Sábado, 12 de julho de 2008 - 05h53
Crise na segurança
A crise na segurança pública de Rondônia já vem de longe, mas se agravou nos últimos dias. Ao meio de assaltos e arrombamentos que aumentaram geometricamente nos últimos dias, pela falta de Policiais Militares nas ruas, os portovelhenses vivenciam momentos de terror com o fechamento dos quartéis pelo movimento das esposas dos militares. Salve-se quem puder.
Queimando Garçon
Crise na segurança publica, revolta do funcionalismo público estadual – da saúde a educação – aquisição de materiais para a construção das torres do centro administrativo fora do estado, etc. Afinal, o governo estadual quer ajudar ou enterrar seu candidato a prefeito na capital, Lindomar Garçon? Como Ivo tem mais dois anos de mandato, a vingança da população vai recair no baixinho de Candeias nas eleições municipais.
Pau no Sobrinho
Acredito que com as missas encomendadas que começam a pintar por aí e muito pau no atual prefeito Roberto Sobrinho (PT) durante o horário gratuito, até que ele deve cair um pouco dos seus elevados índices de aceitação popular. Mas o que a gente esta vendo por aí, é uma bela peia do petista na oposição.
Penca de obras
Corri trecho de segunda a quarta-feira nos bairros da capital e vi coisas inacreditáveis, além do volume de obras da administração atual, que impressiona. Vi antipetista falando em votar em Sobrinho, vi até cassolista falando em votar no petista, o que é uma verdadeira heresia política em Porto Velho.
O patrimônio
O patrimônio dos candidatos a prefeito em Porto Velho, que consta nas declarações de imposto de renda, ocasionou espanto e controvérsias entre os bocudos de plantão. Todo mundo acha que a maioria sapecou os valores e quem chegou mais perto da verdade – David Chiquilito – acabou com a fama de "riquinho".
A revolta
Dona Luisa Erse, mãe de Davi Chiqultio ficou revolatda com os comentários maldosos de alguns segmentos da imprensa dando conta que seu filho seria um baita milionário. "Ora, o que ele tem recebeu de herança do seu pai e ainda tudo é a ser dividido com o irmão", explicou.
A pujança do interior
Ao participar das feiras exposições agropecuárias em Vilhena e Ji-Paraná, o vice-governador João Cauhla destacou a pujança e o bom momento da agropecuária rondoniense. Para ele, o agronegócio tem sido decisivo no desenvolvimento do estado e a administração atual tem direcionado suas ações neste sentido.
Com otimismo
A ex-vereadora Silvana Davis (PSL), candidata a vice-prefeita pela chapa encabeçada pelo deputado estadual Alexandre Brito (PTC) em Porto Velho disse ontem que a militância está entusiasmada e a aliança PTC/PSL já é um sucesso. "As primeiras caminhadas nos bairros já mostram a decolagem do Dr. Alexandre", assevera.
Comitê Central
O deputado federal Lindomar Garçon, candidato a prefeito na capital pelo Partido Verde, terá um comitê central para tocar sua campanha, no bairro Olaria, onde funcionava o antigo Moto Clube. A equipe de marketing é de primeira e seu instituto de pesquisas (o mesmo de Cassol) até hoje nunca errou nos seus prognósticos. Boa sorte, gente!
Estratégia de ocupação
O PT traçou uma estratégia de ocupação do território rondoniense, de Guajará a Cerejeiras. Lançou candidatos a prefeito ou a vice em todos os 52 municípios do estado. A mesma coisa é constatada pelo lado do governador Ivo Cassol e aliados. A disputa promete.
Do Cotidiano
Carnificina nos presídios
A cada ano mais explosiva, a situação da população carcerária no Brasil não tem soluções a médio prazo, mesmo com a construção de novos presídios em estados onde a superpopulação continua sendo uma amarga realidade, como Rondônia. Nosso estado abriga mais presos do que todos os estados vizinhos juntos e, nem o funcionamento do presídio federal vai reduzir uma demanda assustadora provocada pelo tráfico de drogas e seus reflexos na criminalidade regional. E haja mais criminalidade, haja mais despesas com tanto encarcerado.
Muitas propostas tem surgido nos últimos anos para reduzir os custos nas penitenciárias e agregar valor social á pena. Em alguns estados já existe até penitenciárias tocadas pela iniciativa privada, num perigoso precedente.
Uma das propostas voltadas a tratar da questão carcerária já tramitando na Câmara Federal obriga os presos condenados a produzirem seu próprio sustento alimentar.
O texto que ora é examinado no Congresso, estabelece que esse trabalho não poderá ser prestado a entidades privadas e que, caso não seja realizado ou seja insuficientemente realizado, o estabelecimento penal fornecerá o alimento. A proposta também respeita as aptidões e a capacidade de cada preso.
O autor do projeto, o senador Marconi Perilo (PSDB-GO) argumenta que a produção de alimentos pelos presos contribuiria para reduzir o alto custo para o estado, além de agregar valor social ao cumprimento da pena. Ele entende que a situação atual não ajuda a ressocialização e enfatiza os recentes dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depem), segundo os quais menos da metade dos presos trabalham. Menciona ainda dados divulgados pela grande mídia segundo os quais a população carcerária do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003.
Estima-se que temos nas penitenciárias cerca de 385.000 presos cumprindo pena no Brasil e o déficit do sistema prisional chega a 194 mil vagas. É realmente uma situação desesperadora e presídios como o Complexo Urso Branco, em Porto Velho, se transformaram em barril de pólvora, com tanto detento amontado. Isso tem gerado violentas rebeliões e verdadeiras carnificinas nas penitenciárias brasileiras.
O caso de Rondônia tem proporções terríveis. Com os presídios superlotados não existem mais vagas. Sabe-se que só em Porto Velho existem mais de 2 mil mandados de prisão. Como é que a Superintendência de Assuntos Penitenciários faria para atender essa demanda se todos fossem capturados, por exemplo, numa mesma semana?
Via Direta
*** O ex-prefeito Zé Ribeiro (PMDB) disputa a sucessão do prefeito Charles Modro em Presidente Médici *** Fontes da PM informam que o governador Ivo Cassol tem mais de 50 policiais militares trabalhando só na sua segurança e da sua família *** Se isso for verdade, é um recorde nacional *** O ex-vereador Rubinho Luz está fechado com Mauro Nazif a prefeito na capital.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri