Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/12


Ponte binacional
Ao meio de tantas festividades pelo sucesso do leilão das hidrelétricas e a retomada pela batalha do gasoduto (valeu, Eusébio Guareschi), um dos assuntos mais relevantes para o estado, acabou ficando de lado: falo da construção da ponte binacional Brasil- Bolívia, na altura de Guajará-Mirim.

Em Guajará Mirim
O projeto da ponte binacional será apresentado nesta sexta-feira pelo Dnitt em Guajará Mirim e se constitui num verdadeiro presente de Natal da bancada federal para a Pérola do Mamoré, que finalmente estará concretizando um sonho e ganhando perspectivas de crescimento. Com a ponte, o comércio da fronteira florescerá. Teremos uma nova Foz do Iguaçu por aqui.

Orçamento 2008
Ao contrário das primeiras previsões otimistas, o Orçamento 2008, acabou dando mais trabalho em vista das informações oriundas de outros poderes e do atraso da entrega de emenda dos parlamentares. Com isso, a nova estimativa do Parlamento estadual é que a proposta orçamentária suba a votação em plenário apenas na semana que vem.

Atendendo as bases
Cada parlamentar terá direito – concedido pelo governador – de efetuar emendas até no valor de R$ 200 mil para atender suas bases. Os deputados foram aos seus redutos ouvir associações, entidades e a sociedade organizada para direcionar os agrados. Com isso, o governador procura valorizar os deputados e garantir a fidelidade a seus projetos.

Encontro do PDT
Uma coluna sem papas na língua 13/12 - Gente de OpiniãoSob o comando do presidente regional Acir Gurgacz, o PDT realiza encontro estadual no final de semana para discutir sua política de alianças em Ji-Paraná, a capital da BR. Nos municípios onde está melhor instalado, o partido lançará candidatura própria as prefeituras, nos demais a tendência é a celebração de alianças.

O melhor e o pior
Uma coluna sem papas na língua 13/12 - Gente de OpiniãoO PMDB encerra o ano tendo em seus quadros o melhor prefeito do estado, Confúcio Moura, de Ariquemes e, também o pior, que é o incompetente Charles Modro, de Presidente Médici. Moura já recebeu até premiação em Brasília pelas Melhores Práticas em Gestão Local 2007/2008 por causa da elaboração do  Plano Diretor do seu município.

Na dianteira
Com o prefeito Confúcio a frente, Ariquemes vive seus melhores dias. Para inicio de conversa passou Cacoal, e já é o terceiro maior município do estado em numero de eleitores e habitantes. Além disto, Moura está tocando projetos como novo Paço Municipal, Teatro Municipal, reciclagem de lixo e até instalou uma guarda municipal.

Impacto das usinas
Uma coluna sem papas na língua 13/12 - Gente de OpiniãoA convocação de uma audiência publica, no Senado, para discussão dos impactos sociais gerados pela construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira era realmente uma necessidade. A iniciativa é da senadora Fátima Cleide (PT-RO) e será realizada  na Comissão de Assistência Social (CAS).

Até quando?
O veterano jornalista Walmir Miranda, dos quadros do siteRondôniaagora, revela que ocorrem mais de 300 acidentes com bicicletas em Porto Velho por mês e dezenas de ciclistas acabam trucidados nas ruas da capital rondoniense. É uma denuncia extremamente grave e como tal deveria ser tratada pelas autoridades do trânsito. Precisamos de ciclovias e de mais segurança para nossos ciclistas.

Lembrando Joinville
Todas as manhãs, milhares de operários, empregadas domésticas, estudantes e donas- de-casa usam da bicicleta como meio de transporte para ter acesso a região central, pelas avenidas Raimundo Cantuária, José Vieira Caula, Rio de Janeiro e tantas outras. A visão que se tem entre as 6 e 7 horas da manhã é que estamos numa verdadeira Joinville, aquela cidade industrial catarinense, onde predominam as magrelas.

Do Cotidiano
O renascimento de Nazif
Ao encerrar uma malograda aliança  política com grupos rivais - liderados pelo ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça - no meio deste ano, o deputado federal Mauro Nazif (PSB) começou a renascer perante o seu grande eleitorado e já mostra fôlego para alcançar um hipotético segundo turno com o grande favorito Roberto Sobrinho na peleja pela prefeitura de Porto Velho.
Com duas derrotas sucessivas, uma em 2002 para o próprio adversário Carlinhos com quem ele faria aliança em 2004 e outra inesperada para o petista Roberto Sobrinho, Nazif até 90 dias atrás era considerado uma carta fora do baralho.
O renascimento do nome de Nazif cria uma terceira via para as eleições municipais no ano que vem em vista de um antipetismo injustificável – afinal Sobrinho faz um grande trabalho – e pelos adversários do cassolismo que rejeitam o nome apoiado pelo governador, o deputado federal Lindomar Garçon. Todos lembram ainda que Ivo enterrou Everton Leoni no pleito passado, transferindo desgastes para seu candidato nas áreas de saúde e de segurança pública na capital.
Discreto, mas já numa situação confortável, Nazif joga nos erros dos adversários. Para ele, caso se decida entrar nas paradas, o fator determinante para se tornar opção ao antipetismo e aos contras do cassolismo já, ocorreu, que foi o afastamento de Camurça, agora instalado no PMDB e no palanque do prefeito, como um verdadeiro cavalo de tróia.
Chegar ao segundo turno, numa disputa por uma vaga com Lindomar Garçon, neste momento se constitui no grande desafio do candidato socialista. Mas alguns fatores já colaboram para tanto. O concorrente e representante do cassolismo na disputa,  esta perdendo folêgo, depois de um início fenomenal, decorrente por graves falhas de articulação, como se utilizar de pesquisas fajutas e excesso de demagogia no seu programa de TV.
Foi justamente beneficiado pelos erros dos adversários que Roberto Sobrinho chegou ao Palácio Tancredo Neves em 2004. Na campanha para 2008, os concorrentes começam cometendo os mesmos erros de Nazif: Sobrinho fez aliança com o PMDB de Camurça e Odacir, representantes de tribos políticas rivais; Garçon entra na campanha com vice imposto pelo governador Ivo Cassol. Então? Agora só falta Sobrinho errar na escalação do vice, como Nazif aceitou imposição de Camurça em 2004...
 
Via Direta
*** O ex-prefeito de Vilhena Vitório Abraão é acusado de cometer crime ambiental contra o igarapé Pires de Sá *** Mas não é possível: Abraão saiu recentemente da cadeia e já está aprontando. Será que não se emenda? *** Que pataquada, essa dos “reféns” dos cintas-largas *** Ora, os “reféns” mais pareciam torcedores das causas indígenas, ao desembarcar em Cacoal, lotados e infestados de brindes...  

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)