Quarta-feira, 13 de maio de 2009 - 06h39
A recomendação
A recomendação do Diretório Nacional do PT é realmente para alianças com o PMDB nos estados. O próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva tem defendido o acordo e acredita que os dois partidos caminharão juntos em 2010, mesmo com um naco peemedebista já se bandeando para o palanque do presidenciável tucano José Serra. Como se vê, a necessidade faz o sapo pular...
Cabeça de chapa
Havendo alianças nos estados, para impulsionar a candidatura presidenciável da ministra Dilma Roussef, eis que algumas postulações petistas aos governos dos estados poderão ser sacrificadas. Dirigentes peemedebistas acreditam que havendo acordo nacional, o partido poderá ter a cabeça de chapa em Rondônia, recebendo a indicação de um vice do PT.
Choro e ranger
A confirmar-se a primazia do PMDB ficar com a cabeça de chapa em Rondônia haverá choro e ranger de dentes. O PT rondoniense já trabalha prévias entre dois nomes, possivelmente a partir de agosto: a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde. Em Rondônia o prefeito Roberto Sobrinho defende claramente a necessidade da aliança.
Partido Federalista
Ainda em formação perante o TSE, o Partido Federalista defende o fim do financiamento público de campanhas, do Fundo Partidário e propõe uma adequação ao voto em lista já em discussão no Congresso Nacional, além do fim das coligações. A reforma partidária é polêmica e tem sido adiada a cada ano, já que os parlamentares pensam mais no próprio umbigo.
Conflitos agrários
Por iniciativa do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), a subcomissão especial de intermediação de conflitos agrários realiza audiência pública em Buritis na próxima semana. O município foi escolhido para debater o assunto por concentrar os maiores conflitos em todo o estado.
A reestruturação
O site Rodonoticia informa que para reestruturar o Partido Verde na capital, o presidente regional Antenor Koch nomeou uma nova Comissão Provisória que tem no seu comando o ex-vereador José Américo. Uma das preocupações da agremiação verde, que elegeu quatro vereadores e que é da base aliada do governador Ivo Cassol no âmbito estadual é a infidelidade partidária.
Viraram coleguinhas
Ocorre que os vereadores verdes, eleitos na coligação de Lindomar Garçon – são quatro ao todo – acabaram se transformando em coleguinhas do prefeito Roberto Sobrinho, ao invés de fazerem oposição a atual administração, como desejariam os cassolistas. Um deles chegou ao ponto de assumir a liderança do governo municipal. Um desaforo aos cassolistas.
Distritos estaduais
Em ano pré-eleitoral tudo acaba se transformando em polêmica. O governador Ivo Cassol, através do seu ungido Jidaias Tiziu quer a criação dos distritos estaduais. Em Porto Velho seria nove distritos – a maioria se preparando para se transformar em município – para serem absorvidos pela administração estadual. Uma audiência pública hoje, na Assembléia Legislativa começa a discutir a proposta.
Desocupação bovina
Aos poucos o que deveria ser uma das maiores desocupações de invasores de parques nacionais do país – na Floresta Nacional do Bom Futuro em Rondônia - vai se transformando em brisa. O próprio Ministério do Meio Ambiente já fala em solução negociada. A operação terá três meses e começará pela desocupação bovina, caso também não seja adiada...
Do Cotidiano
Terremoto no crime
Criminosos que se julgam impunes, vários anos depois do crime, a partir de agora não serão apenas assombrados pelos fantasmas das vítimas: um novo fantasma, desta vez bem concreto, não só vai assombrá-los como também poderá encaminhá-los aos tribunais.
Não se trata de nenhum milagre nem de paranormalidade, mas apenas as novas carteiras de identidade digitais que já são expedidas no Paraná, requeridas e recebidas num prazo de 48 horas. O modelo dificulta as falsificações, evitando a multiplicação de suas cópias para a aplicação de golpes.
As impressões digitais, a fotografia e a assinatura são digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança, como a marca d’água, impressão de microletras e código de barras servem para o reconhecimento da legitimidade do documento.
O usuário não precisa mais sujar os dedos com tinta de impressão, já que tanto a assinatura como a coleta das digitais são feitas através de um equipamento eletrônico.
Tudo se baseia no Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis, na sigla em inglês), o meio mais rápido, seguro e preciso hoje, em todo o mundo, para identificar uma pessoa. Permite identificar quase que imediatamente um criminoso a partir das digitais colhidas no local do crime.
Com o sistema implantado, papiloscopistas do Instituto de Identificação passarão a fazer plantões para atender locais de crime e colher impressões digitais, como se vê nos filmes policiais em que a busca de provas é feita ao mesmo tempo que a coleta de impressões digitais.
Mas há outros avanços. Sismógrafos (aparelhos que detectam terremotos) podem ajudar a combater a fuga em presídios ou, ainda, auxiliar na proteção da fronteira. A idéia é do delegado João Alberto Fiorini, do Serviço de Registros Policiais para Investigações da Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná.
Com o aparelho, seria possível detectar quando presos começassem a cavar túneis, por meio de ondas captadas embaixo da terra. O delegado Fiorini também pretende combater o transporte submarino de armas e entorpecentes. Fiorini testou o uso de um magnetômetro, aparelho utilizado para captar campos magnéticos.
As ideias do delegado paranaense foram apresentadas em um seminário sobre soberania e proteção nacional do Exército, em Belo Horizonte. Resta saber se vão ser utilizadas ou não. Certamente iriam sacudir o mundo do crime como um terremoto.
Via Direta
*** O pacotão lançado pelo governador Ivo Cassol tem claras conotações políticas *** Visa encorpar a candidatura do seu ungido ao governo em 2010, João Cahula *** O Senado abre vigília em favor da Amazônia a partir de hoje *** O ministro Carlos Minc já definiu *** Não haverá uma casa, uma igreja, uma escola demolida em Rio Pardo durante a “desocupação” da Floresta Nacional do Bom Futuro.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri