Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09


 

A resistência

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoAinda não foi no final de semana que os aliados governistas no PSDB tomaram o comando regional, num encontro convocado pelo vice-presidente regional Aparício carvalho. Mas estão bem próximos da meta. O atual presidente, ex-deputado Hamilton Casara, sem mandato, é uma presa fácil para os seus adversários. Além disto, o partido esta afundado em dívidas em Rondônia.

Aliança definida

Em Brasília, em reunião convocada pelo Diretório Nacional, no final de semana, o PPS definiu alianças preferenciais com o PSDB de José Serra, em todos os estados. Os ex-comunistas – pasmem – também decidiram – que podem se aliar ao DEM, um partido sucedâneo das siglas da ditadura, a Arena, e PDS e do PFL que tem a mesma origem. Não se faz mais vermelhinhos como antigamente.

Três coelhos

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoEntão, neste momento, vejam a importância dos cassolistas tomarem o PSDB em Rondônia, como pretendem: vão matar três coelhos numa só cajadada, pois capturam a legenda tucana que tem o presidenciavel mais forte para fazer dobradinha com seu candidato ao governo no estado e, mais o DEM e o PPS que estavam se esquivando de compor com o grupo liderado por Ivo/Expedito.

Julgamentos do TSE

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoSão aguardados com muita expectativa os julgamentos marcados para esta terça-feira – caso não tenha nova mudança - pelo Tribunal Superior Eleitoral –TSE. São oito governadores e quatro senadores que podem perder o mandato pelas mais diferentes transgressões. Alguns casos as provas são cabais, como o do governador paraibano Cunha Lima e do senador rondoniense Expedito Júnior.

Boom de natalidade

Percorrendo os bairros de Porto Velho no final de semana  constatei que a explosão de natalidade de pombos não é um “privilégio” do bairro Olaria, região central. Sem predadores, a ave se prolifera em larga escala na maior parte das regiões de Porto Velho. No Cai N’Água, toda manhã, lá estão centenas deles disputando lixo e carniças com urubus.

Fraternidade

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoA Campanha da Fraternidade 2009 (clique e veja vídeo no Gentedeopinião), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, trata neste ano do tema  segurança pública. A campanha será lançada em Rondônia no próximo dia 25, quarta-feira de cinzas, pelo arcebispo Dom Moacir Grecchi. O assunto é muito apropriado, mais uma vez, já que envolve toda a população brasileira, atualmente vitima da violência. 

Viva Candeias

O município de Candeias do Jamari, cidade satélite de Porto Velho festejou no final de semana 17 anos de emancipação político-administrativa. Um dos grandes responsáveis pela autonomia da cidade não tem sido lembrado nas festividades: o ex-prefeito de Porto Velho José Vieira Guedes, que criou todas as condições necessárias para aquele desmembramento.

Estranho no ninho

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoO deputado federal Natan Donadon (PMDB-Vilhena) esta entrando com força no grande reduto dos também deputados federais Ernandes Amorim (PTB) e Moreira Mendes (PPS), que é Ariquemes e todo o Vale do Jamari. Donadon já tem até escritório regional atendendo o povo na capital da produção. A ciumeira com o “intruso” já é enorme

Encontro Nacional

Tucanos e Democratas se encontram em Brasília, em março, para discutir a estratégia do lançamento da pré-candidatura do presidenciável José Serra. O governador paulista ainda hesita em assumir a coisa já, mas vê a sua oponente petista Dilma Roussef já correndo trecho pelo Brasil afora, guiada pelo presidente Lula.


Do Cotidiano

A polêmica reforma

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de OpiniãoNão bastassem as polêmicas que envolvem o projeto de reforma tributária no Congresso Nacional, as diferenças que ainda existem entre União, estado e municípios, eis que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB acaba de pedir a suspensão da tramitação da proposta em Brasília. O presidente da entidade religiosa, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirma que o conteúdo da reforma resultará em perda de garantia der recursos necessários ao atendimento os direitos sociais básicos dos brasileiros.

No entendimento da CNBB se a proposta constitucional for aprovada, quebrará salvaguardas constitucionais, acabando com a garantia de destinação exclusiva de recursos para a seguridade. Em nota a imprensa, a CNBB frisa que a proposta em tramitação transforma contribuições sociais em impostos, modificando a natureza das fontes de recursos atualmente assegurados pelo artigo 195 da Constituição Federal para o financiamento da seguridade social.

Na avaliação dos bispos, a proposta já aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados afetará dirtetamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 32 milhões de titulares de benefícios da Previdência Social, Assistência Social e Seguro Desemprego.

A entidade acrescenta que na emenda, desaparecem a garantia de proteção aos pobres e de busca da igualdade. Os recursos das contribuições anteriormente destinados á seguridade social são remetidos á competição entre setores financeiros empresariais e políticos com peso e poder econômicos bem maiores que os dos credores preferenciais de todo sistema de proteção social no mundo moderno.

As autoridades religiosas almejam que a reforma tributária tenha o sentido da justa distribuição de renda, minorando as desigualdades e venha resgatar os valores da solidariedade e os princípios de equidade social. A PEC 233/08 caminha no sentido oposto, inviabilizando o financiamento de direitos sociais. Por esta razão é inaceitável.

O governo federal pretende aprovar a PEC da reforma tributária até julho. As discussões já começam na Câmara dos Deputados nesta semana, daí a importância do posicionamento da CNBB que fará um seminário sobre o assunto em parceria com a Confederação Nacional da Indústria –CNI no próximo mês de março.


Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 17/02/09 - Gente de Opinião*** Com atuação independente na capital, o PC do B vai ganhando pontos junto à opinião pública *** Os vereadores do partido estrearam com o pé direito na Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Mais uma vez, na bateria dos políticos, deu Ivo Cassol na Corrida de Jericos em Alto Paraíso *** E alguém se arrisca passar na frente do governador?

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopinião.com.br
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)