sul do estado, colocando um fim na era de nepotismo do clã Donadon, que se arrastava há quase duas décadas.


Do Cotidiano

Os duelos na roça

Acompanhei com toda atenção os duelos travados no interior, já que terão também reflexos nas eleições de 2010. Tanto o prefeito Confúcio Moura (PMDB) em Ariquemes, como o alcaide de Ji-Paraná José Bianco (DEM), confirmaram o favoritismo, com belos resultados e podem se habilitar a vôos maiores em 2010.

Ruim mesmo foi para o clã Donadon que acabou caindo do poleiro depois de quase duas décadas. Tinha dois prefeitos – em Vilhena e Colorado – e a partir de 2009 não terá mais nenhum para bancar as campanhas dos irmãos deputados Marcos e Natan Donadon. Também a tentativa do clã chegar a Porto Velho com a eleição de Rosângela, esposa de Marco Antonio acabou infrutífera.

O clã Amorim aumentou sua presença no Vale do Jamari, onde o caudilho caipira Ernandes Amorim elegeu um filho. Também o clã dos muletas provou que é quem manda no pedaço da bacia leiteira, ratificando sua força nas urnas ao eleger Jean dos Muletas, lançado em cima da hora.

Em Rolim de Moura, na briga de capão entre os tigres Valdir Raupp e Ivo Cassol, vantagem para o primeiro que apoiou seu ungido Tião Serraia. Lá não foi uma surpresa a derrota de Josias Custódio, referendado por Cassol: Rolim de Moura é a única cidade do estado onde o governador tem a popularidade baixa e toda eleição seu candidato leva pau.

As pesquisas confirmaram algumas vitórias – como as de Alex Textoni em Ouro Preto do Oeste – mas não conseguiram acompanhar as viradas de Dinho Souza em Candeias do Jamari e Dr. Célio em Espigão do Oeste. As derrotas dos prefeitos Dedé de Melo em Guajará Mirim e Milene Motta em Rolim de Moura eram das mais previsíveis e, isso tinha sido batido e rebatido nesta coluna nos últimos dias.

Em Ji-Paraná é importante dizer que Edvaldo Soares obteve um grande resultado e até uma derrota mais pesada, seria compreensível. Não tinha nada a perder. E na capital da BR surge ainda um predador para os deputados estaduais locais: o presidente da Câmara de Vereadores Isau já se apresenta com as garras afiadas.

Devo destacar ainda a virada sensacional de Zé Ribeiro (PMDB) em Presidente Médici, que superou o favorito Gilson Borges e a emergente Lurdinha do PT.  Outra vira-vira significativo ocorreu em Alto Paraíso, a cidade dos jericos, onde o ex- deputado estadual Romeu Reolon (PMDB) acabou com a pose do prefeito Altamiro, um cassolista de carteirinha, que adorava se enlamear com o governador e Expedito nas corridas jeriqueanas locais. Agora, a tarefa será repassada para Reolon... 

Via Direta

*** Sandra Moraes (PR), Silvio Gualberto (PSB), Assis Raupp (PMDB) ainda tem esperanças de compor a próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Todos recorreram às impugnações perante a justiça eleitoral *** Com vitórias na capital e Cacoal, O PT  ganhou asas para a conquista do Palácio Presidente Vargas em 2010.

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)