Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/09/08


 

Fogo cerrado

Nos últimos dias a oposição lascou fogo serrado no prefeito Roberto Sobrinho (PT), que ameaça ganhar a eleição em primeiro turno na capital. Tanto no horário gratuito, como nos debates o pau cantou, como já era esperado nos círculos políticos. A oposição quer levar a disputa para o segundo turno a qualquer preço.

As acusações

Nas próximas pesquisas será possível avaliar os estragos da ofensiva oposicionista – se é que tiveram – na aceitação popular do prefeito e seu projeto de reeleição. Até então nada tinha colado nas costas de Sobrinho. Veja, abaixo, as principais acusações dos oposicionistas contra nosso alcaide:


Pau no Sobrinho

 1 – Que o petista mentiu quanto a construção da Maternidade Municipal 2 – Que o mote da regularização fundiária era uma farsa, assim como as escrituras distribuídas pela prefeitura 3 - Que o aterro da Avenida Farquar, ligando a região da Esplanada ao bairro Nacional, sobre um braço do Rio Madeira, é um fiasco 4- Que a saúde é um caos.

Cara a tapa

A se elogiar a conduta do prefeito Sobrinho, que mesmo sabendo que vai levar pau de todo lado, democraticamente comparece aos debates. Geralmente quem está na frente se recusa e esvazia o debate, catimbando o jogo. O petista mostrou que não é catimbeiro, já que mostrou sua cara a tapa e enfrentou – e se saiu bem – nos primeiros confrontos.

Revolta na Unir

Os universitários estão em pé-de- guerra com a reitoria da Universidade Federal de Rondônia -Unir. Ocorre que sem a mínima estrutura, a instituição está aumentando o numero de cursos. Faltam salas, faltam cadeiras, faltam professores. As reclamações se estendem até a má conservação dos banheiros do campus.

Haja desmoralização

Esta justiça anda desmoralizada mesmo. O foragido Pitico Vilela, que recentemente deixou o xilindró disputa a reeleição na Câmara de Vereadores de Porto Velho, com a maior desfaçatez. O mesmo ocorre com o Gonzaguinha que comprava votos com a distribuição de pintainhos, que está livre e solto e em campanha. É o fim dos tempos, como dizia minha vó!

Os genéricos

As eleições municipais estão mostrando alguns políticos genéricos. Em São Miguel, o candidato a prefeito Ângelo Pastório usa o chapéu a estilo Cassol Cowboy. Em Porto Velho, Assis Raupp, sobrinho do senador Vadir Raupp, mais parece uma réplica mais nova do tio. Em Vilhena Zé Rover é considerado um genérico de Melki.

Novos municípios

De Santana do Guaporé á Migrantinópolis, de Calama à Novo Riachuelo, de Rio Pardo a Nova Estrela se aguardam as regras para criação de novos  municípios no Congresso Nacional. Infelizmemnte, tanto para essas localidades citadas, como para Bandeira Branca a Riozinho, de Jaci-Paraná a Jaruaru e de Jacinópolis ap 5º BEC,  as notícias não são boas.

O enquadramento

Para a criação de novos municípios serão necessários pelo menos 5 mil habitantes na região Norte e infra-estrutura capaz de suportar as despesas da nova municipalidade. Em Rondônia apenas Tarilância (em Jaru) e Extrema (em Porto Velho) cumprem os requisitos exigidos.

Coisas da saúde

No horário gratuito destinado ao candidato a prefeito Lindomar Garçon (PV), deve estar proibido de se falar de saúde estadual, por isso quando se menciona problemas de saúde na capital, apresentadores e candidato só podem falar em termos de “saúde municipal”. É que o marketing do candidato Garçon é o mesmo do governador Ivo Cassol...


Uma coluna sem papas na língua 12/09/08 - Gente de OpiniãoDo Cotidiano

As novas lideranças

Já estamos na reta final das eleições municipais em Rondônia e o que se vê é a supremacia dos clãs políticos regionais formados há mais de uma década ou de caciques já consolidados no cenário estadual. Exceto em Cacoal, onde a política se renova com o Padre Franco, se vê pouco o quase nada em termos de renovação política neste estado.

Mesmo em Ariquemes, onde o clã Amorim fugiu da raia, o que se vê é um cacique regional se firmando, no caso da reeleição do prefeito Confúcio Moura, com larga vantagem sobre a concorrência.

Afinal onde estão as novas lideranças políticas? Em Ji-Paraná, o cacique José Bianco se encaminha para mais uma eleição, como ocorre com Confúcio Moura em Ariquemes. Em Jaru, o clã das Muletas deve emplacar o vereador Jean. E no município de Vilhena o patriarca da dinastia Donadon, o ex-prefeito Melki, entra na reta final como favorito.

Os ex-deputados Sandi Calisto em Rio Crespo, Gilson Borges em Presidente Médici, ponteiam as eleições em seus respectivos municípios, também são lideranças políticas veteranas. Renovação seria Lurdinha do PT em Presidente Médici, ou Vanderlei Brito em Guajará Mirim, Sônia Arrabal em Ouro Preto.

A reposição das lideranças políticas preocupa. Rondônia precisa preparar uma nova geração, porque parte das lideranças atuais caminham para aposentadoria, seja pela questão de idade, ou pelo desgaste de décadas de vida pública, como é o caso do ex-senador Odacir Soares.

Cabe as agremiações partidárias acelerar esse processo promovendo em seus quadros a necessária oxigenação na política estadual, formando novas lideranças, ao contrário o que vai se ver são os políticos veteranos disputando eternamente as prefeituras como são os casos de Pimenta Bueno (Augusto Placa x Inês Zanol), Rolim de Moura (Milene x Josias x Serraia ), etc.  

Da Assembléia Legislativa, onde mais se produziu senadores e prefeitos, ainda existe uma safra para amadurecer. Nas Câmaras Municipais, no entanto, as expectativas de vereadores se firmarem na disputa de cargos majoritários, são grandes. Pelo menos meia dúzia está se encaminhando neste pleito de 5 de outubro.

No segmento feminino, mesmo com tantas candidatas a prefeitas e tantas outras mulheres sendo lançadas, está muito difícil de surgir uma nova Marinha Raupp, recordista de mandatos na Câmara Federal. Na própria capital, exceto Sandra Moraes, nenhuma outra candidata aparece com força para a conquista de vagas à Câmara de Vereadores. Quiçá, as urnas me desmintam.

Via Direta

*** De asas crescidas, Vanderlei Brito (PP) já fala em vira-vira em Guajará Mirim *** O ex-prefeito Tião Serraia (PMDB) chega à reta final polarizando com a prefeita Milene Motta (PTB) em Rolim de Moura *** O último vendaval causou uma corrida as lojas de materiais de construção em busca de telhas de amianto em Porto Velho *** E cuidado com o boto que anda atacando até os casos do chefe...

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)