Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09


 
Energia segura 

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09 - Gente de OpiniãoO investimento na construção de duas subestações e de um ramal alimentador (com 11 quilômetros de extensão) para abastecer a Usina Hidrelétrica Jirau e o Polo Industrial Porto Velho já é realidade. A energização passou a funcionar nesta sexta-feira, dia 14. Isto significa energia limpa e independência elétrica. Antes, a energia utilizada em Jirau era proveniente de geradores a diesel, mais poluentes e caros. Agora, as unidades serão incorporadas ao sistema elétrico estadual por meio da Linha de Transmissão (LT) da Eletronorte, que liga Porto Velho ao Acre. O Polo Industrial Porto Velho também será abastecido pela energia futuramente. E por falar em obras...os trabalhos de implantação da UHE Jirau seguem a toda carga, com frentes de trabalho simultâneas nas duas margens do Rio Madeira. Tudo isso para colocar em funcionamento o atual maior projeto de geração de energia elétrica em construção no Brasil.



Novas adesões 

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09 - Gente de OpiniãoO PDT prepara encontro estadual para receber novas adesões de pólos regionais importantes do estado tendo em vista as eleições do ano que vem. No encontro, o presidente regional, senador Acir Gurgacz vai ouvir as lideranças regionais sobre a composição de alianças bem como para a formatação das nominatas à Assembléia Legislativa e a Câmara Federal.



Punhal afiado

O prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, pré-candidato ao governo do PMDB, teme trairagem quanto as suas pretensões, mas para não piorar as coisas finge que acredita na sinceridade do apoio do casal Raupp. Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, ele já começou contatos com convencionais para se garantir na homologação em 2010.

 

PP reforçado 

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09 - Gente de OpiniãoO PP realiza seu primeiro encontro estadual, no final deste mês, em Porto Velho, recebendo reforços egressos de diversas agremiações partidárias. Durante o evento, o presidente regional Ivo Cassol vai abrir as discussões em torno das alianças da base aliada. As articulações estão em andamento.



Não atrapalha 

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09 - Gente de Opinião

Para não atrapalhar as articulações do seu marido na formatação de uma chapa forte à Câmara Federal, o senador Expedito Júnior, pré-candidato declarado ao governo estadual, a suplente de deputada federal Val Ferreira esta desistindo de disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados. Mas já admite as amigas mais chegadas que pode encarar a peleia por uma vaga á ALE.



As dobradinhas

As dobradinhas dos clãs políticos regionais vão se firmando pra o pleito de 2010. Em Ariquemes, o caudilho Ernandes Amorim, deputado federal, fará dobradinha com a filha Daniela, na luta pela reeleição á Assembléia Legislativa; Em Jaru, Batista da Muleta entra na peleja por uma vaga á Câmara Federal e o irmão, o deputado estadual José Amauri briga pela reeleição.



Dobradinha consagrada

Em Rolim de Moura, a consagrada dobradinha de Valdir Raupp ao Senado e Marinha à deputada federal deverá se repetir e em Vilhena, o clã Donadon terá dificuldades para acomodar todas as suas lideranças. Inicialmente, o grupo pretende lançar Melki a ALE-RO e Natan a reeleição para Câmara Federal. Ms tudo pode mudar se um destes Donadons (ou ainda Marlon ou Marco Antonio) sair à vice de Bianco ao governo do estado.



Do Cotidiano

Lerner e a rua portátil

Certa vez, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, consultor da ONU para Assuntos Urbanos, disse que “a maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores”. Foi mais uma vez pensando nisso que ele apresentou justamente em sua Curitiba seu mais novo projeto: a Rua Portátil.
Cercado de muitas expectativas, o projeto foi apresentado no coração da capital paranaense, na praça Santos Andrade, diante do Teatro Guaíra, onde apresentará o projeto. A ideia da Rua Portátil nasceu com a constatação de que existem setores em muitas cidades do mundo que estão passando por um processo de degradação, o que se deve em grande parte ao fato de que nessas áreas quase não há gente vivendo.
Para Lerner, é necessário dar nova vida a essas áreas urbanas. Este é, por exemplo, o caso da Crackolândia, em São Paulo, para a qual o arquiteto elaborou um projeto desafiador. A questão que surge é: como atrair pessoas para viver em locais sem vida? Como “fazer acontecer”, de maneira ágil e efetiva, evitando processos longos e onerosos de desapropriações, construções? A resposta tirada da cartola de magias arquitetônicas de Lerner foi trazer a vitalidade da rua para esses lugares.
As ruas portáteis abrem a possibilidade de trazer vida imediatamente, funcionando como um estímulo à volta da função moradia. As ruas portáteis levam comércio, animação e efervescência dos bons endereços da cidade para áreas degradadas ou aquelas que perdem seu movimento em alguma parte do dia. Seus módulos podem ser colocados, por exemplo, nos leitos das ruas na sexta-feira à noite e retirados na segunda pela manhã. Durante a semana, podem ser montados em locais com grande movimento de pessoas, como universidades.
Aquavias e ciclovias – Enquanto no Brasil o arquiteto Lerner reinventa a rua, na Holanda a cidade de Giethoorn tem simplesmente uma vida urbana sem ruas, com uma arquitetura sui generis e florida. Não tem ruas para ser uma cidade limpa. Logo, também não permite que qualquer lixo se acumule.
Situada na província holandesa de Overijssel, a exemplo de muitas outras cidades holandesas que são cortadas por canais, esta é considerada a Veneza da Holanda. Internacionalmente famosa por não ter ruas, a circulação nesta cidade é feita por riachos, ou canais, e é cortada por ciclovias. À primeira vista se tem a impressão de estar num grande parque cheio de lindas casas.



Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 15/08/09 - Gente de Opinião*** Nos bastidores o senador Valdir Raupp (PMDB) estimula a candidatura do senador cassado Expedito Júnior (PR) ao governo estadual em 2010 *** Algumas Câmaras Municipais no sul do país estão aprovando gratificação para quem denuncia traficantes *** A medida já colabora no combate à expansão das drogas *** Com uma redução nos repasses de quase 12 por cento do FPM, os prefeitos estão berrando como bezerros desmamados... 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)