Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/11/10


 

Caciques em guerra

 A ascensão do senador Valdir Raupp no cenário nacional começa a despertar ciumeira – e armações ilimitadas – dos seus adversários. No momento em que se cogita no Diretório Nacional do PMDB a indicação da sua esposa, a deputada federal Marinha Raupp a um Ministério, no governo Dilma, o pau começou a cantar no barbudo queixada. A ciumeira é grande.

 

Conquistando espaço

O que se dizia em Brasília, quando Amir Lando, conseguiu a proeza de ser o primeiro ministro por Rondônia na década passada? Eu lembro: Que seriam necessários mais 100 anos pra que um estado pequeno, sem projeção política, como Rondônia,  angariar um Ministério novamente. A possibilidade apareceu e tem caciques querendo torpedear os Raupps em pleno vôo.

 

Ano produtivo

O senador da BR, Acir Gurgacz (PDT-RO) acaba de completar um ano no Congresso Nacional. Além de um produtivo parlamentar, com discursos, projetos e emendas parlamentares beneficiando os municípios, o pedetista abdicando seu projeto sua candidatura ao governo, conseguiu unificar a oposição em torno de Confúcio Moura, pavimentando uma grande vitória oposicionista no estado. O saldo no campo político, por conseguinte, é dos melhores.

 

Maquina ajustada

O governador João Cahulla (PPS) sinaliza que busca acertar as contas da máquina administrativa para entregar ao próximo inquilino do Palácio Presidente Vargas uma máquina ajustada. Já começaram as primeiras demissões – na verdade são centenas delas – dos cargos comissionado como forma de economizar recursos nesta reta final de governo.

 

A volta de Confúcio

Depois de um périplo por vários estados onde foi buscar inspiração – gostou muito do modelo implantado por Aécio Neves em Minas Gerais – o governador eleito Confúcio Moura retorna nesta segunda feira a Rondônia. Com seu blog – ele já usa as redes sociais como ferramenta de trabalho – ele tem se comunicado com o eleitorado.

 

Pelo em ovo

Alguns petistas raivosos deveriam deixar de procurar pêlo em ovo e tratar de reunificar suas forças para o embate de 2014. Afinal, está mais do que provado que no quintal do prefeito Roberto Sobrinho, que é Porto Velho – ele não tem influência ainda no interior – Dilma Roussef ganhou, Eduardo Valverde teve sua melhor votação no estado e a senadora Fátima Cleide atingiu quase 30 por cento dos votos.

 

O rei da latinha

Se o governador eleito Confúcio esta se tornando um rei dos blogueiros, o ex-governador Ivo Cassol, senador eleito, continua sendo o rei da latinha. Forte no eleitorado rural, Ivo tem se comunicado com seus admiradores através das emissoras de rádio (ele esta montando uma rede estadual). São estilos diferentes e que vão se confrontar em 2014.

Do Cotidiano
 

As pesquisas com o café

Criticado por muitos como prejudicial à saúde, o café, que já foi um símbolo do Brasil, mais tarde escamoteado pela Colômbia, parece fadado a conhecer melhores dias. Apesar da qualidade do café estar mais associada no Primeiro Mundo à Colômbia que ao Brasil, lideramos de longe o ranking de maior produção. Mas apesar de tirar da terra uma safra fantástica, a cafeicultura amarga problemas que nem o açúcar dos discursos oficiais consegue adoçar.

O próprio ministério da Agricultura reconhece que os problemas enfrentados pela cafeicultura brasileira se devem, em grande parte, à ineficiência do governo ao aplicar as políticas de sustentação de preços: Se o produtor vai colher em abril, ele tem que receber crédito em abril, mas não é o que tem acontecido. Tem vezes que o crédito só chega em julho.

O governo vai aplicar mais R$ 2 bilhões ao longo de 2010 para apoiar os cafeicultores brasileiros por meio de prorrogação de dívidas, da criação de uma linha de crédito e redução de juros. Assim, enquanto os trilhos começam a ficar limpos para o cafeicultor, a pesquisa em torno dos efeitos da rubiácea no organismo humano progridem e mostram usos alvissareiros para o café nosso de cada dia.

No Brasil, já há estudos segundo os quais o café ou não faz mal ou até faz bem para o coração. Fica por conta da tradição: toda moderação é saudável, todo excesso é maléfico. Agora, trabalhos anteriores feitos no Centro de Pesquisa sobre a Doença de Alzheimer da Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos, mostraram que a administração de cafeína no início da vida adulta preveniu a manifestação de problemas de memória em camundongos modificados geneticamente para desenvolver sintomas de Alzheimer quando idosos.

As simulações não são conclusivas, obviamente, mas são indicativas de tendências. “Os novos resultados fornecem evidências de que a cafeína pode ser uma alternativa viável para o tratamento da doença já estabelecida, e não apenas como uma estratégia preventiva. Isso é muito importante, pois o consumo de cafeína é seguro para a maioria das pessoas. Ela entra facilmente no cérebro e aparentemente afeta diretamente o processo da doença”, disse Gary Arendash, da USF, um dos coordenadores das pesquisas.


Via Direta

 

*** Com matéria sobre os misteriosos raios bola em Rondônia, a revista Momento já circula desde ontem em RO, AC e AM *** A Fiero capricha com a Feiron exprimindo a pujança da economia rondoniense *** A infestação do mosquito da dengue é tão grande em Porto Velho, que a ameaça de uma epidemia *** Portanto, autoridades, providências, please!

Uma coluna sem papas na língua 13/11/10 - Gente de Opinião

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)