Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/06/08


 
Os entendimentos

O PTC do pré-candidato a prefeito Alexandre Brito  e o PSDB de Hamilton Casara estão avançando nas negociações e caminham para um entendimento sobre as eleições municipais. Com a aliança, Alexandre Brito seria o cabeça de chapa e a jovem Mariana Carvalho, filha do ex-vice-governador Aparício Carvalho, sairia de vice.

Pré-candidatos

O PT tem uma poderosa nominata de pré-candidatos a vereança na capital. Entre eles, uma penca de ex-secretários municipais como Epifânia Barbosa, Benedita Nascimento, Sid Orleans, além dos seus dois vereadores José Hermínio e José Wildes, que vão a reeleição. O presidente regional Tácito Pereira acredita que o partido vai ampliar a bancada em 2008.

Ponte binacional

A construção da ponte binacional, integrando Brasil e Bolívia, na altura de Guajará Mirim se constitui na grande esperança de desenvolvimento da região do Vale do Guaporé que tem sobrevivido a duras penas nos últimos anos com parcas opções econômicas. A ponte já tem a aprovação da Comissão de Viação e Transportes.

A indecisão de Nazif

A indecisão do deputado federal Mauro Nazif (PSB) entrar na peleja pelo Palácio Tancredo Neves em Porto Velho já causou uma sério de boatos na aldeia. Por um lado ele estaria buscando uma acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, adversário da campanha de 2008, por outro é que estaria em entendimentos com o governador Ivo Cassol.

Com autonomia

O presidente do Diretório Municipal do PSDC de Porto Velho, ex-deputado Beto do Trento terá autonomia para decidir a política de alianças para o partido na capital, conforme foi decidido pelo Diretório Estadual. Ele trava entendimentos de A a Z, ou seja: de Garçom a Sobrinho. Nem dá pistas com quem vai se acertar.

Disputa autofágica

Com apoio do senador Expedito Júnior, o pré-candidato Lindomar Garçon (PV) vai levando a melhor contra o concorrente Alexandre Brito na conquista dos partidos da base aliada do governador Ivo Cassol.
Nas contas do comando de campanha do verdinho, pelo menos 10 legendas satélites já estão engajadas no seu projeto.

Evitar encrencas

Na disputa autofágica da base aliada, o baixinho de Candeias também foi aconselhado a não brigar com o médico da Ameron, já que poderá precisar dele depois, num possível segundo turno. Por enquanto Garçon está levando pau e ficando quietinho da silva, fugindo da raia, ou seja do debate.

Jogo de estratégia

Com a ausência  de Nazif  - e  havendo segundo turno em Porto Velho - é bem provável que Garçom e Brito briguem feio por uma vaga contra o prefeito Roberto Sobrinho na Segunda etapa do pleito. Por isso a estratégia de Brito em desgastar seu adversário para emparelhar a peleja. Esse confronto deverá aumentar nos próximos dias. 

Olho vivo!

Tem um deputado estadual apavorando os colegas. Ele afirma – para o pânico e terror de vários - que assistiu gravações de deputados pedindo "coisas" (????) para o governador Ivo Cassol, o cineasta. Francamente, hoje é outra conjuntura e o Palácio Presidente Vargas tem ampla maioria. Não precisaria chegar, de novo, a este expediente. Precisaria?

Plano Diretor

A novela do Plano Diretor de Porto Velho se estende e ainda terá mais alguns ajustes antes da votação programada para o próximo dia 30. Interessado no crescente mercado imobiliário, o Sinduscom também deu seu pitaco para os vereadores, sugerindo alternativas para o desenvolvimento da expansão urbana.

Do Cotidiano

Um safári pelos ares

Se algum dia turistas cansados das opções tradicionais decidissem escolher um pacote que envolvesse ao mesmo tempo safári, emoção, originalidade e ciência, eles certamente veriam com bons olhos as perspectivas da Expedição Rios Voadores.  

Iniciado em 2004, quando venceu o Prêmio Ambiental von Martius na categoria Natureza, o projeto socioambiental “Brasil das Águas” tem conseguido manter presas as atenções dos mais bem-informados ambientalistas também na temporada 2007–2008, com o desenvolvimento de sua terceira fase, que é justamente a expedição Rios Voadores.

O objetivo da expedição é ambicioso: visa aprofundar estudos sobre o transporte de vapor d’água da bacia amazônica para outras regiões brasileiras. Os chamados “rios voadores” são correntes de ar que carregam umidade do Norte ao Sul do Brasil, responsáveis por grande parte das chuvas nas regiões Sul e Sudeste. Segundo Gérard Moss, idealizador do “Brasil das Águas”, da Safari Air Empreendimentos, o trabalho de coleta de vapor d’água será iniciado na primavera de 2007 por meio de vôos de reconhecimento e coleta de amostras de vapor d’água, água de chuva e de rios.

Patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental desde 2003, o Brasil das Águas está em busca de novos parceiros interessados em contribuir para o financiamento dessa nova etapa, que em 2007 e 2008 é de R$ 4,4 milhões, a Petrobras sendo responsável por 80% do total. “O Prêmio von Martius nos ajudou a fortalecer nossa posição com a Petrobras para a formatação e viabilidade da segunda fase do projeto – de análise da qualidade da água de sete rios brasileiros e, agora, da terceira etapa, com a utilização de recursos tecnológicos modernos para pesquisa e divulgação”, diz Moss.

Além do engenheiro mecânico Moss, que também é piloto, com cerca de 5 mil horas de vôo, e percorre os rios brasileiros acompanhado de sua esposa Margi, responsável por registrar dados relacionados à coleta de água e fotografar as regiões pesquisadas, o responsável científico é o professor Enéas Salati, que demonstrou há quase 30 anos que cerca de 44% do fluxo de vapor d’água da Amazônia condicionam o clima de outras regiões, principalmente da América do Sul.

Trata-se, portanto, de um turismo científico da mais alta importância, pois sempre que um cidadão sulino olhar para os céus e contemplar as nuvens, verá nelas uma generosa contribuição da Amazônia para seu bem-estar.

Via Direta

*** O PT espera surpreender em Ji-Paraná com o lançamento do bioquímico Antelmo Ferreira a prefeito *** Trata-se de um nome ainda desconhecido do grande público *** A presidente regional do PSL Silvana Davis abriu entendimentos com  Garçon, pré-candidato do PV na capital *** Ainda não se sabe o que foi tratado entre as duas lideranças.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)