Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 11/09


O crescimento
Pelo estardalhaço nos municípios, o PSDC é uma das agremiações políticas que mais tem crescido no estado nos últimos meses, graças a articulação de dirigentes como o chefe da casa Civil Joarez Jardim, o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos e o presidente regional Edgar do Boi.

No Vale do Jamari
Com a legenda em ascensão em várias regiões como Zona da Mata, Cone Sul e Região o Café, o partido volta suas atenções para o Vale do Jamari, polarizado por Ariquemes, cuja região o partido ainda não decolou. O objetivo da legenda é lançar postulações próprias as prefeituras nos principais colégios eleitorais do estado no ano que vem.

No “Feriadão”
As atividades políticas ficaram reduzidas no feriadão. Apenas os partidos de esquerda, como o PC do B e o P-SOL se movimentaram com almoços de confraternização com seus filiados. Mesmo assim nos meios políticos foi enorme a repercussão negativa da eleição do deputado Chico Paraíba (PMDB) para cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado –TCE.

Cortando estradão
Com Chico Lemos do site gentedeopinião e Léo Ladeia da rádio Vitória Régia estive em São Carlos, no Baixo Madeira, para acompanhar a epopéia da ligação rodoviária. As obras estão quase concluídas pelo Devop. Como se vê, já é possível chegar a São Carlos por estrada. São quase 100 quilômetros e a viagem tem algumas atrações.

Samaúmas gigantes
A partir da Estrada da Penal em Porto Velho se alcança o ramal 28 de Novembro em Aliança, formando a rodovia da integração, para então atingir o Baixo Madeira. A viagem tem algumas atrações: samaúmas gigantes, revoada de araras e no trecho final esturros de onças. É temporada de acasalamento dos felinos. Centenas de pessoas, mesmo com as obras não concluídas – o último trecho é puro areião – já se aventuram.

A infra-estrutura
Finalmente a região do Cai N'Água começa a receber a presença do poder público municipal, com obras de infra-estrutura, saneamento, drenagem para posterior pavimentação. A intenção também é trabalhar na urbanização da área que deverá receber em breve uma estação fluvial de passageiros e a revitalização do patrimônio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

As alagações
Para combater as alagações que ocorrem na estação das chuvas, o nosso inverno amazônico, o prefeito Roberto Sobrinho ataca de rijo com obras de drenagem e de limpeza dos canais que cortam a cidade. Dentro deste contexto, também se destacam as obras em ruas e avenidas que estão sendo pavimentadas. Ações necessárias e urgentes para enfrentar o período chuvoso.

Na cidade satélite
O processo sucessório começa a ferver em Candeias, contrapondo as duas grandes correntes políticas do município: a liderada pelo prefeito Chico Pernambuco e a oposição que  tem apoio do atual deputado federal Lindomar Garçon. A dupla Dinho/Epaminondas já polariza a sucessão com o prefeito que busca a reeleição.

Grande expectativa
É enorme a expectativa da população do Distrito de Extrema quanto a definição de uma data para o plebiscito que pode definir a emancipação da Ponta do Abunã e a criação do município de Tancredo Neves, unificando alem de Extrema (futura sede), os distritos de Nova Califórnia, e Vista Alegre do Abunã. A emancipação, no entanto, vai depender mesmo de Brasília. Lá, a coisa não passa.

DEM reforçado
Depois de alguns anos de penúria, com a derrota de Bianco ao governo para Ivo Cassol, o PFL agora rebatizado para DEM, volta a se vitamar. Sob a liderança de Bianco, Canuto, Silvernani Santos, a legenda voltou a conquistar adesões. A mais significativa é a do deputado estadual Euclides Maciel, mas tantos outros egressos de outros partidos, estão de volta a seara do bianquismo.

Do Cotidiano
O pito da família Motta. A opinião pública de Rondônia ficou estarrecida com o comportamento da classe política durante o velório e sepultamento do saudoso conselheiro do Tribunal de Contas Hugo Motta. Ainda no seu velório a questão sucessória já era tratada, numa terrível falta de sensibilidade ao falecido e a sua família enlutada.
A classe política a cada ano se supera em termos de ambição, mesquinhez e sordidez. As principais autoridades do estado, ao invés de procurar estancar tal comportamento nos deputados estaduais ávidos pelo cargo acabaram estimulando o processo sórdido. A nota oficial da família Motta a classe política é um verdadeiro pito. Um justo puxão de orelhas aos propineiros e deputados governistas que se juntaram para indicar o deputado do escândalo das fitas (e tantos outros) Chico Paraíba para o Tribunal de Contas do Estado-TCE. Ele chega sob a suspeita de  chegar ao Tribunal com missões bem definidas... 
Acompanhem alguns trechos da nota da família Motta: “É com um duplo sentimento de tristeza que escrevemos as presentes linhas. De um lado, a enorme perda de um irmão que, no seio da família, sempre representou o que há de mais importante no ser humano: a busca da compreensão, da tolerância e da amizade em equilíbrio com o cumprimento do dever. Em todos os cargos que ocupou  com brilhantismo, Hugo Motta deu exemplo de dedicação, trabalho, e respeito aos outros e ás leis que, como advogado, conhecida e preservava. Por outro lado, há uma tristeza maior em ver que existe hoje, uma grande parcela do segmento político que não respeita absolutamente nada, somente enxerga o poder a qualquer preço encenando um repugnante espetáculo de completa falta de, pudor ao atropelar as regras mais elementares, sejam elas jurídicas ou morais. Há total confronto a bíblica que nos ensina que há tempo para tudo”.
Mais adiante a família Motta prossegue: “De nada vale para amigos e familiares falar sobre a inegável contribuição de Hugo Motta quando o luto mínimo, costume de todas as sociedades civilizadas, não foi respeitado devido a ânsia e ganância do poder. Não podemos deixar de manifestar nossa indignação e tristeza diante de fatos assim, que envergonham e mostram claramente como as tradições, as pessoas e a opinião pública têm sido tratadas em nosso estado”.

Via Direta
*** O governador Ivo Cassol confirmou que vai referendar a indicação do deputado Chico Paraíba para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas ***  Vão pular cirandinha juntos: o antigo e denunciado desafeto, se transformou num coleguinha *** O PMDB está convicto que vai indicar o vice de  Roberto Sobrinho em Porto Velho *** A sigla até parou com a encenação de lançar candidatura própria...
Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)