Sexta-feira, 8 de maio de 2009 - 06h57
Aliança com PMDB
O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), fora do páreo para as eleições ao governo do estado em 2010, já não esconde: sustenta a necessidade de uma aliança do PT com o PMDB. Celebrar a coalizão são outros quinhentos, já que cada partido tem pré-candidatos correndo trecho. E cada sigla pensa só no seu próprio umbigo.
Leite nas escolas
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) defende a necessidade da distribuição de leite pasteurizado nas escolas rondonienses. Conforme o parlamentar, isso seria um meio de melhorar a merenda escolar da criançada e ao mesmo tempo valorizar um produto regional, gerando emprego e renda, num momento de penúria dos pequenos produtores de leite.
Vermelhinhos em ação
O PC do B realiza hoje o seminário sobre a Crise do Capitalismo e o Desenvolvimento da Amazônia, no auditório da Unir-Centro. O partido começa a se mobilizar para as eleições do ano que vem e pretende lançar candidaturas em todos os níveis. Os vermelhinhos estão de asas crescidas depois do crescimento conquistado no estado em 2008.
Encontro estadual
O PMDB realiza neste sábado, dia 9, o II Encontro Estadual de 2009 no município de Ariquemes, quintal do prefeito Confúcio Moura, pré-candidato ao governo estadual. Será mais uma demonstração de força do partido comandado pelo senador Valdir Raupp, que tem três pré-candidatos para disputar a indicação do partido.
Estratégia do PMDB
Para sua mobilização, o PMDB esta explorando o sentimento generalizado existente em Vilhena, Cacoal e Ariquemes, cujas comunidades sonham eleger governador pela primeira vez. Como Ji-Paraná e Rolim de Moura, que já elegeram, os outros três pólos regionais querem porque querem eleger um governador. Cada cidade tem um pré-candidato, Ariquemes (Confúcio), Cacoal (Sueli) e Vilhena (Natan).
A preferência
No âmbito partidário, Confúcio Moura é quase um consenso dentro do PMDB. Deputado federal por duas vezes, sem rabo comprido e com a melhor avaliação entre os alcaides rondonienses, Confúcio é empurrado por todo Vale do Jamari – a região que mais cresce no estado – para a disputa ao governo estadual.Também é embalado por obras de vulto e soluções criativas.
Cidades submersas
Com matéria especial sobre as cidades submersas da Amazônia, a revista Momento Brasil já circula nas bancas de Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Arqueólogos fizeram descobertas recentes sobre antigas civilizações ligando cidades amazônicas a lendária Atlântida. Uma destas cidades estaria no Rio Madeira, em território amazonense.
Mutirões municipais
A prefeitura de Porto Velho abre no próximo dia 13 uma série de mutirões destinados à limpeza, encascalhamento, operação tapa-buracos, e pavimentação asfáltica das ruas da capital e nos seus distritos. Todo maquinário da atual administração será colocado em campo.
Sobrinho, sapecando?
Entre os anúncios do prefeito Roberto Sobrinho, para este ano, está à recuperação de 1 mil quilômetros de estradas vicinais na zona rural. Aí, eu pergunto para meus botões, se o petista não estaria sapecando, se é isso mesmo o anunciado? Ora, esta distância é o equivalente á Porto Velho em Rondônia até Nova Lacerda, no vizinho Mato Grosso...
Do Cotidiano
Retalhado pela crise
Polêmico livro de respeitado economista põe o Brasil frente a uma escolha: ou se fortalece como nação ou acabará dividido em republiquetas. Não prometem nada de bom o agravamento das tensões na fronteira entre a Colômbia e o Equador. Se a América Latina não se fortalecer, nem conseguirá ser um contraponto à América do Norte nem ajudará no equilíbrio de forças entre os dois hemisférios, no mundo multipolar que a devastadora crise americana passa a concretizar no planeta.
Essas tensões fronteiriças e a ameaça de uma desgastante pendenga internacional entre Brasil e Paraguai por conta do pagamento da energia de Itaipu acendem um sinal vermelho para o Mercosul e para o projeto bolivariano de unidade latino-americana.
No plano nacional interno, a nordestinização da Mesa do Senado, com o fortalecimento dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor, a crescente insatisfação no Sudeste e a proposta de emancipação dos estados sulinos jogam contra a unidade nacional, além de fragilizar, em consequência, os esforços pela unidade continental.
Se essas condições não forem resolvidas pelo exercício de uma forma superior de política, no plano interno, e pela diplomacia, nas questões externas, os inimigos do Brasil e da unidade latino-americana, localizados no hemisfério Norte, mas como muitos agentes infiltrados em ongs e participando de processos eleitorais em todo o mundo, no financiamento de candidaturas, conseguirão jogar estados contra estados, países contra países e concretizar aquilo que.
Direito ou torto – No Sul, atribuída a setores da extrema-direita, existem movimentos separatistas que sempre tentam retomar o fio da Revolução Farroupilha, interrompido por um acordo entre o comando republicano e as oligarquias gaúchas. A proposta de criar a República do Pampa tem como sustentáculo a falsa noção de que “o Sul sustenta o resto do Brasil”.
No exterior, há interesses jogando no sentido de que um Nordeste dócil a Sarney e a Collor possa se tornar um País livre da insatisfação das regiões Sudeste e Sul: os estados nordestinos mais a Amazônia seriam uma nação supostamente riquíssima, com um enorme potencial. Esse novo país tiraria riqueza dos novos produtos que a Amazônia está disponibilizando, com descobertas diárias inclusive de venenos de serpentes que custam milhares de dólares o grama.
Na sociedade gaúcha, onde há uma espécie de orgulho sulino muito próximo do racismo, que se opõe a uma República hoje supostamente dominada por políticos nordestinos, o movimento “o Sul é o meu País” conquista cada vez mais adeptos.
Via Direta
*** A ex-prefeita Sueli Aragão (PMDB) começa a se movimentar na região do café como pretensa candidata ao governo do estado *** O PT deve confirmar a realização de prévias no partido a partir de meados de agosto para definição do seu nome a sucessão de Ivo Cassol *** Aos poucos o radialista Arimar Sá vai retomando antigo prestígio no horário do meio dia, mesmo numa emissora de porte médio.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par
Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e