Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 18/06/08


 Uma coluna sem papas na língua 18/06/08 - Gente de Opinião

A paz reina?

Para o presidente regional do PMDB, senador Valdir Raupp agora a paz reina naquele partido. Ora,  se ele conseguiu realmente essa proeza naquele balaio de gatos, merece a eternidade. Mas ainda existe  muita gritaria a caminho. Pedraça, por exemplo, queria se garantir com a secretaria municipal de saúde e está brabo como uma noiva rejeitada ao pé do altar.

Lei polêmica

Mais uma lei polêmica neste país. A partir de 2009, toda criança com 4 anos de idade ou mais terá direito de estudar em escola pública perto de casa, conforme saiu no Diário Oficial da União. Cumprir essa lei em algumas regiões do vai ser um verdadeiro desafio, já que existe uma enorme falta de vagas, mesmo em colégios mais distantes das casas dos escolares.

Avaliação do quadro

O PDT e suas legendas aliadas –PMN, PSC e DEM – se reúnem hoje para definir a política de alianças em bloco. Caso não Uma coluna sem papas na língua 18/06/08 - Gente de Opiniãoaceitem a coligação com a coalizão PT-PMDB, poderão até lançar candidatura própria. Os nomes cogitados são Dalton di Franco, Ruy Motta (ambos do PDT) e Ted Wilson (DEM).

Cenário favorável

Na verdade existe um cenário favorável para que os socialistas e seu bloco  se aliem a composição PT-PMDB. Constato que o que faltou até agora foi mais conversações junto ao Diretório Municipal. O entendimento pode ocorrer ainda neste final de semana, sendo tudo sacramentado na convenção programada para o final do mês.


As ex-prefeitas

Duas ex-prefeitas  já estão ponteando a corrida sucessória em seus respectivos  municípios. Trata-se de Ines Zanol (PSB) em Pimenta Bueno e Helena Bezerra (PMDB) em Itapoã do Oeste. Em Ariquemes, a ex-prefeita Daniela Amorim (PTB) polariza com  o favorito, o atual prefeito Confúcio Moura (PMDB).



Ficha sujaUma coluna sem papas na língua 18/06/08 - Gente de Opinião

A CNBB e mais de 40 entidades da sociedade civil entraram para valer numa campanha para evitar que os políticos com antecedentes criminais concorram  nas eleições de outubro. Os bispos querem reunir 1,5 milhão de assinaturas para levar proposta ao Congresso vetando a participação dos políticos condenados em eleições.

Antro de foras-da-lei

Recentes levantamentos apontam que 61 por cento dos parlamentares no Congresso Nacional e da maioria das assembléias legislativas tem mais de 60 por cento dos seus representantes respondendo a processos criminais. Os fora-da-lei estão em maioria. Por conseguinte, acredito que será difícil as entidades emplacar a proposta.

As restrições

O DEM sai na frente – antigamente isso era coisa do PT ou do PSOL – e já esta elaborando uma resolução com restrições para candidatos nas eleições de outubro com alguma condenação na justiça. O anuncio é do próprio presidente nacional, deputado Rodrigo Maia. Como as coisas estão mudando neste país...

Em Rondônia

Se político com ficha suja fosse proibido pela justiça eleitoral de concorrer em Rondônia muito político estaria frito. Para inicio de conversa, só na Assembléia Legislativa tem um monte de deputados com a ficha negra, a começar pelo ex-presidente da casa Marcos Donadon, impune até hoje pelo desfalque na Casa de Leis.



Clima de indefiniçõesUma coluna sem papas na língua 18/06/08 - Gente de Opinião

A poucos dias do encerramento do prazo das convenções e o quadro ainda é de indefinições em municípios importantes do estado, como em Ji-Paraná, onde as conversações entre as alianças se prolongam para o fechamento de uma grande frente suprapartidária em torno do projeto de reeleição do atual prefeito de Ji-Paraná José Bianco.



Do Cotidiano

Novas perspectivas

A criação das Zonas de Processamento de Exportação – ZPEs para os municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, depois de idas e vindas e embates políticos no Congresso Nacional, está se transformando em realidade.

Numa dura luta travada contra a bancada amazonense, que defende de unhas e dentes a manutenção dos privilégios da Zona Franca, o líder do PMDB no Senado federal Valdir Raupp (RO) leva todos os méritos pelo avanço deste projeto. Foi ele que costurou as alianças necessárias com outros estados e, angariou o respaldo parlamentar para que a proposta das ZPEs fosse aprovada por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) no Congresso Nacional. Foi, de fato, um passo decisivo. Agora, liderando as articulações para  sacramentar a empreitada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Raupp e nossa bancada federal cobram urgência na votação das matérias.

Sem atrações e incentivos, as ZPEs  criadas no Brasil fadavam ao fracasso. Mas com a recente decisão do senado federal de conceder um pacote de incentivos, entre as quais a isenção de impostos, elas vão se transformar em expressivos instrumentos desenvolvimentista para municípios beneficiados,  Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, carentes de projetos alternativos.

Para o senador Valdir Raupp, autor das propostas, as ZPEs se constituem em experiências exitosas em outros países, citando os exemplos da China, dos Estados Unidos Unidos e México. Enfatiza ainda o parlamentar, que na China, os benefícios se estendem a 30 milhões de pessoas. Em todo mundo, conforme levantamento efetuado pelo  Senado, cerca de 3 mil cidades operam esta modalidade de comércio exterior, em 116 países.

As áreas de livre comércio são destinadas a instalação de empresas voltadas a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Esses projetos tem sido decisivos para melhorar o PIB dos municípios. Ao mesmo tempo a medida serve para reduzir drasticamente os desequilíbrios entre as unidades da federal e dará um salto no desenvolvimento tecnológico de Rondônia.

Enquanto Rondônia festeja a conquista, os amazonenses choram as pitangas, reclamando que a Zona Franca de Manaus será duramente atingida pela concorrência. A bancada federal do vizinho estado teme que a iniciativa acabe esvaziando novos empreendimentos, que poderão surgir em Santana (AP) e Guajará Mirim (RO).


Uma coluna sem papas na língua 18/06/08 - Gente de OpiniãoVia Direta

*** Com a desistência do ex-prefeito Carlos Magno (DEM), o deputado Alex Textoni (PTN) já pinta como favorito na disputa da prefeitura de Ouro Preto do Oeste *** Recém empossada, em vista da cassação de Ulysses Borges a prefeita Stela Mari reclama da falta de recursos para administrar Jaru *** O município de Mirante da Serra está ultimando os preparativos para a 6ª  Maratona Ecológica da Avestruz *** O evento vai atrair visitantes e turistas  de todo estado no final deste mês.   

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)