Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 10/07


Mago petista

Causou surpresa a saída do fundador do PT em Rondônia, o mago petista Odair Cordeiro  da chefia de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho. Miriam Saldanha, que era da Secretaria da Fazenda assume um cargo de responsabilidade, já que vai tratar da articulação política do Palácio Tancredo Neves com a Câmara Municipal. Olha, a alegação de problemas pessoais é vaga...

 

Congresso municipal

E por falar em PT, a legenda realizou seu III Encontro Municipal, tendo como tema de destaque  “O Socialismo Petista”. Com isso, a agremiação elaborou a pauta do III Congresso Estadual que também será realizado em Porto Velho. Os cardeais da legenda, senadora Fátima Cleide, os deputados Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, além do prefeito Roberto Sobrinho marcaram presença.

 

No programa do Jô

O renomado ambientalista rondoniense Daniel Panobianco vai participar do pograma do Jô, em agosto, para falar da questão do desmatamento no estado e do impasse criado pelas ONGS e o Ibama na construção das usinas de Jirau e Santo Antônio no Rio Madeira. Panobianco hoje é nossa autoridade máxima em meio ambiente.

 

Vale do Guaporé

A senadora Fátima Cleide (PT) e o deputado estadual Alex Textoni (PTN) travam um interessante debate sobre a lei que proibiu a pesca nas bacias dos rios Guaporé e Mamoré. Cada lado tem apresentado suas razões com convicção. Textoni defendendo o projeto, que é de sua autoria, Fátima Cleide detonando a proposta e insinuando que o magnata dos combustíveis está legislando em causa própria.

 

A desconfiança

Nos bastidores, o que se fala é que o milionário deputado de Ouro Preto do Oeste teria um projeto já pronto e acabado para a construção de um grande hotel ecológico no Vale do Guaporé. Cabe a Textoni, que quer adaptar a legislação ambiental daqui a do pantanal mato-grossense, explicar se os boatos que rolam na aldeia são verdadeiros ou não, quanto a esse empreendimento hoteleiro.

 

Ponteira garantida

A corrida ao Palácio Tancredo Neves começa com o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho liderando as sondagens eleitorais. Pelo que se constata, a agremiação mantém  algo em torno de 30 por cento do eleitorado da capital, praticamente o que a senadora Fátima Cleide angariou na disputa ao governo em 2006. É bom para garantir a ponta no primeiro turno, mas é pouco para se garantir no segundo.  Vai precisar de alianças.

 

Coisa de louco!

Li na Folha de Rondônia que o ex-senador Amir Lando estaria cotado para assumir uma secretaria agrária na administração Ivo Cassol. Vou abandonar a carreira de analista político, porque não estou entendendo mais nada. Sei que em política tudo é possível, mas Lando e o PMDB de Raupp com Ivo Cassol e Expedito, no mesmo palanque, é misturar água com vinho. Em Rolim esta aliança deu chabu em 2004.

 

Por falar nisso...

E, por falar em eleições municipais, o que se vê, é nosso governador se fazendo de gato morto quanto ao fato de apoiar possíveis candidatos as eleições municipais do ano que vem no estado. Se isso for verdade, tem explicação: apoio de prefeito mais afunda do que ajuda. Em 2006, por exemplo, Ivo ganhou a parada em todos os colégios eleitorais – e com boa parte dos prefeitos contra.

 

Grande dobradinha

Com a dobradinha Domingues Júnior e Dalton di Franco, ao meio dia,  O SGC, afiliado da rede TV, está alcançando uma verdadeira façanha, o que poucas emissoras conseguem no país, que é fazer frente a poderosa Rede Globo de Televisão no horário. Com o carisma de Domingues e a a voz rouca de pato de Dalton, a equipe de Sérgio Demoni vai apostando na regionalização de sua programação.

 

Do Cotidiano

Os feudos políticos

A maioria dos feudos políticos rondonienses continuam sob domínio de clãs regionais e dificilmente, pelo que se vê, essas lideranças cairão do poleiro tão cedo. No Cone Sul, por exemplo, os Donadons controlam as prefeituras de Vilhena e Colorado do Oeste e devem ampliar a presença nas eleições do ano que vem nos demais municípios da região. O grupo tem voracidade pelo poder.

A Zona da Mata, onde se formaram várias dinastias políticas, iniciadas com o feudo dos Raupp, hoje sob o domínio dos Cassol, assiste o surgimento do clã Benetti, liderado pela prefeita Milene Motta, candidata a reeleição no pleito do ano vindouro.

Também é nítida a presença de clãs em Jaru, onde os irmãos Batista da Muleta e José Amauri, com o guru Tomás Correia, demarcaram território desde os anos 90 e tem todas as condições de retomar o comando do Paço Municipal em 2008. Eles também mantém forte liderança na região da Bacia Leiteira.

Já em Ariquemes, o clã Amorim que elegeu um deputado federal e uma deputada estadual, tem os olhos voltados para a reconquista do Palácio do Cacau sede da prefeitura do município, onde se empoleirou o ex-deputado federal Confúcio Alves de Moura (PMDB), que deve disputar a reeleição.

Embora com lideranças definidas, Ji-Paraná não formou feudos. Na década de 80 uma dinastia foi iniciado com a dobradinha Sadraque Muniz e Orestes Muniz, mas não prosperou, embora a família emplacasse Agnaldo Muniz à Câmara Federal por mais duas legislaturas. Também com origem evangélica, o clã Viana não avançou. Na família Bianco apenas o ex-governador e atual prefeito José Bianco se mantém na disputa de cargos eletivos, enquanto que no clã Gurgacz apenas o ex-prefeito de Ji-Paraná Acir tem participado de eleições.

Dividida politicamente desde que nasceu em vista de uma colonização heterogênea, Porto Velho a capital de Rondônia não tem emplacado feudos políticos regionais. O governador Teixeira não teve sucessor a altura e seu filho não conseguiu se eleger a federal. Jerônimo Santana igualmente não formou grupo familiar.  Nem os Erse, do falecido Chiquilito, tampouco os Camurças, os Soares Rodrigues, os Pianas, os Moreira Mendes, ou os Guedes. Os Erses mantém Davi Chiquilito vereador, dos Moreiras, Moreirão se elegeu mas não conseguiu emplacar o filho a estadual, enquanto que os Guedes ( liderado pelo ex-prefeito José) e os Soares Rodrigues (teve como grande líder Odacir) se revelam em franca decadência.

 

 

Via Direta

 

*** A Funasa voltou a investir em postos de saúde nas aldeias indígenas de Rondônia *** O prefeito Roberto Sobrinho anuncia mais 13 quilômetros de asfalto na periferia *** Sufocada pela poeira deste verão rigoroso, a população agradece *** Os urubus continuam proliferando em algumas regiões de Porto Velho. Coisa de louco, um boom de natalidade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)