Terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 - 06h13
A resistência
Ainda não foi no final de semana que os aliados governistas no PSDB tomaram o comando regional, num encontro convocado pelo vice-presidente regional Aparício carvalho. Mas estão bem próximos da meta. O atual presidente, ex-deputado Hamilton Casara, sem mandato, é uma presa fácil para os seus adversários. Além disto, o partido esta afundado em dívidas em Rondônia.
Aliança definida
Em Brasília, em reunião convocada pelo Diretório Nacional, no final de semana, o PPS definiu alianças preferenciais com o PSDB de José Serra, em todos os estados. Os ex-comunistas – pasmem – também decidiram – que podem se aliar ao DEM, um partido sucedâneo das siglas da ditadura, a Arena, e PDS e do PFL que tem a mesma origem. Não se faz mais vermelhinhos como antigamente.
Três coelhos
Então, neste momento, vejam a importância dos cassolistas tomarem o PSDB em Rondônia, como pretendem: vão matar três coelhos numa só cajadada, pois capturam a legenda tucana que tem o presidenciavel mais forte para fazer dobradinha com seu candidato ao governo no estado e, mais o DEM e o PPS que estavam se esquivando de compor com o grupo liderado por Ivo/Expedito.
Julgamentos do TSE
São aguardados com muita expectativa os julgamentos marcados para esta terça-feira – caso não tenha nova mudança - pelo Tribunal Superior Eleitoral –TSE. São oito governadores e quatro senadores que podem perder o mandato pelas mais diferentes transgressões. Alguns casos as provas são cabais, como o do governador paraibano Cunha Lima e do senador rondoniense Expedito Júnior.
Boom de natalidade
Percorrendo os bairros de Porto Velho no final de semana constatei que a explosão de natalidade de pombos não é um “privilégio” do bairro Olaria, região central. Sem predadores, a ave se prolifera em larga escala na maior parte das regiões de Porto Velho. No Cai N’Água, toda manhã, lá estão centenas deles disputando lixo e carniças com urubus.
Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2009 (clique e veja vídeo no Gentedeopinião), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, trata neste ano do tema segurança pública. A campanha será lançada em Rondônia no próximo dia 25, quarta-feira de cinzas, pelo arcebispo Dom Moacir Grecchi. O assunto é muito apropriado, mais uma vez, já que envolve toda a população brasileira, atualmente vitima da violência.
Viva Candeias
O município de Candeias do Jamari, cidade satélite de Porto Velho festejou no final de semana 17 anos de emancipação político-administrativa. Um dos grandes responsáveis pela autonomia da cidade não tem sido lembrado nas festividades: o ex-prefeito de Porto Velho José Vieira Guedes, que criou todas as condições necessárias para aquele desmembramento.
Estranho no ninho
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-Vilhena) esta entrando com força no grande reduto dos também deputados federais Ernandes Amorim (PTB) e Moreira Mendes (PPS), que é Ariquemes e todo o Vale do Jamari. Donadon já tem até escritório regional atendendo o povo na capital da produção. A ciumeira com o “intruso” já é enorme
Encontro Nacional
Tucanos e Democratas se encontram em Brasília, em março, para discutir a estratégia do lançamento da pré-candidatura do presidenciável José Serra. O governador paulista ainda hesita em assumir a coisa já, mas vê a sua oponente petista Dilma Roussef já correndo trecho pelo Brasil afora, guiada pelo presidente Lula.
Do Cotidiano
A polêmica reforma
Não bastassem as polêmicas que envolvem o projeto de reforma tributária no Congresso Nacional, as diferenças que ainda existem entre União, estado e municípios, eis que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB acaba de pedir a suspensão da tramitação da proposta em Brasília. O presidente da entidade religiosa, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirma que o conteúdo da reforma resultará em perda de garantia der recursos necessários ao atendimento os direitos sociais básicos dos brasileiros.
No entendimento da CNBB se a proposta constitucional for aprovada, quebrará salvaguardas constitucionais, acabando com a garantia de destinação exclusiva de recursos para a seguridade. Em nota a imprensa, a CNBB frisa que a proposta em tramitação transforma contribuições sociais em impostos, modificando a natureza das fontes de recursos atualmente assegurados pelo artigo 195 da Constituição Federal para o financiamento da seguridade social.
Na avaliação dos bispos, a proposta já aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados afetará dirtetamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 32 milhões de titulares de benefícios da Previdência Social, Assistência Social e Seguro Desemprego.
A entidade acrescenta que na emenda, desaparecem a garantia de proteção aos pobres e de busca da igualdade. Os recursos das contribuições anteriormente destinados á seguridade social são remetidos á competição entre setores financeiros empresariais e políticos com peso e poder econômicos bem maiores que os dos credores preferenciais de todo sistema de proteção social no mundo moderno.
As autoridades religiosas almejam que a reforma tributária tenha o sentido da justa distribuição de renda, minorando as desigualdades e venha resgatar os valores da solidariedade e os princípios de equidade social. A PEC 233/08 caminha no sentido oposto, inviabilizando o financiamento de direitos sociais. Por esta razão é inaceitável.
O governo federal pretende aprovar a PEC da reforma tributária até julho. As discussões já começam na Câmara dos Deputados nesta semana, daí a importância do posicionamento da CNBB que fará um seminário sobre o assunto em parceria com a Confederação Nacional da Indústria –CNI no próximo mês de março.
Via Direta
*** Com atuação independente na capital, o PC do B vai ganhando pontos junto à opinião pública *** Os vereadores do partido estrearam com o pé direito na Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Mais uma vez, na bateria dos políticos, deu Ivo Cassol na Corrida de Jericos em Alto Paraíso *** E alguém se arrisca passar na frente do governador?
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopinião.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri