Quarta-feira, 11 de junho de 2008 - 05h41
Com Sobrinho
O presidente regional do PDT Acir Gurgacz, o candidato mais votado ao Senado na capital em 2006, anunciou seu apoio ao projeto de reeleição do prefeito Roberto Sobrinho (PT). A coalizão tem como eixo principal o PT/PMDB/PDT e é reforçado por mais uma penca de legendas. A corrida sucessória começa a esquentar.
Ficou na coragem
Os prefeitos Adelino Follador (Cacaulândia) e Adão Nink (Theobroma) tinham renunciado os cargos para disputar respectivamente as prefeituras de Ariquemes e Jaru. Mas as coisas não deram muito certo: Adão Nink foi preterido pelo PMDB de Jaru, que está lançando Batista da Muleta. Em Ariquemes, Folador já fala em aliança com o atual prefeito Confúcio Moura (PMDB).
Dívida do Beron
O Supremo Tribunal Federal (STF), numa decisão lamentável, manteve o desconto mensal da dívida do Beron. O governo de Rondônia tinha apelado, mas foi mal sucedido na empreitada. O triste da coisa é que a maior parte desta dívida foi provocada pela má administração do Banco Central e que esses recursos estão fazendo falta para áreas carentes como em saúde e segurança pública.
Convenções municipais
O presidente regional do PSDC Edgar do Boi anunciou ontem que as convenções municipais da legenda cristã começam dia 22 em Corumbiara e vão até o dia 30, quando a aliança será homologada em Porto Velho. O partido tem candidato a prefeito nos principais colégios eleitorais, como Ji-Paraná (Jardim), Cacoal (Glaucioni) e, Ariquemes (Lourival Amorim).
Recursos do PAC
A necessidade faz o sapo pular e os três poderes acabaram botando a mão na consciência para tratar de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. Com isso será possível em breve o estado de Rondônia recebe os recursos do PAC para obras de infra-estrutura, saneamento, água e esgoto. A opinião pública tem que marcar em cima para que não haja retrocesso.
Balaio de gatos
Vai virar uma corrida maluca. Essas eleições municipais ameaçam se transformar num verdadeiro balaio de gatos - de todas as raças e credos. Legendas da base do governador Ivo Cassol vou citar o caso do PSDC tem alianças com o PT em vários municípios, sendo como cabeça de chapa ou de vice. Arre, como a política está mudando na terrinha.
Pré-candidatura
O PSL prepara o lançamento da pré-candidatura da ex-vereadora Silvana Davis na capital. O evento deverá ocorrer na semana que vem e no próximo dia 29, o partido fará a convenção para a homologação da sua candidatura. Em Ariquemes os liberais vão fechar com o pecuarista Lourival Amorim (PSDC).
Licitação do lixo
Como em outras capitais a licitação da coleta de lixo e limpeza urbana causa polêmica. Em Porto velho, a coisa já começou pelo lançamento do edital de pré-qualificação. Pelo que se sabe, o Tribunal de Contas já repassou a prefeitura da capital as adequações necessárias para a licitação. Quem sabe ainda em 2008 a coisa poderá ser resolvida.
Ungidos de Cassol
Aparando as arestas daqui e dali, o "técnico" Ivo Cassol esta com o time praticamente escalado para a peleja das eleições municipais. Em Porto Velho, Lindomar Garçon (PV); Em Ariquemes Lourival Amorim (PSDC); em Ouro Preto Alex Textoni (PTN), em Ji-Paraná Joarez Jardim (PSDC); em Cacoal Glaucioni Nery (PSDC); em Vilhena Zé Rover (PP).
Do Cotidiano
E o boi leva a culpa
O filósofo Marx dizia que a história se repete uma vez como tragédia e outra como farsa. É difícil saber em qual delas se enquadra o boi clandestino de 1986, acusado de ser o nó górdio do fracassado Plano Cruzado, ou o boi vilão de 2008, alvo do olho crítico do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O presidente Sarney e seu PMDB caçavam os bois escondidos nos pastos, o novo ministro está seriamente disposto a prender os "bois piratas", acusados de estar por trás do desenfreado desmatamento da floresta amazônica.
Na velha Bíblia, eram as vacas: sete delas magras, outras sete gordas. Na Sagarana, de João Guimarães Rosa, os bois conversam. Na Revolução dos Bichos, de George Orwell, eles eram meros figurantes. Na política, existem os bois-de-piranha, que levam a culpa pelos malfeitos, inclusive dossiês, dos poderosos. Mas na literatura nordestina eles podem ser sagrados e até voar.
Um estudo recente não chega a recolocar os bovinos na literatura, mas dá certa razão ao ministro preocupado com os bois piratas. Ao cabo de avaliação sobre o crescimento da pecuária na região amazônica e a sua relação com os financiamentos concedidos pelo Banco da Amazônia, em quatro anos, o pesquisador sênior do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, Paulo Barreto, chegou à conclusão de que as facilidades de crédito podem ter realmente influenciado no crescimento do desmatamento na região.
"Esse dinheiro que vai para a pecuária, pela legislação, não deveria ser utilizado para desmatamento de novas áreas", diz Barreto. "Porém, como é um dinheiro subsidiado, tem uma tendência que ele leve ao aumento dessas atividades mais do que o normal". Dinheiro subsidiado, quem não quer? Os baixos juros cobrados no empréstimo (de 1% a 4% para pequenos produtores, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e de 5% a 9% para produtores rurais não-familiares) são apetitosos.
De onde vem esse dinheiro? Do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A idéia que orientou o FNO foi sensata e não pensava exatamente em boi. Surgiu com a Constituição Federal de 1988 visando ao desenvolvimento econômico e social da Região Norte, em bases sustentáveis. Taxas de juros mais baratas teriam de fato o condão de favorecer o desenvolvimento da área. Como boa parte dos investidores tomou o dinheiro para projetos pecuários, esse fundo, criado para desenvolver a Amazônia, estaria contribuindo, indiretamente, para a multiplicação das cabeças de gado. Os bois piratas, portanto, não dão em árvores. Eles têm donos e origem. Nesse caso, caberia reorientar o FNO para mirar melhor a sustentabilidade.
Via Direta
*** O ex-deputado estadual Coronel Abreu fica fora da disputa pela Câmara de Vereadores da capital *** Só volta a política em 2010 pleiteando uma vaga à Assembléia Legislativa *** O prefeito de Guajará Mirim Dedé de Melo é criticado pela falta de conservação do cemitério municipal *** As queixas se multiplicam *** Mineirinho, o pré-candidato a prefeito na capital Garçon trabalha forte e volta a subir nas pesquisas.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri