Sexta-feira, 9 de novembro de 2007 - 07h09
Romeu e Julieta
De Praia do Tamanduá aos topos das serras dos Parecis já não se fala em outra coisa: o namoro entre os filhos de dois clãs políticos dos mais tradicionais em Rondônia e com rivalidades tribais que vem de longe na Zona da Mata. Os pombinhos protagonizam um namoro que inicialmente não era aceito pelos Cassols e pelos Raupps.
Final feliz!
Ao contrário da tragédia literária, o desdobramento em Rondônia foi de um final feliz. E além disso, a nossa versão tupiniquim de Romeu (filho do senador Raupp) e Julieta (filha mais nova do governador Ivo Cassol) pode até ensejar uma aliança política entre dinastias políticas adversárias no estado. Graças a essa nova geração do bem, teremos a paz política no estado que tanto almejamos.
Nossa pujança
Os municípios de Ariquemes e Cacoal saíram na frente de Porto Velho e Ji-Paraná para construir seus modernos paços municipais mostrando a pujança rondoniense. São projetos de ponta expressando a pujança de um estado movido a trabalho. Os prefeitos Confúcio Moura e Sueli Aragão (ambos do PMDB) estão de parabéns
Orçamento 2008
Estimado em R$ 3,4 bilhões a Assembléia Legislativa de Rondônia começa a debater o Orçamento Geral do do Estado para 2008. O relator da matéria será o deputado estadual Chico Paraíba (PMDB-Presidente Médici) afinado com a bancada governista. Com ampla maioria no Poder Legislativo, acredita-se que o governador Ivo Cassol não tenha problemas com a aprovação nesta temporada.
Corrida à Brasília
Também em Brasília a questão orçamentária entra em pauta e boa parte dos prefeitos rondonienses acorreu aos corredores do Congresso Nacional, de pires na mão para buscar recursos das emendas parlamentares. Quem se articulou e trabalhou melhor no ano passado neste sentido foi o prefeito José Bianco de Ji-Paraná. Fez uma verdadeira multiplicação de recursos ao seu magérrimo orçamento municipal.
Emendas parlamentares
Com as definições orçamentárias do estado e da União é natural que a partir de agora os prefeitos se mobilizem numa verdadeira caça aos deputados estaduais, federais e senadores. O cobertor do orçamento do municipalismo é muito curto e sem obter reforços fica muito difícil os alcaides tocarem obras de infra-estrutura em seus municípios.
Virou gozação
Agora até os partidos barriga-de-aluguel já falam em lançar candidaturas próprias a prefeitura de Porto Velho e deste jeito antes do final do ano serão uns vinte nomes. Até o desconhecido Sandro Morett, do PMN, fala em entrar na peleja! Ao final, não tenham dúvidas, restarão umas quatro ou cinco candidaturas prá valer.
Maioridade penal
A redução da maioridade penal volta a pauta do Congresso Nacional. O polemico assunto, que poderá ser tema de plebiscito, volta a cena pelo aumento de jovens abaixo dos 18 anos na incidência da criminalidade. O tema tem sido tratado pela Comissão de Segurança Publica e Combate ao Crime Organizado na Câmara dos Deputados.
Candidaturas próprias
O Diretório Nacional do PPS divulgou nota dando conta que o partido vai lançar candidaturas próprias as prefeituras municipais em 21 capitais brasileiras, não confirmando a intenção em Porto Velho e Boa Vista. Será que o presidente regional Moreira Mendes está fazendo um trabalho de sapa em cima de Amado Rahal? Afinal ele é tio de Davi Chiquilito, candidato do PCV do B...
Tráfico na fronteira
Mais do que oportuna a intervenção do deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) junto as esferas federais cobrando mais recursos e mais vigilância contra o tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia. Valverde nesta legislatura tem se demonstrado mais maduro, mais atuante e como coordenador da bancada federal tem aproximado os parlamentares com a população.
Do Cotidiano
Em busca do saneamento
Com recursos federais e contrapartida do governo do estado, o governador Ivo Cassol deu o pontapé inicial no mês passado para as obras de ampliação de rede de água e de saneamento em Porto Velho. Trata-se de uma conquista aguardada há muito tempo e uma necessidade premente da população.
Como se sabe o presidente Luís Inácio da Lula estabeleceu objetivos ambiciosos para dar cabo da universalização do saneamento básico para a população brasileira e um marco regulatório começa ser discutido nos estados a respeito. No Brasil o quadro nacional de saneamento é deplorável, já que apenas 50 por cento dos esgotos domiciliares são coletados e apenas 20 por cento é tratado.
Em Rondônia, o panorama do saneamento básico é terceiromunista. Em plena Porto Velho, a capital de Rondônia, com quase 350 mil habitantes, apenas a metade da população conta com água encanada nas suas torneiras. Pior mesmo é com as estatísticas sobre esgoto: temos menos de cinco por cento de coleta domiciliar, e o percentual de tratamento se aproxima de zero. Dados realmente estarrecedores.
Por tudo isso a discussão sobre questão do saneamento básico em Rondônia, proposta pelo deputado Alex Textoni (PTN –Ouro Preto do Oeste) se revestiu de grande importância. O parlamentar juntou na audiência pública, prefeitos, deputados, CREA, associações diversas e órgãos do governo do estado para debater e encaminhar soluções afetas ao saneamento básico.
No Brasil, a proposta da universalização do saneamento básico tem uma visão de futuro para esse país. Tem como propósito possibilitar um atendimento a toda população. A meta é ambiciosa: serão necessários R$ 180 bilhões para universalizar o saneamento no país nos próximos 20 anos, como revela Textoni.
Com a discussão, o parlamentar de Ouro Preto do Oeste pretende também criar através de projeto de lei a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados ao Estado de Rondônia. Entre outras finalidades, o novo órgão será criado para tratar do assunto e proteger os usuários contra o abuso de poder econômico que vise a dominação dos mercados, a eliminação da concorrência e o aumento arbitrários das tarifas e margens de lucro.
A audiência pública serviu para passar a limpo esse assunto tão relevante e ao mesmo tempo projetar nosso futuro
Via Direta
*** O ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira começa voltar a berlinda *** Andou se envolvendo até nas eleições dos servidores do Poder Legislativo *** Já em sintonia, o deputado estadual Alex Textoni (PTN-Ouro preto do Oeste) e os pescadores estão falando a mesma língua *** Diga-se de passagem, Testoni melhorou muito sua articulação política.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos
Sem brutalidadeCom as frequentes notícias de bombas caindo e tiros disparados sufocando os gestos humanitários, as razões para contentamento se red
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei