Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 16/09/09




Festa das raposas

Tem gente já comemorando. Ocorre, que por iniciativa do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal-STF, foram suspensos em caráter liminar (provisório) os julgamentos dos pedidos de cassação de mandatos que tramitam no TSE. A suspensão deve vigorar até a decisão do mérito da argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada por partidos políticos. A liminar ainda precisa ser referendada pelo plenário do STF 

Embolou de vez

Com a decisão do STF, que suspendeu todos os processos de cassação, pelo menos quatro governadores respiram aliviados. Estavam na alça de mira cerca de 70 políticos, alguns quase no patíbulo, entre eles, o nosso governador Ivo Cassol (PP) que teve apenas um processo suspenso. Outro continua. Mas a situação, sem dúvidas, beneficia os infratores. 

Dilma confusa

Acabou em vaias a gafe da presidenciável do PT, ministra Dilma Roussef, que confundiu Rondônia com Roraima na visita á Boa Vista. Não vai ser a primeira vez e nem a última que os políticos vão confundir. Volta e meia, nos próprios noticiários de cadeias nacionais de TV, Porto velho tem sido citada como capital de “Roraima”. 

Corrida sucessória

Mesmo com a coisa embolada lá em cima – falo das cassações e da reforma eleitoral que não anda - a política não para e os principais partidos envolvidos na corrida sucessória em Rondônia vão definindo seus posicionamentos para as eleições do ano que vem. A largada inicial ocorre com as campanhas de filiações que se encerram dia 3 de outubro, último prazo para filiação daqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos em 2010. 

Dois candidatos

No PMDB, o senador Valdir Raupp, presidente regional confirma que a legenda tem dois pré-candidatos ao governo no ano que vem: o atual prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão. Mas se especula também que o partido pode fechar acordo com o PT ainda em primeiro turno. 

PDT confirma

O PDT confirmou no encontro de final de semana que já tem pré-candidato ao governo estadual. Foi ratificado o nome do presidente regional do partido, ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz, que começa a discutir a política de alianças do partido, ao meio do lançamento da campanha estadual de filiações. 

Um Cassol petista!

O suplente de senador Sadi Cassol (PT) esta assumindo a titularidade pelo Estado do Tocantins no Congresso Nacional. O titular do mandato, senador Leomar Quintanilha (PMDB) esta assumindo a secretaria de Educação e Cultura daquele estado. Quem diria, heim? Um Cassol petista!!!! 

Violência urbana

Instalada ainda em agosto a CPI destinada a investigar a violência urbana continua apurando a epidemia de crak que se alastra pelo país, que segundo os deputados tem ligação direta com o crescimento da violência. O objetivo da Comissão é apresentar um modelo de política de segurança pública para o Brasil. 

Crime organizado

Ainda sobre a CPI da Violência Urbana, o presidente do organismo, deputado Alexandre Silveira (PPS-MG) e o relator Paulo Pimentel (PT-RS) ressaltam a importância da parceria estabelecida com a Polícia Federal pra o desenvolvimento dos trabalhos para a investigação do crime organizado no país bem como a repressão ao tráfico de cocaína.



Do Cotidiano

Uma fábrica de votos


Intensamente debatido, o programa Bolsa Família foi recomendado por um ideólogo do neoliberalismo, Albert Hirschman, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua posse. Programa Municipal experimental em Campinas, foi adotado pelo governo federal na forma do Bolsa Escola, depois transformado em Bolsa Família. Para o governo, é uma fábrica de votos. Para a oposição, um inimigo a combater. Mas enquanto a BF é amplamente discutida, amada e detestada, fica oculto um tema que não parece motivar o menor interesse dos governantes, parlamentares e juristas: o “Bolsa Imposto” – ou seja, a pesadíssima carga tributária brasileira, uma das piores do mundo, que incide mais sobre os pobres.
Os brasileiros com renda de até dois salários mínimos mensais precisaram trabalhar 197 dias no ano passado para pagar seus impostos. Quem recebeu mais de 30 salários mínimos também contribuiu forte, mas precisou de 106 dias para honrar os compromissos com tributos. No fim das contas, quase a metade do que os pobres pagaram.
No entanto, a propaganda que chega aos pobres é que eles estão sendo socorridos pelos governos. Jamais se dirá na TV ou em comícios que os políticos estão “garfando” dinheiro dos pobres e o entregando aos trens da alegria, às múltiplas atividades que enriquecem as empreiteiras, prestadores de serviços terceirizados à administração, mesmo que não se toque em corrupção, fraudes e mau uso do erário.
Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), organismo do governo federal, os 10% mais pobres do País gastam 33% do que recebem para pagar tributos, enquanto os mais ricos destinam 23% da renda. Com base na carga tributária de 2008, o estudo mostra que esse desequilíbrio histórico da economia vem aumentando e está longe de ser resolvido.
De 2004 para 2008, o comprometimento da renda com o pagamento de tributos dos brasileiros aumentou mais para os pobres, crescendo a distância que separa dos brasileiros mais ricos. No ano passado, estima o Ipea, as famílias com renda de até dois salários mínimos comprometeram 53,9% de tudo que ganharam com o pagamento de impostos. Em 2004, essas famílias gastavam 48,8%. Um salto de quase cinco pontos percentuais em apenas quatro anos Já para as famílias mais ricas, o peso dos tributos sobre a renda cresceu menos: subiu no período de 26,3% para 29%.



Via Direta

*** Os jornalistas Roberto Cupê (PDT) e Everaldo Fogaça (PC do B) entram na disputa de cargos eletivos em 2010 *** O primeiro para a Câmara dos Deputados, o segundo uma cadeira na Assembléia Legislativa *** Em crise, o município rondoniense de Guajará Mirim deposita suas esperanças na construção da ponte internacional em 2010 *** O pré-candidato a Presidência da República do PHS Oscar Silva desembarca em Rondônia no mês que vem para uma visita de dois dias. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)