Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 07/12


Nossa soberania
A campanha “Amazônia: Soberania Nacional” já está desencadeada em todo o país, numa iniciativa das lojas maçônicas, em consonância com os propósitos que sempre nortearam suas ações desde a independência do país, prezando por sua integridade. O tema será alvo de palestras de forma a contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento político e social da população.

Orçamento 2008
Tendo como maior desafio harmonizar os reclamos dos três poderes, o deputado estadual Chico Paraíba (PMDB-Presidente Médici) se espicha todo para concluir a proposta orçamentária de 2008. Sem impedimentos, obstáculos ou questionamentos, já que o atual governo não tem oposição, tudo estará pronto para subir a plenário para votação ainda na semana que vem.

Buriti assume
Uma coluna sem papas na língua 07/12 - Gente de OpiniãoConsiderado um dos destaques da legislatura passada, o ex-deputado estadual Leudo Buriti (PTB-Ji-Paraná) deverá assumir uma vaga no próximo ano, em vista das “conjuminâncias” políticas em andamento. O ex-deputado vai dar um toque de qualidade na atual legislatura e melhorar suas cartas para a peleja do Palácio Urupá no ano que vem já que ele também é um dos nomes cogitados para a disputa.  

Presente de grego
A conclusão do presídio federal nas imediações de Porto Velho já está me deixando com a pulga atrás na orelha. Uma coluna sem papas na língua 07/12 - Gente de OpiniãoO que se propala nas outras regiões é mandar os facínoras mais perigosos para a Amazônia. Como Rondônia foi “beneficiada” como o estabelecimento penal, adivinhem para onde serão hospedados os indesejáveis?

Tensões sociais
Em décadas passadas, a União usou Rondônia como um verdadeiro penico para tensões sociais de outras regiões do país, sem a devida contrapartida das demandas sociais como água, energia, moradia, infra-estrutura. Seca no Nordeste? Crise no Sul do país? Pobreza nas regiões metropolitanas? O negócio era incentivar a migração para um novo Eldorado, ou seja Rondônia

Filhos pródigos
Uma coisa já é certa: com o novo presídio, no ano que vem, os filhos pródigos das matanças do Urso Branco, atualmente inquilinos da penitenciária de Catanduvas, voltarão para Rondônia. Como a citada segurança máxima, já está mais do que provado, não existe, eis que teremos mais problemas para a cabeça no ano que vem.

Uma andorinha...
Uma coluna sem papas na língua 07/12 - Gente de OpiniãoAté parece gozação. O governador Ivo Cassol ficou revoltado com o único deputado estadual, Neri Firigolo (PT) que votou a favor do projeto que concedia licença para o Supremo Tribunal Federal tocar adiante os processos que envolvem nosso mandarim. Ora, Ivo quer nosso Parlamento sob joelhos. Não deixa nem  uma andorinha fazer verão...

Haja ateus...
Uma coluna sem papas na língua 07/12 - Gente de OpiniãoNuma entrevista de final de ano ao jornal eletrônico genteopinião – e que também será publicada na revista Momento Brasil deste mês -, o arcebispo de Porto Velho Dom Moacir Grecchi revela que nosso estado tem a segunda maior população de ateus do Brasil. Ao mesmo tempo, Rondônia é um dos estados com maior população evangélica do país, ao lado do Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Regularização fundiária
Uma coluna sem papas na língua 07/12 - Gente de OpiniãoO prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) estuda um plano de regularização fundiária para a capital da BR e já trabalha nesse sentido. Desde que o município foi implantado, há 30 anos, foram criados vários bairros a partir de invasões e com isso existem centenas de terrenos urbanos a espera de titulação. 

Do Cotidiano
As lideranças eclipsadas
Num passado quase recente, para efeito da história de Rondônia, nomes notáveis no cenário estadual como Jerônimo Santana e  Odacir Soares, hoje figuras apagadas politicamente, chegaram a ganhar notoriedade nacional como políticos.
O goiano Jerônimo Garcia de Santana terá seu nome marcado na história de Rondônia, seja como deputado federal, primeiro prefeito eleito pelo voto direto da capital do estado e primeiro governador eleito pelo voto direto. No âmbito nacional ganhou projeção durante a ditadura militar, honrando os quadros do  antigo MDB, ao lado de parlamentares cassados como Alencar Furtado. Combativo, foi duramente perseguido em Rondônia durante os anos em que Rondônia foi capitania dos militares.
Péssimo prefeito, bom governador, Jerônimo Santana seria engolido dentro do PMDB por uma cria política, um jovem prefeito de Rolim de Moura, Valdir Raupp, que seria eleito governador em 1994. Hoje, enfermo, Jerônimo reside em Brasília, onde volta e meia, entre uma crise de chôro e outra, mete o pau na atual bancada federal.
Já, Odacir Soares Rodrigues, acreano, hoje filiado aos quadros do PMDB, teve toda sua trajetória política ligada a ditadura militar, desde a Arena. Ganhou destaque no PDS quando foi eleito senador em 1982. Trafegou pelo PFL, pelo PTB e mais recentemente esteve no PPS, antes de se bandear para o PMDB.
Ao contrário de Jerônimo, popularmente conhecido como Bengala, Odacir Soares, carinhosamente conhecido como raposão, mesmo nomeado pelos militares, foi um grande prefeito de Porto Velho. Coube a ele lançar as estacas da modernização e da pavimentação asfáltica na cidade e até criar uma assessoria de imprensa, que não existia. Não teve grande performance como deputado federal, já que foi apenas suplente de Isaac Newton Pessoa, aquele deputado que cumpriu pena pelo tráfico de drogas nos anos 80.
Como senador, Odacir chegaria ao alto clero da política nacional e seu apogeu ocorreu era Collor, quando ocupou cargos e destaque, como líder do governo e de comando na Mesa Diretora do Congresso Nacional. Foi o primeiro político rondoniense a obter projeção nacional, sendo figura carimbada diariamente nos jornais de grande circulação do país e nos noticiários das redes de televisão.
Desde que foi derrotado em 98 ao Senado, por Amir Lando, o raposão não conseguiu mais se reabilitar. Perderia nova disputa ao Senado em 2002 e em 2006 também sucumbiria na disputa de uma vaga à Câmara Federal. Agora, no PMDB, buscará novo espaço político na esfera estadual.

Via Direta
 ***Rondônia comemora a criação do estado em 22 de dezembro *** Como se recorda,  foi nesta data que o presidente João Figueiredo assinou a lei complementar  *** Folgados, os vereadores de São Miguel do Guaporé só se reúnem as segundas-feiras a noite *** Repleto de planos Cebolinha, o deputado Maurinho não consegue derrubar o comando tucano *** Mas como diz aquele velho ditado popular “água mole em pedra dura....

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)