Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/05/09




A recomendação

A recomendação do Diretório Nacional do PT é realmente para alianças com o PMDB nos estados. O próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva tem defendido o acordo e acredita que os dois partidos caminharão juntos em 2010, mesmo com um naco peemedebista já se bandeando para o palanque do presidenciável tucano José Serra. Como se vê, a necessidade faz o sapo pular...



Cabeça de chapa

Havendo alianças nos estados, para impulsionar a candidatura presidenciável da ministra Dilma Roussef, eis que algumas postulações petistas aos governos dos estados poderão ser sacrificadas. Dirigentes peemedebistas acreditam que havendo acordo nacional, o partido poderá ter a cabeça de chapa em Rondônia, recebendo a indicação de um vice do PT.


Choro e ranger

A confirmar-se a primazia do PMDB ficar com a cabeça de chapa em Rondônia haverá choro e ranger de dentes. O PT rondoniense já trabalha prévias entre dois nomes, possivelmente a partir de agosto: a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde. Em Rondônia o prefeito Roberto Sobrinho defende claramente a necessidade da aliança.


Partido Federalista

Ainda em formação perante o TSE, o Partido Federalista defende o fim do financiamento público de campanhas, do Fundo Partidário e propõe uma adequação ao voto em lista já em discussão no Congresso Nacional, além do fim das coligações. A reforma partidária é polêmica e tem sido adiada a cada ano, já que os parlamentares pensam mais no próprio umbigo.


Conflitos agrários

Por iniciativa do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), a subcomissão especial de intermediação de conflitos agrários realiza audiência pública em Buritis na próxima semana. O município foi escolhido para debater o assunto por concentrar os maiores conflitos em todo o estado.



A reestruturação

O site Rodonoticia informa que para reestruturar o Partido Verde na capital, o presidente regional Antenor Koch nomeou uma nova Comissão Provisória que tem no seu comando o ex-vereador José Américo. Uma das preocupações da agremiação verde, que elegeu quatro vereadores e que é da base aliada do governador Ivo Cassol no âmbito estadual é a infidelidade partidária.



Viraram coleguinhas

Ocorre que os vereadores verdes, eleitos na coligação de Lindomar Garçon – são quatro ao todo – acabaram se transformando em coleguinhas do prefeito Roberto Sobrinho, ao invés de fazerem oposição a atual administração, como desejariam os cassolistas. Um deles chegou ao ponto de assumir a liderança do governo municipal. Um desaforo aos cassolistas.


Distritos estaduais

Em ano pré-eleitoral tudo acaba se transformando em polêmica. O governador Ivo Cassol, através do seu ungido Jidaias Tiziu quer a criação dos distritos estaduais. Em Porto Velho seria nove distritos – a maioria se preparando para se transformar em município – para serem absorvidos pela administração estadual. Uma audiência pública hoje, na Assembléia Legislativa começa a discutir a proposta.



Desocupação bovina

Aos poucos o que deveria ser uma das maiores desocupações de invasores de parques nacionais do país – na Floresta Nacional do Bom Futuro em Rondônia - vai se transformando em brisa. O próprio Ministério do Meio Ambiente já fala em solução negociada. A operação terá três meses e começará pela desocupação bovina, caso também não seja adiada...



Do Cotidiano

Terremoto no crime

Criminosos que se julgam impunes, vários anos depois do crime, a partir de agora não serão apenas assombrados pelos fantasmas das vítimas: um novo fantasma, desta vez bem concreto, não só vai assombrá-los como também poderá encaminhá-los aos tribunais. 

Não se trata de nenhum milagre nem de paranormalidade, mas apenas as novas carteiras de identidade digitais que já são expedidas no Paraná, requeridas e recebidas num prazo de 48 horas. O modelo dificulta as falsificações, evitando a multiplicação de suas cópias para a aplicação de golpes. 

As impressões digitais, a fotografia e a assinatura são digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança, como a marca d’água, impressão de microletras e código de barras servem para o reconhecimento da legitimidade do documento. 

O usuário não precisa mais sujar os dedos com tinta de impressão, já que tanto a assinatura como a coleta das digitais são feitas através de um equipamento eletrônico. 

Tudo se baseia no Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis, na sigla em inglês), o meio mais rápido, seguro e preciso hoje, em todo o mundo, para identificar uma pessoa. Permite identificar quase que imediatamente um criminoso a partir das digitais colhidas no local do crime. 

Com o sistema implantado, papiloscopistas do Instituto de Identificação passarão a fazer plantões para atender locais de crime e colher impressões digitais, como se vê nos filmes policiais em que a busca de provas é feita ao mesmo tempo que a coleta de impressões digitais. 

Mas há outros avanços. Sismógrafos (aparelhos que detectam terremotos) podem ajudar a combater a fuga em presídios ou, ainda, auxiliar na proteção da fronteira. A idéia é do delegado João Alberto Fiorini, do Serviço de Registros Policiais para Investigações da Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná. 

Com o aparelho, seria possível detectar quando presos começassem a cavar túneis, por meio de ondas captadas embaixo da terra. O delegado Fiorini também pretende combater o transporte submarino de armas e entorpecentes. Fiorini testou o uso de um magnetômetro, aparelho utilizado para captar campos magnéticos. 

As ideias do delegado paranaense foram apresentadas em um seminário sobre soberania e proteção nacional do Exército, em Belo Horizonte. Resta saber se vão ser utilizadas ou não. Certamente iriam sacudir o mundo do crime como um terremoto.


Via Direta

*** O pacotão lançado pelo governador Ivo Cassol tem claras conotações políticas *** Visa encorpar a candidatura do seu ungido ao governo em 2010, João Cahula *** O Senado abre vigília em favor da Amazônia a partir de hoje *** O ministro Carlos Minc já definiu *** Não haverá uma casa, uma igreja, uma escola demolida em Rio Pardo durante a “desocupação” da Floresta Nacional do Bom Futuro. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)