Sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 05h30
Grande aliança
Os cardeais do PMDB, PDT e PT estão abrindo conversações visando um grande acordo para as eleições do ano que vem. Caso não vigore ainda no primeiro turno, todos estarão juntos no segundo. As lideranças partidárias têm conversado muito e o relacionamento entre as legendas tem sido a melhor possível.
Cahulla confiante
Já percorrendo o estado na condição de pré-candidato ao governo da base aliada, o vice-governador João Cahulla esta confiante. Não vê possibilidade de cassação de mandato do governador e esta preparado para assumir o Palácio Presidente Vargas em abril, quando o atual governador se descompatibiliza para disputar uma vaga ao Senado.
Fazendo as contas
Ainda falando em termos de base governista, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) esta refazendo as contas com relação às eleições de 2010. Sem mandato e com dificuldades de obter recursos para uma campanha dispendiosa, ele estaria propenso a aceitar a proposta do governador Ivo Cassol para uma dobradinha ao Senado. Vida mansa, na sombra.
Prévias do PMDB
O PMDB esta mobilizando a imprensa para cobrir as prévias programadas para acontecer neste sábado em Ji-Paraná quando o partido vai escolher entre o atual prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão quem será seu candidato ao governo. O presidente regional Valdir Raupp esta entusiasmado e vai dispor de uma Vam para transportar a imprensa a capital da BR.
Chapão a federal
Uma forte chapa de candidatos à Câmara dos Deputados surge como uma alavanca para impulsionar a candidatura do prefeito Confúcio Moura (PMDB) ao governo do estado. Além dos dois deputados federais Marinha Raupp (Rolim de Moura) e Natan Donadon (Vilhena) que concorrem a reeleição, o “técnico” Valdir Raupp manda a campo o ex- ministro Amir Lando (Porto Velho), a vice-prefeita Raquel de Carvalho (Cacoal) e o deputado estadual José Amauri (Jaru).
As penas alternativas
O Congresso Nacional esta empenhado em tornar mais rigorosa à legislação contra os traficantes. A proposta de penas alternativas para pequenos traficantes foi rejeitada e um projeto de lei vai tornar mais rigorosas à progressão entre o regime penitenciário e a concessão do livramento condicional.
Tornozeleiras eletrônicas
Ainda na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, os parlamentares aprovaram a instituição do monitoramento eletrônico no caso de progressão de regime fechado ao semi-aberto para presos acusados por crimes hediondos. Esse monitoramento deverá ocorrer com tornozeleiras eletrônicas
Tigres palacianos
Com as eleições 2010, importantes lideranças se preparam para deixar o governo dia 3 de abril, ultimo prazo de desincompatibilização. Odacir Soares (PSL), Nilton Capixaba (PTB) e Carlos Magno (PP) deixaram os respectivos cargos no primeiro escalão da gestão “Trabalho e Respeito” para disputar cadeiras à Câmara dos Deputados.
Na base aliada
Nas suas primeiras entrevistas na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Silvernani Santos (DEM) confirmou que seu partido veio a somar na base de sustentação do governador Ivo Cassol. Ele elogiou a atual gestão estadual enfatizando as obras existentes em todos os quadrantes do estado.
Do Cotidiano
O Grande Costa Marques
Para os jovens de Rondônia, Costa Marques é o Município desse Estado no qual está localizado o histórico Forte Príncipe da Beira. Mas antes de dar nome ao Município de Costa Marques, Esperidião Marques foi o antigo nome de Guajará-Mirim.
A figura do engenheiro Manoel Esperidião da Costa Marques tem uma história que vai além da epopeia colonizadora regional da Amazônia. Não é por acaso que, além de dar nome cidade, porto, cachoeira, escolas e ruas, Esperidião Marques também tem o sangue de Rondon – sua mãe era Augusta Nunes Rondon, casada com o tenente-coronel Salvador da Costa Marques.
Esperidião Marques, como ficou mais conhecido, nasceu em Poconé (MT) em 1859. Aos nove anos, elaborou a maquete em argila de toda sua cidade, com praças coretos e jardins, ruas e avenidas, casas, solares e casebres, becos e ruelas, rios e acidentes geográficos, granjeando elogios gerais. Era a veia do engenheiro que transparecia.
Já plenamente enfronhado na política, é eleito deputado geral e, nessa condição, aos 29 anos participa da redação de um dos mais importantes documentos da História brasileira, a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No Mato Grosso, essa participação é muito valorizada. Sua ajuda à princesa Isabel, nesse caso, resulta do voto dado à Lei Áurea, que surgiu como um enorme rascunho mas, ao final, ficou reduzido a poucas linhas.
Dez anos mais tarde, em 1898, Costa Marques começaria a saga que o tornou uma personalidade histórica para o início da exploração da Amazônia. Dedicou-se ao estudo da navegabilidade do rio Jauru, desde a barra no Paraguai até o Porto do Registro. Foi nesta época que seu amigo Balbino Maciel solicitou-lhe um estudo de viabilidade de construção de uma estrada de ferro ligando Porto Salitre (futuro Porto Esperidião) à Ponte Velha no rio Guaporé.
Depois da exploração do Guaporé (1896–1898), retornou à região no período 1901–1903 em missões para levantar o potencial econômico e extrativista da região, criar os postos fiscais de arrecadação do Estado.
A missão de Cândido Rondon estendeu linhas telegráficas pela região estudada por Costa Marques. A linha de Cáceres a Mato Grosso, depois Vila Bela da Santíssima Trindade, foi inaugurada em 21 de fevereiro de 1908 e de seu percurso fazia parte a estação de Porto Salitre. Como o engenheiro Costa Marques morreu de malária, em 18 de abril de 1906, Cândido Rondon pensou em homenageá-lo dando ao Porto Salitre o nome de Porto Esperidião, que seria oficializado em 1920.
Via Direta
*** O setor de saúde é um caos geral na maioria dos municípios as queixas são generalizadas *** Em São Miguel tem vereador pedindo até a cabeça dos secretário de saúde *** A professora Sônia do PT (Jaru) entra na briga por uma vaga na Assembléia Legislativa *** Um nome novo emergindo no cenário regional da Bacia Leiteira *** Em tempo de composições, o ex-deputado Agnaldo Muniz estuda postulação ao Senado.
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,