Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 15/10/08


 

Ação criminal

Durante uma gestão polêmica, Expedito Júnior lesou o PSDB e o atual presidente regional dos tucanos Hamilton Casara está ajuizando ação criminal contra o senador temporário (foi cassado e vai cair do poleiro logo, logo) visando responsabilizá-lo pelo desvio de recursos do fundo partidário. E Júnior hoje comanda as finanças do PR. Não é, mais uma temeridade? O cofre pode cair no pé de novo...

Café da manhã

O deputado estadual Alex Testoni (PTN), eleito prefeito em Ouro Preto do Oeste vai conceder entrevista coletiva num café da manhã aos jornalistas na próxima terça-feira, dia 21, em Porto Velho. Na oportunidade vai falar de assuntos referentes ao Poder Legislativo estadual (orçamento, CPI do Leite etc) e de seus planos para a municipalidade ouropretense.

Asas crescidas

É mais uma história da criatura que se volta contra o criador. Cria política do ex-deputado Edson Gazoni – que torcia para que seu afilhado se desse mal – o vereador eleito Marcelo Reis se elegeu como um dos mais votados na capital e já fala grosso como provável candidato a Assembléia Legislativa em 2010. Era tudo o que Gazoni não queria. “Ele vai ter que me engolir“, garante Reis.

Nossos recordistas

Ainda temos ecos das eleições municipais. O prefeito eleito de Cerejeiras, Kleber Calixto (PMDB) acabou mesmo como o recordista de votos na temporada, emplacando 76,74 por cento dos votos. Foi seguido de Laerte Gomes (PR) de Alvorada do Oeste com 76,04. Destaques também para as sensacionais viradas de Zé Ribeiro (PMDB) em Presidente Médici e Atalíbio (PR) em Guajará Mirim.

Uma façanha

Para vereador, ninguém fez mais votos proporcionalmente que o peemedebista Juraci Barbosa Moreira, de Primavera, nas eleições municipais de 2008 em Rondônia: foram 16,29 por cento dos votos daquele município.   Para se ter uma idéia da sua façanha, se fosse eleito na capital, ele teria obtido o equivalente a quase 35 mil votos. Coisa de louco!

Em crescimento

No balanço sobre as eleições municipais em Rondônia, o presidente regional do PT Tácito Pereira enfatizou a eleição de quatro prefeitos e de 62 vereadores. Como curiosidade, o partido elegeu dois padres (Em Cacoal e Alto Alegre) e vale enfatizar ainda o avanço do partido que acabou polarizando em vários municípios, como Presidente Médici, Jaru, Ouro Preto, Guajará-Mirim etc.

Dobradinha familiar

É possível que venha aí mais uma dobradinha familiar, como aquelas de Raupp/Marinha, Expedito/ Val. O governador Ivo Cassol, que já admite uma candidatura ao Senado em 2010 sinaliza para isso: levou a tiracolo a esposa, Ivone, nas carreatas da vitória no interior. Rolim pode se superar em 2010 com essa nova dobradinha: ambiciona três senadores e três esposas deputadas federais.

Obras interrompidas?

Percorrendo Porto Velho no final de semana constatei que as obras de aterro e macrodrenagem no prolongamento da avenida Farqhuar, dando acesso ao bairro Nacional, não tem prosperado. Insisto que aquela situação só se resolve com uma boa ponte de concreto. Se forçarem à coisa com aterro ainda vai dar muita dor de cabeça, já que a temporada de chuvas deve começar nos próximos dias.

 

Do Cotidiano

Gastos com a segurança

É bem provável que no futuro o ex-governador paulista, Paulo Maluf, venha a se tornar mais conhecido pela frase “estupre, mas não mate”, dirigida aos bandidos, do que por suas obras invariavelmente suspeitas de superfaturamento. Mas a florescente indústria da segurança particular, que se beneficia da incompetência da máquina pública e da troca de time de policiais que se vendem ao bilionário negócio do crime organizado, entendeu o recado: atacar, mas sem matar.

O negócio da segurança particular está abrindo um novo e forte veio na economia nacional. O medo é seu principal insumo. Sem contar a procura por armas, que é a pior maneira de se proteger, um estudo sobre quanto custa para um cidadão garantir a própria segurança no Brasil de hoje apontou gastos que podem ser feitos apenas uma vez ou constantemente.

Gastos mensais, por exemplo, como pagar um guarda de rua em cotização com os vizinhos ou pagar mais caro pelo condomínio cujo prédio instale um sistema eletrônico de segurança. E gastos freqüentes, como pagar flanelinhas ou estacionamento toda vez que sai de casa, ou estruturais, como aumentar muros e botar grades nas janelas de casa, colocar sistema de alarme monitorado em casa ou apartamento, película protetora nos vidros do carro ou optar pela compra de um carro blindado, que no mínimo é o dobro do normal.

Dentre os produtos de segurança privada mais requisitados no momento, além de todo um vasto arsenal de gadgets, está a Taser, uma arma que permitiu a redução do número de indenizações nos Estados Unidos em milhões de dólares. Não sendo letal e de uso permitido no Brasil, as empresas prestadoras de segurança privada no País começam a protocolar autorizações para importar o equipamento junto aos órgãos do governo americano.

A Taser, já vista em muitos filmes policiais, paralisa a pessoa abordada por 5 segundos através de uma descarga elétrica, tempo suficiente para algemá-la. Nos EUA, esse tipo de arma diminuiu o número de indenizações pagas pelo governo às pessoas que eram alvejadas pela polícia. No Brasil, alguns organismos públicos já contam com a Taser, que passou a ser usada pelas polícias americanas a partir de 2000. A pistola também está em outros 45 países, incluindo o Brasil.

A Taser não substitui armas de fogo, mas cria uma etapa intermediaria nas ações policiais. Em algumas cidades americanas o número de tiroteios entre a polícia e suspeitos se reduziu a zero. Nos locais onde a Taser foi implantada a redução do emprego de armas de fogo é em média de 80%. Tem tudo para ser uma nova moda. Infelizmente, também pode ser operada por bandidos, que vão nos derrubar com o choque mas, pelo menos, nos deixarão vivos.

 

Via Direta

*** Bem articulado o prefeito eleito de Vilhena Zé Rover (PP) já trata de emendas parlamentares na Assembléia Legislativa e de convênios na Esplanada das Secretarias *** A renovação nas câmaras de vereadores do interior ainda repercute *** Em Cacoal, por exemplo, 70 por cento dos eleitos são cristãos novos *** A briga esquenta no PMDB e deve sobrar para o deputado Tiziu, por infidelidade partidária.

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)