Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 09/10


Apoio a todos!
Todo mundo que vai a casa do governador Ivo Cassol sai de lá com apoio para ser candidato a prefeito de Porto Velho. A queixa é um dos possíveis postulantes ao Palácio Tancredo Neves magoado com a estratégia situacionista e que já se sente inseguro diante de tantas alternativas lançadas pelo mandarim.

As alfinetadas
Já começam as primeiras alfinetadas entre os concorrentes a Prefeitura de Porto Velho. Para Lindomar Garçon, um dos infiéis partidários na Câmara dos Deputados, a adesão do ex-prefeito Carlinhos Camurça ao PMDB indica que haverá nova mistura de água com o vinho em 2008: Camurça estará no mesmo palanque de Roberto Sobrinho. Será?

Espada na garganta
Na verdade, o ingresso de Camurça no PMDB é  mais uma carta na manga para o herdeiro do título de raposão felpudo (que era de Odacir) da política rondoniense, Valdir Raupp, nas tratativas para indicar o vice do prefeito Roberto Sobrinho. Caso  o petista não aceite Fernando Prado na vice, o PMDB pode romper a aliança. E já tem agora um nome a altura para disputar a prefeitura da capital.

Bianco, a tarântula
Era para Bianco já estar curado de sua mania de criar candidatos-escudeiros para dividir a oposição, depois que o feitiço se voltou contra o feiticeiro em 2004, com a criatura Cassol devorando seu criador (ele). Mas não, lá está o ex-governador dando tratos a bola de novo, tecendo sua teia, como uma tarântula. Mas pelo que vi desta vez a estratégia – que já deu certo em outras oportunidades – deve emplacar. Mesmo porque está bem na dianteira.

Diretórios municipais
O Partido dos Trabalhadores –PT definiu para 2 de dezembro as eleições para os diretórios municipais e também da renovação do Diretório Estadual em Rondônia. Com apoio dos cardeais da legenda, Tácito Pereira se encaminha para mais um mandato. São esses dirigentes eleitos que vão definir e influir na  política de alianças da sigla para as eleições
Municipais de 2008.

As normas
Para quem esperava rito sumário no caso dos parlamentares infiéis vai pintando uma decepção atrás da outra. A expectativa na Câmara Federal, para que as normas do Supremo Tribunal Federal sejam enviadas para regulamentar a coisa é de pelo menos três meses. Antes, o STE vai ter que definir se a perda de mandatos também vai afetar senadores, governadores e prefeitos. Vai longe...

Rondônia em chamas
Chegamos a Segunda semana de em outubro e o estado ainda sofrendo com as queimadas. No final de semana tanto as reservas biológicas, como os parques nacionais e as reservas indígenas apresentavam focos de calor, conforme o ecologista Daniel Panobianco. Os parques mais atingidos são a reserva de Jaru (33 focos), de Pedras Negras (18 focos) Serra dos Reis (26 focos).

Abraço de urso
Através do seu aliado Miguel Sena (PV-Guajará Mirim), o governador Ivo Cassol está dando um abraço de urso nos demais poderes. Que ninguém diga, no entanto, que Ivo não seja um democrático: o projeto do corte do auxílio-moradia já em discussão, além de atingir os deputados estaduais, conselheiros, desembargadores , também afetará seu bolso.

Gays x evangélicos 
Por conta de uma audiência pública voltada a discutir o projeto da criminalização da homofobia, a Assembléia Legislativa vai ferver nos próximos dias. O deputado estadual Valter Araújo, autor da convocação, espera com isso dirimir dúvidas a respeito do assunto que está sendo tratado no Congresso. Os ânimos estão acirrados e Gays e evangélicos vão comparecer em peso.

Do Cotidiano

Os rituais de canibalismo

Hoje condenados pela evolução do direito e da religião, o canibalismo e a escravidão eram no passado práticas socialmente aceitas e inclusive consideradas como agradável aos deuses e aprovados pelas hierarquias religiosas. Entre os casos historicamente comprovados de canibalismo na antiguidade está o da grande seca de 3 mil anos antes de Cristo no Egito, que os anais registraram como “os anos dos chacais”.
O canibalismo não foi praticado apenas pelos indígenas, portanto. Também era usual na Europa, de onde se originam muitas das famílias brasileiras. Os povos primitivos que deram origem aos europeus foram canibais, como estão comprovando escavações arqueológicas que apontam, pelo estudo dos ossos, para a prática de uma antropofagia ritual, de caráter religioso, por nossos remotos antepassados.
O canibalismo era uma atividade sistemática e ritual no período Neolítico em praticamente toda a Europa, segundo os estudos de uma equipe de antropólogos sob a chefia de Miguel Botella, diretor do Laboratório de Antropologia Física da Universidade de Granada (Espanha). Desde o final do ano 3000 al 2500 a.C, o canibalismo era comum em toda a bacia mediterrânea européia e na Finlândia. A carne dos mortos era comida depois de três ou quatro horas, “talvez para assimilar suas características”, disse Botella. Os ossos estudados, com marcas de lâminas e de dentes humanos, procediam de homens, mulheres e crianças, e apareciam em depósitos misturados com restos dos animais que conformavam sua dieta, o que constata o canibalismo no Neolítico.
Encontrado com farta documentação apenas nas Américas Central e do Sul, é certo que o canibalismo era uma prática mais comum entre os índios Guaranis, no Brasil. Ao se alimentar da carne humana, eles acreditavam superar os limites da existência terrena para chegar ao Paraíso.
 Na Bíblia, não se fazem referências muito explícitas ao canibalismo, mas se pode perceber nas entrelinhas que ele era praticado e conhecido entre os antigos. Em Deuteronômio 28 e em Jeremias 19, por exemplo, existem referências antropofágicas.
O Oriente Médio, como berço das religiões monoteístas, permite discutir como o canibalismo é tratado como prática do Outro entre as sociedades. Para alguns povos africanos, os europeus é que seriam canibais.
Em todos os continentes há relativa facilidade em obter informações sobre canibalismo, menos na Europa, onde a censura e o silêncio de séculos sufocaram esse incômodo assunto. É mais fácil desviar a discussão para os aborígines da América do Sul...

Via Direta

*** O prefeito Adelino Follador, de Cacaulândia trocou o domicílio eleitoral para disputar a prefeitura de Ariquemes pelos Democratas *** Na Bacia Leiteira, o prefeito de Theobroma Adão Nink mudou-se para Jaru, onde pretende conquistar a cadeira de Ulysses Borges *** E em Cacoal o médico Adegildo Ferreira, ex-vice-prefeito é mais um novo reforço do PDT.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)