Quinta-feira, 18 de junho de 2009 - 06h56
Dilma no pedaço
A ministra e presidenciável do PT Dilma Rouseff desembarca hoje em Porto Velho para uma cumprir uma agenda de compromissos, entre tantos, uma exposição das obras do PAC, assinatura de convênio de saneamento etc. Será uma verdadeira festa dos petistas para impulsionar a campanha da ungida de Lula em Rondônia.
Muitas turbulências
A terça-feira foi de muitas turbulências em Porto Velho. Desde a manhã, a movimentação era intensa, com a operação da Polícia Federal, que prendeu representantes do Ministério da Agricultura, que recebiam propinas dos frigoríficos. O dia continuou quente com o prefeito Roberto Sobrinho e o governador Cassol trocando desaforos por causa da segurança e terminou com a cassação de Expedito no TSE.
Barbas de molho
A cassação do senador Expedito Junior deixou o governador Ivo Cassol de barbas de molho, já que ele esta no mesmo rumo e seu processo será julgado na próxima semana. Grande articulador, Ivo dá pinta que esta preparando para o pior, mas com todas suas antenas ligadas para 2010. Nos círculos políticos voltou a se falar em renuncia – para salvaguardar seus direitos políticos e concorrer em 2010 - desde as primeiras horas de ontem.
Câmara de Vereadores
A iniciativa da Câmara de Vereadores de debater a violência na capital já se revela produtiva. Para tanto, contam com a cooperação da comandante da Polícia Militar Angelina Ramires e do secretário de Segurança Evilásio Sena, que já tiveram uma primeira reunião com os vereadores. O encontro com as autoridades foi de bom nível e produtiva.
O chão vai tremer!!!
Revelando maturidade política, os vereadores da capital estão convocando todos os segmentos da sociedade para a audiência pública do próximo dia 22 para tratar da questão de segurança. Também foram convidados o governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho, que se comparecerem, com certeza, vão lavar roupa suja. Ambos são bocudos, não tem medo de cara feia, e mais parecem onças demarcando território.
A troca de legenda
A imprensa chapa branca revela que o governador Ivo Cassol vai aderir ao PP. Em Porto Velho poucos pepistas sabiam disto ontem e da boca do governador não tinha saído nenhuma informação neste sentido nos últimos dias. Mas a caminho do patíbulo para a cassação, seria bom que Ivo apresse mesmo o ato da filiação. Caso seja cassado, vai ficar fragilizado.
Toda razão
Tem tudo a ver o tom de protesto do deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) que reclamou em plenário dos cortes nas emendas parlamentares que beneficiam o municipalismo brasileiro. Com o caixa cheio, e até emprestando dólares ao Fundo Monetário Internacional –FMI e a vizinha Argentina, não se justifica o contingenciamento de recursos destinados aos municípios pelas emendas dos parlamentares federais.
Do Cotidiano
O fim do Ouro Negro?
Ainda por algum tempo o petróleo será um dos eixos da economia mundial, mas progressivamente suas diversas aplicações serão substituídas por formas mais limpas e baratas. O solo brasileiro, por exemplo, produz uma enorme variedade de produtos que podem ser cultivados sem a custosa aventura de chegar a uma camada pré-sal: cana-de-açúcar, milho, arroz, batata, por exemplo, são as matérias-primas que vão dar no bioplástico – um produto capaz de substituir as resinas plásticas produzidas a partir do petróleo.
A busca por novas alternativas ao plástico comum tem feito o setor crescer de forma acelerada. A Associação Européia de Bioplástico estima que a capacidade global de produção seja quadruplicada até 2011, atingindo um milhão de toneladas. No Brasil, a petroquímica Braskem é pioneira no desenvolvimento de uma resina plástica sustentável feita a partir do etanol, conhecida como “plástico verde”.
O termo bioplástico é aplicado a compostos derivados de fontes renováveis (como os produzidos a partir de cereais e outros vegetais ou óleos) ou que sejam biodegradáveis (nesse caso, precisam atender a padrões rígidos relacionados com a capacidade de biodegradação e de compostagem). Como custava entre 20% e 100% a mais do que o plástico convencional, o bioplástico não era adotado como uma alternativa viável pelas indústrias.
Mas a competitividade do produto tem aumentado à medida que uma combinação de fatores vem estreitando significativamente a diferença de custo entre os dois tipos de produto: a crise do petróleo, os altos impostos aplicados às embalagens e a elevação no preço das resinas como o polipropileno em até 45% impulsionam a demanda por alternativas renováveis.
Ainda há obstáculos a vencer. O destino pós-uso desses novos materiais precisa ser melhor estudado. Atualmente, apenas 1% do bioplástico passa por processo de compostagem na União Européia e nos EUA. O restante acaba indo para aterros sanitários, onde, na falta do oxigênio necessário para a biodegradação, acabam liberando metano (um dos mais poderosos gases do efeito estufa) ou então são enviados erroneamente para a reciclagem de plástico, podendo causar contaminação.
Em geral, considera-se que os bioplásticos sejam logo incorporados à natureza, mas tudo vai depender da tecnologia aplicada. O plástico verde da Braskem, por exemplo, é produzido a partir de matéria-prima renovável, mas não é biodegradável.
Via Direta
*** A questão de segurança foi debatida nos últimos dias na capital *** Descobriu-se, então, que a PM tinha menos policiais nas ruas porque no período foram realizados vários eventos de envergadura ***A máquina cassolista começa a dar resultados para Cahula *** Ele desponta bem em cidades como Pimenta Bueno e Colorado e já ponteia a corrida sucessória em pequenos e médios municípios.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri