Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 08/05/09


 


Aliança com PMDB

O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), fora do páreo para as eleições ao governo do estado em 2010, já não esconde: sustenta a necessidade de uma aliança do PT com o PMDB. Celebrar a coalizão são outros quinhentos, já que cada partido tem pré-candidatos correndo trecho. E cada sigla pensa só no seu próprio umbigo.

Leite nas escolas

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) defende a necessidade da distribuição de leite pasteurizado nas escolas rondonienses. Conforme o parlamentar, isso seria um meio de melhorar a merenda escolar da criançada e ao mesmo tempo valorizar um produto regional, gerando emprego e renda, num momento de penúria dos pequenos produtores de leite.

Vermelhinhos em ação

O PC do B realiza hoje o seminário sobre a Crise do Capitalismo e o Desenvolvimento da Amazônia, no auditório da Unir-Centro. O partido começa a se mobilizar para as eleições do ano que vem e pretende lançar candidaturas em todos os níveis. Os vermelhinhos estão de asas crescidas depois do crescimento conquistado no estado em 2008.

Encontro estadual

Uma coluna sem papas na língua 08/05/09 - Gente de OpiniãoO PMDB realiza neste sábado, dia 9, o II Encontro Estadual de 2009 no município de Ariquemes, quintal do prefeito Confúcio Moura, pré-candidato ao governo estadual. Será mais uma demonstração de força do partido comandado pelo senador Valdir Raupp, que tem três pré-candidatos para disputar a indicação do partido.

Estratégia do PMDB

Uma coluna sem papas na língua 08/05/09 - Gente de OpiniãoPara sua mobilização, o PMDB esta explorando o sentimento generalizado existente em Vilhena, Cacoal e Ariquemes, cujas comunidades sonham eleger governador pela primeira vez.  Como Ji-Paraná e Rolim de Moura, que já elegeram, os outros três pólos regionais querem porque querem eleger um governador. Cada cidade tem um pré-candidato, Ariquemes (Confúcio), Cacoal (Sueli) e Vilhena (Natan).


A preferência

No âmbito partidário, Confúcio Moura é quase um consenso dentro do PMDB. Deputado federal por duas vezes, sem rabo comprido e com a melhor avaliação entre os alcaides rondonienses, Confúcio é empurrado por todo Vale do Jamari – a região que mais cresce no estado – para a disputa ao governo estadual.Também é embalado por obras de vulto e soluções criativas.Uma coluna sem papas na língua 08/05/09 - Gente de Opinião

Cidades submersas

Com matéria especial sobre as cidades submersas da Amazônia, a revista Momento Brasil já circula nas bancas de Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Arqueólogos fizeram descobertas recentes sobre antigas civilizações ligando cidades amazônicas a lendária Atlântida. Uma destas cidades estaria no Rio Madeira, em território amazonense.

Mutirões municipais

A prefeitura de Porto Velho abre no próximo dia 13 uma série de mutirões destinados à limpeza, encascalhamento, operação tapa-buracos, e pavimentação asfáltica das ruas da capital e nos seus distritos. Todo maquinário da atual administração será colocado em campo.

Sobrinho, sapecando?

Entre os anúncios do prefeito Roberto Sobrinho, para este ano, está à recuperação de 1 mil quilômetros de estradas vicinais na zona rural. Aí, eu pergunto para meus botões, se o petista não estaria sapecando, se é isso mesmo o anunciado? Ora, esta distância é o equivalente á Porto Velho em Rondônia até Nova Lacerda, no vizinho Mato Grosso...


Do Cotidiano

Retalhado pela crise

Polêmico livro de respeitado economista põe o Brasil frente a uma escolha: ou se fortalece como nação ou acabará dividido em republiquetas. Não prometem nada de bom o agravamento das tensões na fronteira entre a Colômbia e o Equador. Se a América Latina não se fortalecer, nem conseguirá ser um contraponto à América do Norte nem ajudará no equilíbrio de forças entre os dois hemisférios, no mundo multipolar que a devastadora crise americana passa a concretizar no planeta. 

Essas tensões fronteiriças e a ameaça de uma desgastante pendenga internacional entre Brasil e Paraguai por conta do pagamento da energia de Itaipu acendem um sinal vermelho para o Mercosul e para o projeto bolivariano de unidade latino-americana.

No plano nacional interno, a nordestinização da Mesa do Senado, com o fortalecimento dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor, a crescente insatisfação no Sudeste e a proposta de emancipação dos estados sulinos jogam contra a unidade nacional, além de fragilizar, em consequência, os esforços pela unidade continental. 

Se essas condições não forem resolvidas pelo exercício de uma forma superior de política, no plano interno, e pela diplomacia, nas questões externas, os inimigos do Brasil e da unidade latino-americana, localizados no hemisfério Norte, mas como muitos agentes infiltrados em ongs e participando de processos eleitorais em todo o mundo, no financiamento de candidaturas, conseguirão jogar estados contra estados, países contra países e concretizar aquilo que. 

Direito ou torto – No Sul, atribuída a setores da extrema-direita, existem movimentos separatistas que sempre tentam retomar o fio da Revolução Farroupilha, interrompido por um acordo entre o comando republicano e as oligarquias gaúchas. A proposta de criar a República do Pampa tem como sustentáculo a falsa noção de que “o Sul sustenta o resto do Brasil”. 

No exterior, há interesses jogando no sentido de que um Nordeste dócil a Sarney e a Collor possa se tornar um País livre da insatisfação das regiões Sudeste e Sul: os estados nordestinos mais a Amazônia seriam uma nação supostamente riquíssima, com um enorme potencial. Esse novo país tiraria riqueza dos novos produtos que a Amazônia está disponibilizando, com descobertas diárias inclusive de venenos de serpentes que custam milhares de dólares o grama. 

Na sociedade gaúcha, onde há uma espécie de orgulho sulino muito próximo do racismo, que se opõe a uma República hoje supostamente dominada por políticos nordestinos, o movimento “o Sul é o meu País” conquista cada vez mais adeptos.

Via Direta

*** A ex-prefeita Sueli Aragão (PMDB) começa a se movimentar na região do café como pretensa candidata ao governo do estado *** O PT deve confirmar a realização de prévias no partido a partir de meados de agosto para definição do seu nome a sucessão de Ivo Cassol *** Aos poucos o radialista Arimar Sá vai retomando antigo prestígio no horário do meio dia, mesmo numa emissora de porte médio. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)