Quarta-feira, 15 de agosto de 2007 - 05h50
PMDB em Cacoal
Mesmo com o desgaste de duas administrações da atual prefeita Sueli Aragão, o PMDB vai tentar pela terceira vez consecutiva emplacar o comando do Palácio do Café, em Cacoal. Tem um bom nome: a vereadora Raquel Carvalho e uma grande carta, o prestígio do senador e presidente regional do partido Valdir Raupp naquela região. Cacoal, como se sabe, é a Meca do PMDB rondoniense.
A necessidade...
Estamos assistindo a uma verdadeira ofensiva do prefeito Roberto Sobrinho (PT) nos últimos 10 dias em termos de ações em Porto Velho e seus distritos, seja com a entrega de obras nas localidades da Ponta do Abunã, seja pelo aumento do ritmo de pavimentação e drenagem na capital, ou até mesmo com uma presença além do comum nas páginas de jornais e nos programas populares de rádio e TV.
...Faz o sapo pular!
Explica-se toda essa movimentação e eu vou de pedra cantada: Sobrinho já deve ter constatado que Porto Velho tem um eleitorado conservador e a média de 30 por cento dos votos conquistados pelo partido nos últimos pleitos é suficiente para galgar um segundo turno, mas ao mesmo tempo é insuficiente para enfrentar uma boa aliança da oposição na etapa seguinte. A necessidade faz o sapo pular!
Factóides de Melki
A cada nova palhaçada do ex-prefeito Melki Donadon, que se considera o rei do marketing do Cone Sul, mais ele afunda o clã Donadon. Se o eleitorado de Vilhena não fosse tão rachado, Melki já teria caído do poleiro há muito tempo. Como a gauchada é mais dividida que árabes, palestinos e israelenses em Jerusalém, mesmo apelando para factóides, como infartos de araque, ainda tem lá suas chances.
Partidos em ação I
Com vistas as eleições do ano que vem, tem sido grande a mobilização dos partidos. Como sempre, o PT tem sido o mais mobilizado, com seus encontros municipais e estatuais a toda semana. O PDT também trabalha forte, com a organização partidária nos municípios, assim como o PSDC, o PSB e o PTB. Até os Democratas, uma legenda lotada de dinossauros, já se mobiliza.
Partidos em ação II
Também o PTN dos deputados Alex Textoni (Bacia Leiteira) e Luís Cláudio (Zona da Mata), se mobiliza, com encontro estadual, domingo, em Rolim de Moura, com a presença do governador Ivo Cassol, nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas-CTG. A legenda foi a grande surpresa das eleições passadas e pretende liderar o bloco governista na conquista da prefeitura local no ano que vem.
Toma lá- dá-cá
Corre nos bastidores políticos de Porto Velho que a adesão do ex-senador Odacir Soares ao PMDB vai lhe valer a nomeação de um importante cargo a nível federal no estado. A indicação seria do senador Valdir Raupp, presidente regional do partido e de grande influência na Esplanada dos Ministérios. Independentemente, do toma-lá-dá-cá, o raposão já vai se preparando para novos embates na política regional.
Reforços para o IBGE
Em vista da deserção de quase 300 recenseadores, o IBGE de Rondônia atrasou o recenseamento 2007 e foi obrigado a importar pessoal de outros estados. No interior, os trabalhos até que estão bem encaminhados, mas na capital o tempo urge e ruge. O prazo da conclusão dos trabalhos é 20 de agosto, por isso o mutirão vigente.
Coalizão em Vilhena
O PC do B, que é comandado pelo jornalista Júlio Olivar, em Vilhena, está armando uma verdadeira coalizão para bater o clã Donadon nas eleições do ano que vem. Para tanto foram convidados para o encontro do partido, programado para sábado, os candidatos do PSB, Vera Paixão; do PT Mauro Bill e do PDT Arlindo Nenzão. A união política da oposição em Vilhena o maior desafio para derrotar os Donadons.
Do Cotidiano
A eliminação da espécie
Conhecia pouco sobre as idéias ecológicas de Frei Leonardo Boff, aquele ex-Frei silenciado e punido pelo Vaticano por suas diferenças com a igreja tradicional. Ao tomar conhecimento de suas peregrinações pelo Brasil afora, me chamou atenção sua visão sobre o nosso planeta, segundo ele já estressado, chegando ao limite. Boff vê a Terra com 400 anos de exploração pelo processo industrial e já num acelerado ritmo de autodestruição.
O ex-frei tem uma postura quase apocalíptica para o que está ocorrendo neste mundão de Deus. Entende que a Terra é um organismo que autoregula-se e sua autodefesa pode significar a eliminação da espécie humana. Uma advertência realmente assustadora, embora o aquecimento global e o desaparecimento das calotas polares já prenunciem alguma coisa neste sentido.
Entende Leonardo Boff que a agroecologia é um meio da harmonização do planeta. Tanto a agroindústria como o agronegócio, ele condena: "Não são progressistas, são assassinos da terra", dispara. O ícone da Teologia da Libertação fecha com o modelo de produção agroecológica ditado pelos movimentos populares.
Tem posições coerentes e busca reverter o processo que tende fazer o homem e a natureza desaparecer da face da terra. Recuperar o solo e as florestas são algumas dicas do ex-frei, assim como reduzir o consumo, ampliar a reutilização, a reciclagem e a arborização.
No entendimento de Frei Boff o capitalismo vigente vai contra a natureza e a vida. Ele considera o sistema autosuicida por isso ele defende que não existe outra alternativa, a não ser tentar reverter o modelo, porque se for seguida a lógica do capital, a lógica será o desaparecimento da face da terra do homem e da própria natureza. Entende que precisamos reduzir os riscos de uma catástrofe ecológica que já está em andamento em vários quadrantes do planeta.
Autor de mais de 70 obras, Frei Boff continua polemico. È defensor do casamento do padres e do sacerdócio das mulheres, mas entende que isso só será possível quando o Papa for do terceiro mundo, ligado as pastorais. E deixa mais uma declaração bombástica: A igreja só mudará quando perceber que está agonizando. Ou muda, ou morre".
Frei Leonardo acredita, no entanto, que enquanto o Vaticano estiver centrado na Europa, segundo ele velha e decadente, não haverá mudanças. Infelizmente...
Via Direta
*** Os ambientalistas não se conformam com os índices oficiais dando conta da redução do desmatamento *** E com toda razão, já que as queimadas e a fumaça que toma conta do estado estão iguais ou maiores que as dos anos anteriores *** Agora, no PMDB, o prefeito de Candeias Chico Pernambuco caminha para a reeleição, beneficiado pelo racha oposicionista *** O prefeito Roberto Sobrinho esta se transformando num bom jardineiro reformando todas as praças e logradouros públicos da capital.
Fonte:csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri