Quinta-feira, 12 de julho de 2007 - 13h55
Estão abertos os estudos - com apoio do Grenpeace, dos cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do próprio governador do Amazonas Eduardo Braga - para a construção da Ferrovia Manaus-Porto Velho, como anunciaram o jornal Nortão e o site gentedeopinião, com matéria de Renan Albuquerque. O BNDE também já estuda o financiamento do projeto.
Já conclamado pelos vermelhinhos para assumir logo a candidatura a prefeito de Porto Velho no ano que vem, o vereador Davi Chiquilito Erse, ingressa no PC do B, no próximo dia 20, com ares de astro da agremiação. Com ele desembarcam no partido uma legião de admiradores do ex-prefeito Chiquilito Erse, já falecido, e mais lideranças egressas de outras siglas, como o ex-deputado estadual Daniel Pereira, o Pereirinha.
O ato da filiação de David Chiquilito será prestigiado por lideranças nacionais, como é o caso do ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, que articula o crescimento da legenda em todas as capitais brasileiras. Da vizinhança, virão as deputadas Perpétua e Vaneza Grazziotim, já conhecidas pela combatividade em nossa região amazônica.
Enquanto o prefeito Roberto Sobrinho já trabalha na sua reeleição, ponteando as intenções de votos, faltam as definições oposicionistas. No quintal socialista ainda não se sabe quem deverá assumir a candidatura de oposição, se o deputado federal Mauro Nazif, ou o ex-prefeito Carlinhos Camurça, que não tem se movimentado politicamente desde a derrota ao governo no ano passado.
Também são cogitados para entrar na peleja do Palácio Tancredo Neves, os nomes de Fernando Prado (PMDB), Adilson Siqueira (PSOL), Alexandre Brito (PTN), deputado federal Lindomar Garçon (PV), Edgar do Boi (PSDC), entre tantos outros menos votados. Os tucanos também falam em postulação própria, como também o PDT que é comandado por Ruy Motta na capital.
Ficou bem claro, pelo que se viu durante todos os entendimentos para a liberação das licenças prévias para a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio em Porto Velho, que realmente o pai das hidrelétricas é o presidente Lula. Isso foi reconhecido, tanto pelo presidente regional do PDT, Acir Gurgacz, como pelas demais lideranças da base de sustentação.
Presente a audiência em Brasília com o presidente Lula na última quarta-feira, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) enalteceu os esforços da classe política e empresarial, unidas em torno da causa das hidrelétricas. "O Movimento Pró-Rondônia esta dando seus frutos", explica.
Liberação de recursos
Com ampla movimentação política na capital federal, onde com o deputado Tiziu e o casal Raupp tenta resolver a aquisição do terreno da área do Flor do Maracujá junto ao Ministério da Defesa para a construção do Centro Administrativo da Assembléia Legislativa, Jesualdo também destacou a liberação de novos recursos para infra-estrutura para Rondônia.
Os governistas explicam que a "onda" de protestos a que se refere a oposição contra o governador Ivo Cassol só aconteceu no Cone Sul e "tiveram o dedinho de políticos". No caso dos empresários gritando contra a extinção de incentivos fiscais Melki Donadon assumiu a liderança e, na questão da revolta dos pescadores do Vale do Guaporé, o estímulo do vereador vermelhinho de Vilhena Mauro Bill.
Terror e truculência
Conforme levantamento deste Diário já são quase 100 presos assassinados no complexo penitenciário Urso Branco, em Porto Velho, desde 1997. E a Organização Não governamental de Direitos Humanos Justiça Global ainda aponta ações de truculência no presídio. É o nosso vulcão entrando em erupção de novo. O Urso Branco é uma eterna fonte de problemas para o governo estadual.
Do Cotidiano
As primeiras eleições
Ao curso de sua história já são quase 100 anos Porto Velho elegeu poucos prefeitos. O primeiro, na época denominado superintendente, foi em 1916, com a eleição do médico Joaquim Augusto Tanajura, que tomou posse no ano seguinte.
Nosso primeiro alcaide já tinha sido superintende nomeado no município de Santo Antônio do Rio Madeira, idos da província do Mato Grosso. Ocupou o cargo duas vezes e teve como mérito estender a linha da rede elétrica da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para grande parte da cidade época que este benefício era raro nos municípios brasileiros.
Constata-se também que é de sua lavra a primeira rede de água encanada e já pensava em arborização, mesmo com a cidade de Porto Velho encravada no meio da selva e cercado de matas por todos os lados. O sacerdote Raimundo de Oliveira seria o segundo superintendente eleito pelo voto popular, depois de um curto mandato de Álvaro Dantas Paraguassu, nomeado. Era o presidente do Conselho Municipal, uma espécie de Câmara de Vereadores na época.
Foram décadas de superintendentes e prefeitos nomeados, passando-se o Território Federal do Guaporé ao surgimento do Território Federal de Rondônia, até a criação do Estado de Rondônia em 82. A primeira eleição de prefeito de Porto Velho viria a ocorrer em 1985, quando o ex-deputado federal Jerônimo Santana foi consagrado nas urnas como o primeiro prefeito a ser eleito na capital rondoniense pelo voto direto.
Depois de Jerônimo Santana, também ex-deputado federal, Francisco José Chiquilito Coimbra Erse em 88 chegaria ao Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal pelo voto direto. Por coincidência o terceiro prefeito eleito pelo voto direto também seria um ex-deputado federal: José Vieira Guedes. Chiquilito voltaria a prefeitura com a vitória no pleito de 96 e em 2000, Carlinhos Camurça também um ex-deputado federal depois de um mandato tampão no lugar de Chiquilito chegaria a prefeitura pelo voto direto.
De todos os prefeitos na era estado, Roberto Sobrinho eleito em 2004, foi o único a não ocupar cargos eletivos anteriormente. Para 2008 já tem dois deputados federais na briga: Mauro Nazif e Lindomar Garçom. Será que vem mais um deputado federal na Prefeitura? Ou o petista Sobrinho conseguirá se manter no poleiro?
Via Direta
*** A Funasa abriu ontem o XX Encontro da Amizade dos servidores em Cacoal *** O município de Ariquemes se prepara para receber a coleta seletiva de lixo, uma raridade no municipalismo da Amazônia *** Em Ji-Paraná o prefeito José Bianco dá pistas que já entrou na peleja da reeleição para 2008.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri